Função Simbólica e Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAZER E COMPREENDER Jean Piaget
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
A Epistemologia genética de Jean Piaget
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Conclusão IV
DA PERIFERIA PARA O CENTRO E O PAPEL DO FUTURO
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Reflexionamento Graus e natureza dos reflexionamentos Graus
Conclusões da Terceira Parte
Rotações e Translações
Conclusões da Terceira Parte
Piaget x Vygotski ou Sóciointeracionismo e Educação
A ORDEM DAS AÇÕES PRÁTICAS
Regulações automáticas X Regulações ativas:
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
A Pré-História da Linguagem Escrita
Tomada de consciência – Conclusões Gerais (Piaget, 1974, p
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Teorias do conhecimento
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
O trabalho de Jean Piaget
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Candice kipper Klemm Osmar Quim
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Formação da função simbólica
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
SEMINÁRIO AVANÇADO: LIMITES E POSSIBILIDADES LÓGICOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE A PROJEÇÃO DAS SOMBRAS Cap. 13 – Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente.
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
Atividade complementar 04
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
Noções básicas/introdutórias à Piaget
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
TENDENCIAS PEDAGOGICAS LIBERAIS TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA TECNICISTA TRADICIONAL RENOVADORA RENOVADORA NÃO DIRETIVA LIBERTADORA LIBERTÁRIA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

Função Simbólica e Aprendizagem Ação, função simbólica e capacidade representativa Fernando Becker

Comunidade Científica Senso Comum Comunidade Científica Inatismo Empirismo ESCOLA

Visão de Piaget “Representação mental é a capacidade de evocar por meio de um signo ou de uma imagem simbólica o objeto ausente ou a ação ainda não realizada.”(Piaget, 1936, p.214) “Ocorre representação quando o sujeito não conseguindo perceber o movimento do objeto infere seu itinerário.”(Piaget, 1937, p. 75) “A representação começa quando há, simultaneamente, diferenciação e coordenação entre significantes e significados ou significações.”(Piaget, 1978, p.11-12) “Há representação quando se imita um modelo ausente.”(Piaget, 1978, p.12)

Representação Conceitual Num sentido amplo é a inteligência que se apóia num sistema de conceitos ou esquemas mentais. Representação Simbólica Num sentido estrito é imagem mental, evocação simbólica das realidades ausentes.

A criança ao nascer traz três tipos de estruturas: # totalmente construídas; # parcialmente construídas; # nada construídas.

# A criança constrói esquemas, durante os quase dois anos de exercício sensório-motor(auditivos, visuais, olfativos, tátil-cinestésicos), relacionados entre si, formando uma estrutura sensório-motora(estádio sensório-motor). # Todo esquema antes de ser simbólico foi construído como sistema sensório-motor. # As construções simbólicas originam-se de reconstruções, num novo patamar, de esquemas sensório-motores. # Na passagem do estádio sensório-motor para o simbólico combinam-se uma ruptura profunda(“amnésia”) e uma continuidade funcional(assimilação/acomodação ou adaptação/organização).

A passagem dos esquemas sensório-motores para os esquemas conceituais Exemplo retirado de Piaget,1964 – FSC p.278 “Ao 1;1(0), J. emprega a onomatopéia clássica tch tch para designar um trem que passa diante de sua janela e a repete a cada trem, depois, sem dúvida, que ela lhe foi sugerida uma primeira vez. Mas diz, a seguir, tch tch, em duas espécies de situações distintas (automóveis, carruagens), a 1;1(4). Perto de 1;1(6), qualquer que seja o ruído da rua ela desencadeia tch tch mas, por outro lado, quando eu faço jogo de esconde-esconde, também diz tch tch por analogia com os aparecimentos e desaparecimentos súbitos dos trens.

os primeiros esquemas verbais são intermediários entre os esquemas de inteligência sensório-motora e os esquemas conceituais; os esquemas simbólicos são intermediários entre os jogos de exercício e os símbolos lúdicos desligados da própria ação; a imitação diferida é intermediária entre a imitação sensório-motora e a imitação representativa; os primeiros esquemas verbais não passam de esquema sensório-motores em vias de conceitualização e não esquemas sensório-motores puros nem conceitos fracos; do esquema sensório-motor conservam o essencial(modos de ação generalizáveis), que se aplicam a objetos cada vez mais numerosos; o conceito supõe uma definição fixa, a qual corresponde, ela própria a uma convenção estável que atribui sua significação, signo verbal(Pag. 283); o progresso da representação conceitual é solidário ao da própria linguagem, ou seja, há relação naturalmente recíproca e a possibilidade de construir representações conceituais é uma das condições necessárias para a aquisição da linguagem.

Função Simbólica # Distinguir significado de significante; # criar significantes. “ela imita o significante , o significado ela o constrói; isso porque ela construiu previamente a capacidade imitar os significantes. Nesse sentido, ela cria significantes.”

Aprendizagem Na concepção de Piaget, a aprendizagem baseia-se na ação do sujeito sobre os objetos e na ação do sujeito sobre suas ações anteriores(acomodação, experiência lógico-matemática, abstração reflexionante, descentração, organização, estrutura, implicação significante, operação, reversibilidade) ; a aprendizagem no sentido estrito consiste numa aquisição em função da experiência que se desenvolve no tempo, tendo, no sentido amplo, como base o processo de equilibração;

Ação Docente Compreender o pensamento da criança; as ações espontâneas exercidas pela criança constituem o cerne do desenvolvimento do conhecimento; a função simbólica possibilita, entre outras coisas, a linguagem; “O valor pedagógico que afirma que o ser humano é obra dele mesmo, que o ser humano se constitui na medida em que se apropria do que fez – de certo ou de errado, de justo ou injusto, de bem ou de mal, de amoroso ou de perverso, de grandioso ou de medíocre – na medida em que toma consciência das suas ações e das coordenações de suas ações.”(pg. 28)

Função Simbólica e Arte A criança no período simbólico parece melhor dotada nos domínios do desenho, da expressão simbólica e por vezes da música do que a criança operatória; a criança começa espontaneamente a exteriorizar sua personalidade e suas experiências inter-individuais graças aos meios de expressão aos quais está exposta; o jogo simbólico não é outra coisa que não o procedimento de expressão, criado quase que totalmente por cada sujeito individual, graças ao emprego de objetos representativos e de imagens mentais que, ambos, complementam a linguagem;

“... a beleza, como a verdade, somente tem valor quando recriada pelo sujeito que a conquista.”(Piaget, 1954)

Representação Cognitiva Os estágios gerais da atividade representativa Conclusões pg. 345 A Formação do Símbolo na Criança Jean Piaget Imitação Jogo Simbólico Representação Cognitiva Estas formas do pensamento representativo são solidárias e evoluem em função do equilíbrio progressivo da assimilação e da acomodação (adaptação). Enquanto há desequilíbrio, a acomodação precede a assimilação e há imitação representativa, ou então a assimilação é que precede e há jogo simbólico, ou ainda há um equilíbrio entre os dois processos e acontece a representação cognitiva.

Conclusões Fases Gerais Atividade Sensório-motora: Esquemas de ação; Assimilações (modificação objetiva dos movimentos e posições exteriores, que condicionam a percepção e compreensão do sujeito); Ex: ato de agarrar Acomodação ( modificação dos movimentos e do ponto de vista próprios pelos movimentos e posições exteriores);Ex: palmas “O equilíbrio entre assimilação e acomodação se define pela conservação mais ou menos durável das seqüências exteriores, e quanto mais as seqüências conservadas são extensas e complexas, mais estável é o equilíbrio do sistema que as engloba.” pg.349

2.1 Atividade Representativa – Pensamento pré-conceitual: Assimilação consiste em ligar os fatos atuais a dados anteriores, pois assimilar é modificar o objeto em função de uma ação e do ponto de vista próprios, em função de um esquema. Assimilação representativa (significantes evocados); Função simbólica ( união de significantes que permitem evocar objetos ausentes com um jogo de significação que os une aos elementos presente);. Aquisição da linguagem ( diferenciação entre significante, significado e signo); Sistema duplo de assimilações e acomodações; Imitação representativa (ponto de junção do pensamento sensório-motor e do representativo); Jogo simbólico (assimilação de qualquer objeto a qualquer outro, através de imagens imitativas - gato); Representação cognitiva (não podendo avançar no início da fase, o sujeito assimila o real ao seu eu, sem a ele acomodar-se (jogo simbólico), ora acomoda sua atividade ou sua representação a modelos sem assimilá-los de saída (imitação) e o esforço de adaptação a reunir as duas funções não ocupa então mais que uma posição intermediária, restrita aos seus primórdios, mas destinada a se ampliar cada vez mais e a englobar progressivamente as duas alas.”

2.2 Atividade Representativa – Pensamento Intuitivo: Centração  Descentração O pensamento intuitivo O jogo torna-se tanto expressão da realidade, quanto transformação afetiva desta; Coordenação mais apurada entre os significantes fornecidos pela imitação e a assimilação lúdica; O pensamento intuitivo é o intermediário exato entre o pensamento pré-conceitual e o pensamento operatório (Ex: seriação dos bastões).

3. Atividade Representativa de Ordem Operatória: Equilíbrio permanente dos processos de assimilação e acomodação; Imitação refletida ( imitação subordinada aos objetos perseguidos pela inteligência); Imitação representativa (escolhas dependendo das razões afetivas); A imaginação criadora se reintegra gradualmente na inteligência; Reversibilidade das ações; Jogos de construção.

Esquema pg. 369 1. Atividades Sensório-motoras 2. Atividade representativa 3. Atividade Operatória egocêntrica Jogos de Construção Jogo Simbólico Assimilação a preceder Imaginação criadora ....................................................................... a acomodação (jogo) Esquemas de → Equilíbrio: Inteligência → pré-conceitos → Intuição → Operações assimilação sensório-motora Acomodação a preceder Imitação Reprodutora ....................................................................... a assimilação (imitação) Imitação Representativa Imitação Refletida