Superintendência de Auditoria Sabesp Apuração Preliminar Superintendência de Auditoria
Apuração Preliminar = Averiguação| Agenda Normativos e controle Canal de Denúncias Apuração Preliminar = Averiguação (Detalhamento) Estatísticas Canal de Denúncias
Apuração Preliminar = Averiguação| Normativos e Controle Código de Ética e Conduta Orientadores Leis Procedimentos Empresariais Procedimentos Operacionais Empregado identificado e desvio de conduta materializado 1º Gestor Empregado não identificado e/ou desvio de conduta não materializado, cadastrar no Canal de Denúncias 2º Apuração Preliminar = Averiguação
Apuração Preliminar = Averiguação| Canal de Denúncias IMPLEMENTADO NA SABESP EM 2006 EM ATENDIMENTO À LEI SARBANES – OXLEY (SOx) PREMISSAS: TODAS AS DENÚNCIAS DEVEM SER AVERIGUADAS E O ANONIMATO SERÁ GARANTIDO.
Canal de Denúncia| Fluxo ACATAMENTO TELEFONE CAIXA POSTAL OUVIDORIA E ATENDIMENTO AO CLIENTE E-MAIL SOLICITAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO IMPRENSA R E S U L T A D O TRIAGEM RESPONSABILIDADE DA AUDITORIA RESPONSABILIDADE DAS DIRETORIAS AVERIGUAÇÃO INVESTIGAÇÃO ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS (RECOMENDAÇÕES) RESPOSTA MELHORIA DE PROCESSOS MEDIDAS DISCIPLINARES (DEFESA) ESTORNOS E SANÇÕES *DIRETORIA IMPLEMENTA/AUDITORIA VALIDA Comitês de Auditoria e Ética; CGA; TCE; MP; Ouvidoria Sabesp (retorno ao denunciante); Ouvidoria Geral do Estado e Arsesp.
Apuração Preliminar = Averiguação| Detalhamento As averiguações são realizadas de acordo com procedimento empresarial e todas cadastradas em sistema São nomeados averiguador e averiguador imediato Prazo de 60 dias prorrogável por igual período Abertura de dossiê específico Análise documental, identificando contratos, procedimentos empresariais envolvidos, leis, etc. Identificação de pessoas envolvidas direta ou indiretamente
Apuração Preliminar = Averiguação| Detalhamento Análise caixas postais de emails, ligações telefônicas, perícias Deliberar quanto ao afastamento do empregado envolvido Apoio Jurídico, RH, Segurança Empresarial, outros Emissão de relatório: Procedente, quem, o quê, onde, quando, como e valor Indicação de sugestões (medidas disciplinares, estornos, melhorias de processo)
Distribuição dos Canais de Acatamento| 2015 Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria
Denúncias| Procedentes X Improcedentes OCORRÊNCIAS EM AVERIGUAÇÃO: 60 Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria
77 % Denúncias| Tipos de Ocorrências TOTAL DE OCORRÊNCIAS REGISTRADAS: 108 44 IMPROCEDENTES - 40,74% 56 PROCEDENTES - 51,85% 8 EM AVERIGUAÇÃO - 7,41% Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria
Denúncias| Resultados de averiguações – Exemplos 2015 PROCESSO DETALHAMENTO Administrativo - Cartão corporativo Foi alterada a sistemática de uso de cartão corporativo na área. (Demissão) Comercial - Reforma de contas Os profissionais receberam formalmente orientações sobre os procedimentos operacionais vigentes, com destaque para os aspectos relacionados com a documentação suporte necessária; a aprovação superior; e a importância dos controles de acesso ao sistema corporativo. (Demissão) Comercial - Concessão de Tarifa Social Os profissionais receberam formalmente orientações sobre o Procedimento Comercial, com destaque para os aspectos relacionados com a documentação suporte exigida. Procedimento Comercial para concessão de Tarifa Social em revisão. (Advertência) Compras – Dispensa por valor Será alterado o Sistema de Cotações Eletrônicas , para que em uma compra na modalidade Dispensa de Valor também fiquem registrados todos os lances oferecidos durante o processo. (NA Penalidade - Improcedente) Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria
102 17 32 DEMISSÕES SUSPENSÕES ADVERTÊNCIAS Denúncias| Medidas disciplinares (Jan/2012 – Dez/2015) DEMISSÕES 102 SUSPENSÕES 17 ADVERTÊNCIAS 32 Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria
Denúncias| Medidas disciplinares (Jan/2012 – Dez/2015) Fonte: SIA – Sistema de Informação da Auditoria
Sabesp Obrigado