SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.

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SEMÂNTICA Amém...

COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho linguístico oral e escrito é mais relevante do que uma análise descontextualizada de frases ou palavras, para o exercício da maioria absoluta das profissões e para a convivência social.”

CONCEITO “Semântica é o estudo do significado, isto é a ciência das significações, com os problemas suscitados sobre o significado”. Esse estudo é, invariavelmente, ligado ao contexto e à situação de produção da mensagem. A análise do significado ocorre em vários níveis: TEXTO FRASE PALAVRA MORFEMA

NOÇÕES PRELIMINARES TEXTO: Conjunto articulado de elementos linguístico, organizados segundo uma intenção prévia. Em cada texto, a ação das partes é solidária (há influência mutua). EX: – Você precisará de óculos, minha filha. – Mãe, o professor Kelão é lindo!!

NOÇÕES PRELIMINARES CONTEXTO: Total de informações intra e extra-textuais necessárias à correta compreensão de um determinado texto. EX: ”Depois do tango, chegou a vez do fado. Na Arábia”

NÍVEIS DE ANÁLISE SEMÂNTICA

1. Nível Mórfico Sufixo: –EIRO (dicionário Aurélio XXI) 1.O que exerce certo ofício: sapateiro; 2.Gentílico: brasileiro; 3.Acúmulo ou coletividade: formigueiro; etc. Conotação positiva: conselheiro – ordeiro; Conotação negativa: farofeiro – caloteiro; Conotação neutra: vaqueiro – paliteiro;

2. Nível Lexical Palavra: MELHOR (dicionário Aurélio XXI) 1. Adjetivo comparativo de superioridade para BOM: seu trabalho é melhor que o nosso. 2. Substantivo equivalente a MAIS SENSATO: O melhor é irmos embora. 3. Advérbio comparativo de superioridade para BEM: Falou melhor que os demais. OBS.: É notório que a função sintática do termo também varia, na medida em que pertence a uma classe gramatical diferente. Nos exemplos acima, temos: (1) predicativo do sujeito; (2) sujeito; e (3) adjunto adverbial de modo.

3. Níveis frasal e textual A mesma frase ou o mesmo texto podem, de acordo com o contexto, assumir diferentes significados. EX 1: EX 2: Entrando na faculdade, você ganhará o carro... (indicação condicional ou temporal?)

4. Contexto Interno (Apreensão/compreensão do texto) O correto entendimento pressupõe a apreensão (captação do dado) e compreensão (exame do dado) textual. Folha de São Paulo, 03/12/2007