Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Advertisements

Platão e a Teoria das Idéias
A INCLUSÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
O mundo das ideias de Platão
“Uma vida não questionada questionada não merece ser vivida.”
CORREÇÃO Dever de Casa - Platão (Respostas no livro, Capítulo V, pag )
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
Períodos da história da Filosofia
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Prof. Delzymar Dias. Ao recordarmos o nascimento da Filosofia, observaremos a preocupação dos primeiros filósofos em compreender o que é o mundo, por.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
CRIANÇA DESENVOLVIMENTO- CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Metafísica Aristotélica
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.
Adaptação do capítulo 1 do livro “O que é fenomenologia” de André Dartigues ProfªEsp. Alexandra Fernandes Azevedo Conceitos da fenomenologia.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Prof.ª Bianca Nóbrega..  A modalização é considerada a maneira que o emissor se expressa em relação ao conteúdo da frase, ao grau de verdade existente.
Anam Cara É uma expressão celta que significa... Anam Cara É uma expressão celta que significa... Amigo da minha alma ou amigo d’alma.Amigo da minha alma.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Sumário da Discussão Lógica Elementos de Lógica Um pouco de HISTÓRIA Raciocínio Indução Dedução Leis, Teorias e outros bichos Conclusão e cenas dos próximos.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos. Heráclito.
Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura.
Oficina Reações Químicas
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Prof. Ricardo Lima Filosofia Platão a.C.  Ateniense, filho de família aristocrática.  discípulo de Sócrates, assistiu inconformado à morte do.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
Transcrição da apresentação:

Platão (428-347 a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida” Alunos: Amanda, Arthur H, Eduardo P, Hendrio, Igor e Wesley. Professor: Jacson Turma: 02/2015

Caso Sócrates

Platão ( 428-347 a.C) A importância de Platão deriva sobretudo da teoria do conhecimento, que serve de base para a construção do seu sistema filosófico. Costumava citar mitos e alegorias , no intuito de tornar mais concreta a exposição e preparar o terreno para a exposição abstrata de suas ideias.

Alegoria da Caverna

Alegoria da Caverna

Alegoria da Caverna

Alegoria da Caverna Representa as etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras ( das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Após essa experiência, ele deve voltar à caverna para orientar os demais e assumir o governo da cidade.

Análise da Alegoria Pode ser feita pelo menos dois pontos de vista: O político: com o retorno do filósofo-político (rei-filósofo) que conhece a arte de governar. O epistemológico: quando o filósofo volta para despertar nos outros o conhecimento verdadeiro.

O Rei-Filósofo A valorização da Filosofia como conhecimento superior leva Platão à idealização do rei-filósofo: Para o Estado ser bem governado, é preciso que “os filósofos se tornem reis ou os reis se tornem filósofos”.

Conhecimento Sensível e Inteligível Platão distingue dois tipos de conhecimento: o sensível e o inteligível, que se subdividem em outros graus. Observando a ilustração da caverna identificamos quatro formas da realidade: as sombras, as marionetes, o exterior da caverna e o Sol.

A representação das quatro formas da realidade As sombras – a aparência sensível das coisas. As marionetes – a representação de animais, plantas, ou seja, das coisas sensíveis. O exterior da caverna – a realidade das ideias. O Sol – a suprema ideia do Bem. O muro representa a separação de dois tipos de conhecimento: o sensível e o inteligível.

A dialética Platônica A alegoria da caverna é a metáfora que serve de base para Platão expor a dialética dos graus do conhecimento. Sair das sombras para a visão do Sol representa a passagem dos graus inferiores do conhecimento aos superiores: na teoria das ideia, Platão distingue o mundo sensível, o dos fenômenos, do mundo inteligível, das ideias.

O Mundo Sensível O Mundo Sensível, percebido pelos sensitos, é o local da multiplicidade, do movimento, é ilusório, pura sombra do verdadeiro mundo. Por exemplo, mesmo que existam inúmeras abelhas dos mais variados tipos, a IDEIA de abelha deve ser una, imutável, a verdadeira realidade.

O Mundo Inteligível O Mundo Inteligível é alcançado pela dialética ascendente, que fará a alma elevar-se ds coisas múltiplas e mutáveis às ideias unas e imutáveis. As ideias gerais são hierarquizadas, e no topo delas está a ideia do Bem, a mais alta em perfeição e a mais geral de todas – na alegoria, corresponde à metáfora do Sol. Os seres em geral não existem senão enquanto participam do Bem. E o Bem Supremo é também a Suprema Beleza: O Deus de Platão.

As Ideias como Verdade Como as Ideias são a única Verdade, o mundo dos fenômenos só existe na medida em que participa do mundo das ideias, do qual é apenas sombra ou cópia. Trata-se da Teoria da Participação, mais tarde duramente criticada por Aristóteles.

A Ascensão Dialética Ciência (episteme) Opinião (doxa) Imagens do Sensível Realidades sensíveis, crença. Ciência (episteme) Conhecimento matemático, raciocínio hipotético. Conhecimento filosófico, intuição intelectiva

Teoria da Reminiscência Como é possível ultrapassar o mundo das aparências ilusórias? Platão supõe que o puro espírito já teria contemplado o mundo das ideias, mas tudo esquece quando se degrada ao se tornar prisioneiro do corpo, considerado o “túmulo da alma”. Pela teoria da Reminiscência, Platão explica como os sentidos são apenas ocasião para despertar na alma as lembranças adormecidas. Em outras palavras: CONHECER É LEMBRAR

Síntese Heráclito x Parmênides O mundo das ideias se refere ao ser parmenídeo e o mundo dos fenômenos ao devir heraclitiano.

Referências Folhas (páginas 118-121 – A busca da verdade • Capítulo 10)