Reunião com Orientadores Pedagógicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRôNICA.
Advertisements

Professora Francisca Barros
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE. João Ubaldo Ribeiro (1941)
Os contos tradicionais
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS Clicar.
Características dos contos e das fábulas
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE. Lygia Fagundes Telles (1923)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
LITERATURA PARA APRENDER A LER E ESCREVER Maria José Nóbrega – novembro de 2011.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Objetivo Apresentação da análise dos dados da avaliação de leitura e produção de texto, do 4º ano, do Promover Além dos resultados, são apresentadas.
Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir.
REALISMO/NATURALISMO. Questão Coimbrã Antero de Quental Realismo Verdade Objetividade Aproxima-se de uma tese documental Correntes filosóficas Antônio.
GÊNEROS TEXTUAIS PROF. ROMIM. RESENHA 1. DEFINIÇÕES 1.1 Resenha Resumo É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade Professora Dra. Silvia Casa Nova PAE Suilise Berwanger Wille.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
O Romantismo no Brasil.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
O quê? Quando? Quem? Como? Onde? Porquê?. Uma Reportagem (notícia) Novidade Enfoque: O que se sabe? O que não se sabe?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
61 Teatro PIBID Reforma/Contra-Reforma Grandes Navegações Brasil Colonia/Escravatura Jogos teatrais/Concentração/Coordenação motora Improvisação Teatral/pequenas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Acessibilidade, o fazer para garantir isso? Lílian Simão Oliveira.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO LITERÁRIO NOVELA
Ministério de Formação Dercides Pires da Silva
CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Aprendizagem da Escrita
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
Trabalhando com produção textual
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
classificação dos seres vivos
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Processo de leitura crítica da palavra escrita
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
 Para ler o mundo, precisamos decifrar o signos, o letras, o sinais convencionados o imagens.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
NOVOS CATECISMOS.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Ensino tradicional.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.
GÉNEROS TEXTUAIS Apreciação crítica. 1.Que características específicas apresenta a apreciação crítica? Uma apreciação crítica consiste na descrição sucinta.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
LITERATURA BRASILEIRA PASSO FUNDO, ABRIL DE 2012.
O visconde partido ao meio Apresentação das personagens Afastamento de casa e/ ou perda de um parente Encontro com os ajudantes DesafiosRecompensa 1. Estrutura.
As Vantagens de Ser Invisível
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Transcrição da apresentação:

Reunião com Orientadores Pedagógicos PROJETOS DE LEITURA

PROJETOS DE LEITURA 1º bimestre: POEMAS 2º bimestre: CONTOS 3º bimestre: CRÔNICAS 4º bimestre: TEXTOS DE OPINIÃO

2º bimestre: CONTOS

Muitos autores afirmam que o gênero conto surgiu graças às narrativas orais que os homens repassavam de geração a geração, mesclando aspectos da sua realidade com traços imaginários e crenças populares.

OS CROODS (filme)

DEFINIÇÃO de CONTO * É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. * Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

Classificações de contos De acordo com as características mais marcantes da narrativa, os contos podem ser classificados em contos: de amor, de terror, de humor, de fadas, maravilhosos, modernos, populares e tantos outros.

Classificações de Contos Contos de fadas: narrativa curta na qual o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas)

Exemplos de contos de fadas:

Classificações de contos Contos maravilhosos: lidam com uma temática social. O herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_maravilhosos)

Exemplos de contos maravilhosos

classificações de contos Contos modernos: É um tipo de narrativa não muito longa (história curta de fatos fictícios) em que o narrador se detém num momento especial, ou seja, a ação se concentra em um único ponto de interesse um conflito maior vivido pelos personagens. Normalmente, contam histórias voltadas para o cotidiano. (Fonte: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/sie/documentos/espaco-virtual/espacocenap/publicacoes/caderno

Exemplos de contos modernos Autores Machado de Assis   Clarice Lispector Lygia Fagundes Telles Monteiro Lobato Dalton Trevisan Aluísio Azevedo Rubem Fonseca Carlos Drumond de Andrade

Classificações de contos Contos populares: Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. É testemunha de usos, costumes, ideias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Têm por característica o humorismo e as situações imprevistas, morais e/ou materiais. (Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp)

Exemplos de contos populares

Para ler e pensar...

ATIVIDADE SOBRE CONTOS

DE ACORDO COM AS CLASSIFICAÇÕES DO CONTO USANDO AS PISTAS AGRUPAR AS CRIANÇAS DE ACORDO COM AS CLASSIFICAÇÕES DO CONTO USANDO AS PISTAS DA LEITURA VERBAL E NÃO VERBAL. OBRIGADA!