O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Advertisements

Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.
ENSINO VIRTUAL – Cursos do INPI à distância: – Curso geral de propriedade intelectual em andamento (2500 vagas por edição); – Novos cursos a distância.
Padrões de competência em TIC para professores
IV Seminário de Pesquisa em EaD
MOOC – Massive Open Online Course
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
Laboratório de Ensino a Distância
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Papel do Tutor em EAD.
Mavi Polo Gerente de Vendas Thomson GALE Brasil e Cone Sul
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Campanha Universalização de Notebooks Campanha Universalização de Notebooks.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Capacitações em Acolhimento e Classificação de Risco Concórdia 24 e 25 de Julho/14.
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Bolsa Permanência CGRE/SESu/MEC 29 de abril de 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
E DUCAÇÃO E APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA Ana Lygia Cunha Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Mudanças no perfil do aluno EaD Redução na faixa etária e desafios para aprendizagem online.
AUTORES ANA MARIA DELAZARI TRISTÃO Engenheira Civil da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Coordenadora da Secretaria Executiva do InfoHab.
Vamos utilizar o oodle? Um convite para boas práticas Dieval Guizelini Universidade Federal do Paraná.
Transcrição da apresentação:

O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP

Derrubando os Mitos em Torno da EAD Primeiro programa de EAD no Ensino Superior: University of London External System – 1858 EAD vai além de atividades com estrutura de curso: realidade virtual, operação de equipamento científico sofisticado via web, consulta a bibliotecas, museus e arquivos online Massificação de acesso ao conhecimento avançado: Distance University Indira Gandhi – Índia milhões de alunos

O Que Está “Quente” em EAD Hoje Estudar “anytime, anywhere”, como você quiser...BYOD Centrada no aprendiz, não no professor Aluno não é mais um “silo”--- mas faz a descoberta do conhecimento, com colaboração Valorização de “outputs” e não só de “inputs” Não há ainda um “padrão dominante” Quem resiste a tais mudanças corre o risco de ficar irrelevante

O Que Está “Quente” em EAD Hoje Universidades Abertas Objetos de Aprendizagem Recursos Educacionais Abertos MOOCs/MOOPs [Massive Open Online Courses] E-books Ambientes Virtuais 3-D e Realidade Aumentada Redes Sociais – blogs, wikis, Facebook, Twitter Culto do Amador, Andrew Keen

O Que Está “Quente” em EAD Hoje Peer-Assisted Learning [Ajuda dos pares] Correção de trabalhos e de exames de alunos totalmente automatizada Bibliotecas sem paredes Badges [para indicar aprendizagem fora da sala de aula] ( EAD não é para todo mundo.....

O Que Está “Quente” em EAD Hoje Resultados do ENADE [MEC] : quem estudou a distância tirou média de notas mais alta do que quem estudou presencialmente Alunos EAD deveriam receber benefícios de programas FIES e Prouni Aloizio Mercadante, Ministro da Educação: “Não há como atender a demanda se não for por EAD” [18/7/2013]

Crescimento do Ensino Superior no Brasil, 2001 – 2012 (Dados INEP) ANO PRESENCIALCRESCIMENTO EADCRESCIMENTO % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % % %

Distribuição Geográfica das Instituições Participantes do CensoEAD.BR 2012

Instituições formadoras do CensoEAD.BR 2012, segundo a natureza administrativa

Instituições formadoras segundo o tempo de atuação no âmbito da EAD em 2012.

Cursos EAD autorizados segundo o nível/modalidade educacional, em 2012

EAD autorizados, segundo as áreas de conhecimento abrangidas, em 2012.

Cursos EAD autorizados da área de Ciências Sociais, em 2012

Conclusões em cursos EAD autorizados (completos), segundo a natureza jurídica da instituição ofertante, em 2012

Conclusões em cursos EAD autorizados (completos), segundo localização geográfica da sede da instituição ofertante, em 2012.

Conclusões em cursos EAD autorizados (completos), segundo o nível/modalidade educacional, em 2012.

Índices de evasão registrados no período pelo CensoEAD.BR, realizado pela ABED

Distribuição dos alunos de cursos EAD, segundo o sexo, em 2012

Perfil dos investimentos realizados em 2012, no âmbito da Educação a Distância

Produtos mais fortes e clientes segundo as empresas fornecedoras de produtos e serviços de EAD fornece doras

Volume de projetos de JOGOS realizados pelos fornecedores de produtos e serviços, em 2012

Redes sociais das quais participam os professores independentes, em 2012

Recursos usados pelos professores independentes para estabelecer comunicação com seus alunos, em 2012.

Obrigado pela atenção!