FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CADASTRO DE REDES EM TEMPO REAL Thiago Garcia da Silva Santim Fernando Cesar Uzan Luiz Eduardo Mendes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rafael Demétrio Benvenutti
Advertisements

Gerência Executiva dos Sistemas Computacionais da Advocacia da União/GESICAU 1 SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União Funcionalidades.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
1 Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul Prof. Msc Adilson Ferreira da Silva Ferramentas de Engenharia de Software.
Treinamentos 2007 Vinculação e Apensamento. Treinamentos 2007 Esta função é de fundamental importância para o controle estratégico da Causa, pois permite.
Funcionalidades do Menu Lateral – Vínculos, Incluir Vinculando, Apensamento, Visualizar Extrato e Visualizar Etiqueta.
Processos Informatizados para Gestão de CME
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
SIGMA Sistema Gerencial de Manutenção
Apresenta.
Case CPTM: gestão por processos
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
AULA 1: GESTÃO/COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS
Proposta Técnica Preliminar
Trabalho de gestão da produção Logística
Integração de sistemas de supervisão e controle operacional
O Que é sistema? Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formar um todo unitário com determinado objetivo e.
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
TI aplicada a Logística
A importância da modelagem hidráulica
XVIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento Cadastro de Ligações e Pesquisa de Ligações Clandestinas CADASTRO DE LIGAÇÕES E PESQUISA DE LIGAÇÕES.
Manutenção eficiente com programações preventivas
O Processo de desenvolvimento de software
MONITORAMENTO E CONTROLE
GAME DE SEGURANÇA Carlos Mazoco Fabiano de Albuquerque Abril de 2011.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
Estimativas de Custos e Orçamentação
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
A HandSoft Tecnologia é uma empresa do Brasil fornecedora de Softwares de Gestão Empresarial, com ênfase no setor industrial. Participa de implantação.
Aula 6 – Ferramentas de Modelagem – Fluxogramas de Processo
Projeto: Gestão de Serviços On-Line
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
UTILIZAÇÃO DE TUBOS E CONEXÕES EM PEAD
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
O PLANEJAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO FERNANDO ANTONIO GRUPPELLI JR.
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Prof. João Carlos Gabriel
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Jornada Nacional de IC - UPM
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
SGS – SISTEMA DE GESTÃO SOCIAL – JONATHAN GUIMARÃES BUCCAZIO – LEONARDO ALVES MARTINS – MAYCON SOUZA PIRES DOS SANTOS – THIAGO PEDROSA ABREU.
SIPRO DITEC/GINF/SDS. Estrutura e Recursos: Sistema desenvolvido em Delphi 6.0; Interface Gráfica; Banco de Dados IBM DB2; Acesso disponível a todas as.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE VAZÃO DAS INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUARULHOS Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Daniel.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
SmartIFSC – Desenvolvimento de uma plataforma computacional de monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica Autores: Jaicimara Weber, Eduardo.
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
SITUAÇÃO ATUAL DO RESERVATÓRIO EPITÁCIO PESSOA (BOQUEIRÃO) Novembro de 2013.
Implantação de Sistema Integrado de Macromedição e Pitometria (SIMP)
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO IDM APÓS OS ENSAIOS DE FADIGA DE 200H, 400H E 600H Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Fernando Lemes da Silva Fernando.
SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SEPARADOR ABSOLUTO
ALAVANCANDO NEGÓCIOS via PORTABLE RESEARCH®. VOCÊ PREFERE RESPOSTAS EM TEMPO REAL ou ASSISTINDO O REPLAY ? VEJAM COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS TRADICIONAIS.
Metodologia de definição dos consumidores atendidos com o tratamento de esgoto de Campinas/SP XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De.
USO DA REDUÇÃO DE PRESSÕES COMO POLÍTICA NA REDUÇÃO DO VOLUME DE VAZAMENTO.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
A Aplicação da Metodologia Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA CADASTRO DE REDES EM TEMPO REAL Thiago Garcia da Silva Santim Fernando Cesar Uzan Luiz Eduardo Mendes

O cadastro de redes é uma das etapas essenciais para a gestão das ações de controle de perdas de água, pois está ligada a:  Modelagem hidráulica;  Definição de pontos de manobras;  Previsão de manutenções preventivas e preditivas;  Delimitação das ZMCs. Introdução

Introdução ZMC´s:

Introdução Modelagem hidráulica:

Motivação do trabalho:  Cadastro técnico desatualizado;  Redes cadastradas sem confiabilidade e rastreabilidade;  Técnicos reféns de informações que não estão em sincronismo com a realidade; Introdução

Motivação do trabalho:  Em 2014 devido à restrição de vazão imposta a Guarulhos, houve a necessidade de implantar blocos para o rodízio de água;  Para definir os blocos de rodízio, houve a necessidade de localizar os registros existentes;  Porém em muitas situações o registro indicado em cadastro não constava no local, inviabilizando a divisão prevista dos blocos de rodízio. Introdução

 Desenvolvimento de ferramenta para obtenção do geoposicionamento das peças e tubulações em tempo real;  Desenvolvimento de banco de dados para vincular as informações referentes às tubulações/peças ao local onde a peça foi assentada;  Utilização de sistema de código de barras para identificação dos componentes das redes a serem georreferenciados. Proposta de solução

Materiais:  Microsoft Visual Studio 2010;  Google Maps;  C# (sharp);  Plataforma de desenvolvimento.NET Framework 4.0.  Banco de dados SQLite. Desenvolvimento da solução

Fluxograma: Desenvolvimento da solução Projeto Geração de códigos de barras para cada componente Adesivação dos componentes Componentes assentados Leitura dos códigos de barras e georreferenciamento Atualização do cadastro

Definição das informações que compõem o código de barras: Desenvolvimento da solução

Geração dos códigos: Resultados

Consulta aos códigos: Resultados

Cadastramento: Resultados

Obtenção de informações com smartphone: Resultados

Resultados

Resultados

Positivas:  O cadastramento em tempo real permite a uniformização das informações entre planejamento, projeto, operação e manutenção;  Tomada de decisões assertivas em tempo hábil;  Maior confiabilidade das informações cadastradas;  O cadastro em tempo real dos novos consumidores (que afetam no consumo da ZMC), possibilita rodar simulações no EPANET com informações atualizadas; Conclusões

Positivas:  A inserção do nº da ordem de serviço no código de barras permite: a gestão dos materiais utilizados na obra; alterações do projeto executivo; a gestão da produção das equipes; tempo de execução das obras.  Com o advento das tecnologias smart, há a redução no tempo de tramitação das informações; Conclusões

Dificuldades:  Dificuldade para envolver o setor de cadastro técnico no projeto de desenvolvimento da ferramenta;  Dificuldade para o aperfeiçoamento técnico dos funcionários da Autarquia para o desenvolvimento de ferramentas computacionais e app para smartphones. Conclusões

Próximos passos:  Tornar a ferramenta totalmente smart, ampliando assim a ação, reduzindo o volume de equipamentos;  Tornando 100% smart: ampliar o uso nos demais serviços de campo do SAAE;  Integrar o banco de dados da ferramenta com o SIG existente na Autarquia;  Aplicar correções nas informações de georreferenciamento; Conclusões

Obrigado pela atenção. Dúvidas, críticas e sugestões: