Constatações da Realidade em Moçambique 1ª Constatação da Realidade Lago ORGUT Consulting em Cooperação com COWI e Chr. Michelsen Institute.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

   .     Comunidade Local / Opinião Pública Intervenção dirigida à: Comunidade Local / Opinião Pública.
Sistema de Indicadores de Percepção Social
Cooperação e Governança
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
SNV Moçambique.
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Desenvolvimento Comunitário
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Cidadania Indicadores da.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Tarefa Coprodução: Models of Comunity and Civil Society
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
A Participação Social na formulação da Estratégia de Desenvolvimento Novembro de 2014 Esther Bemerguy de Albuquerque.
POLÍGONO INDUSTRIAL DON BOSCO. ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO TRABALHISTA PARA OS GRUPOS DE JOVENS MAIS VULNERÁVEIS.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
Seminário sobre Lancamento do Bloco Regional do PACF na África Austral e o Papel da Mulher no Desenvolvimento da SADC EQUIPE: TEÓFILO FERRAZ -DELEGAÇÃO.
Promoção do Desenvolvimento Rural para o Crescimento Inclusivo
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Paulo Mauricio SELIG. TOP 10 PAÍSES – ÍNDICE DA COMPETITIVIDADE GLOBAL.
Objetivos Específicos:
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
VALE SONHAR.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
1 Apresentação de : Luís Mourão Silva – Administrador do IRSE Praia – 7 Julho 09.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Criação da Escola Agro-Ecológica para mulheres rurais na província do Huambo, Angola Autor(es) 2º Encontro “Conhecimento e Cooperação” 6 de junho de 2013.
Constatações da Realidade em Moçambique 1ª Constatação da Realidade Lago, Cuamba & Majune ORGUT Consulting em Cooperação com AustralCOWI e Chr. Michelsen.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Educação para o desenvolvimento e competitividade Marcos Formiga CNPq/UnB Brasília, Junho de 2013 Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Transcrição da apresentação:

Constatações da Realidade em Moçambique 1ª Constatação da Realidade Lago ORGUT Consulting em Cooperação com COWI e Chr. Michelsen Institute

O Porquê das Constatações da Realidade? Enriquecer o conhecimento sobre as dinâmicas da pobreza e sobre a relevância e qualidade dos serviços públicos Informar os debates públicos sobre a redução da pobreza, especialmente na província do Niassa Contribuir para a melhor compreensão sobre a monitoria qualitativa da pobreza em Moçambique

Abordagem e Metodologias Dados quantitativos para ilustrar a distribuição da pobreza ao longo do tempo e espaço Dados qualitativos para capturar a percepção e experiência das pessoas Metodologias participativas Agregados familiares chave

Dados chave-Lago (Meluluka) Posto Administrativo (PA) criado recentemente Crescimento económico em algumas regiões do PA-após a construção da estrada em 2008 Agricultura e pesca-principais actividades económicas Interesses comerciais consideráveis Instituições públicas (educação e saúde) com desafios Não há energia eléctrica Não há empresas privadas/ONGs Illustration

Característica da Comunidade Autoridades tradicionais e religiosas muito fortes Aumento da comercialização do pescado-aumento da diferenciação Os mais pobres-grupo misto, no entanto com muitas mães solteiras Não existem mecanismos públicos de protecção social Os mais pobres recebem uma 'mão' das lideranças tradicionais e instituições religiosas

Percepções de Pobreza Quatro grupos de pobres: Agregados familiares que não têm nada (osowedwa) Agregados familiares que são pobres porque são 'preguiçosos‘ (chilekwa) Agregados sem cônjuges (okalamba) Agregados familiares com membros portadores de deficiência (macikine) Três grupos em melhor situação Agregados que não depende de outros agregados (odjifunila) Agregados que têm negócios (opata) Agregados que empregam outras pessoas (olemela)

Possíveis Implicações Políticas no Desenvolvimento Pobreza e bem-estar – Protecção dos muito pobres Governação – Mais espaço para o Distrito e prestação de contas Agricultura e Emprego – Alta produtividade e maior emprego para os jovens Infra-estruturas – Estradas melhoradas e abastecimento de água são centrais

Muito Obrigado