Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.

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Transcrição da apresentação:

Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros entre governo, iniciativa privada, organizações internacionais e não-governamentais. Trata-se, portanto, de programa intersetorial, moldado pela tomada de consciência coletiva de diferentes atores de diversos setores relacionados à atividade turística e à infância. A iniciativa traduz o entendimento de que a infância deve ser prioridade

Turismo e infância Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e a lei brasileira não penaliza somente quem pratica, mas também quem facilita ou age como intermediário. É inaceitável, portanto, que os equipamentos do turismo (hotéis, bares, clubes noturnos e outros) sejam utilizados por pessoas dispostas a explorar sexualmente crianças e adolescentes. Os agentes do setor (empresas, órgãos de governo, profissionais, sindicatos, associações, organizações não-governamentais, comunidade) devem, sim, atuar como agentes de proteção de crianças e adolescentes, especialmente das vítimas da exploração sexual no turismo.

Turismo e desenvolvimento O turismo é uma poderosa ferramenta de inclusão social e contribui fortemente para o crescimento do País. Para que esse desenvolvimento seja sustentável, a atividade turística deve considerar, por exemplo, a proteção ao meio ambiente e a redução da pobreza e das desigualdades regionais, por meio da criação de empregos e da geração de renda.

“As atividades turísticas devem respeitar a igualdade entre homens e mulheres e também entre pessoas de diferentes raças e etnias; promover os direitos humanos e, especialmente, os direitos de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis”. Organização Mundial do Turismo (OMT)

Ações do Instituto Municipal do Turismo Abordagem sobre a campanha de prevenção em todas as Oficinas para o Atendimento e Informações Turísticas; Reprodução de flyers para distribuição em eventos, Pits e parceiros; Confecção de 2 faixas – Atlético e Couto Pereira; Representação no CMETI; Representação no Grupo Gestor Estadual;