O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

O que é ser um Empreendedor?
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 7 NOVEMBRO MISSÃO Estudar e promover o espírito empreendedor a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável Intervir.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo- CRIE
Lideranças nas organizações educativas
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Apresentação da Agência
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Programa de Educação em Empreendedorismo.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Departamento de Engenharia Informática
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
dos Objectivos à Concretização
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Seminário “Taguspark – Construção de um futuro” Instituto Superior Técnico - Taguspark Taguspark, 26 de Janeiro de 2004.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
BEST Porto Apresentação Recrutamento Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Trabalho realizado por João Roque Nuno Sequeira João Lacerda Sandra Nunes.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Parcerias Territoriais de fomento ao empreendedorismo e inovação
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife.
São objetivos genéricos do 2016 High School Innovation Summit:  Desenvolver e aprofundar o Triângulo Transformação de Conhecimento em Valor (Ensino Secundário/Politécnico.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007

|Agenda O Objectivo desta apresentação é fazer...  Uma breve descrição da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde  Uma breve apresentação do papel da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde na promoção do Empreendedorismo  Centro de Desenvolvimento Empresarial

|Enquadramento  Universidade Jean Piaget de Cabo Verde  2001  1500 alunos de graduação (bacharelato e licenciatura)  50 alunos de pós-graduação  média de 400 alunos/ano em formação permanente de curta duração (40-80H)  70 Professores  90 Professores em prestação de serviços  70 empregados de apoio e serviços  21 cursos de graduação aprovados pelo Ministério da Educação  5 cursos de pós-graduação aprovados pelo Ministério da Educação (Mestrados, Doutoramentos)

|Enquadramento  Universidade Jean Piaget de Cabo Verde  Campus da Praia  Implantado em terreno de 11 hectares  2 Edifícios  15 salas de aulas  13 laboratórios (Biologia, física, química, fisioterapia, informática, engenharia, arquitectura, imprensa, rádio e televisão)  1 auditório  2 Anfiteatros  Mediateca (biblioteca, espaço para trabalho e computadores)  Cantina e Bar  Zona residencial  Pólo Universitário do Mindelo  5 salas de aula  1 laboratório de informática  1 auditório

|Enquadramento  Formação e novas tecnologias  Academia Regional Cisco  Responsável pelas Academias Cisco em Cabo Verde, Guiné e São Tomé e Príncipe  Academia Microsoft  Laboratório de Educação Digital  Formação e investigação utilizando as tecnologias de informação e comunicação  2 Cursos de graduação  Informática de gestão  Engenharia de sistemas e informática  1 Mestrado em preparação

|Enquadramento  Universidade Mais e maiores desafios É necessária uma resposta ao nível: –Da administração/gestão das universidades –Do papel na região/pais onde se inserem –Da metodologia de ensino-aprendizagem O ensino, a investigação e transferência de competências, conhecimento e tecnologia para a sociedade devem ser constantes e direccionados, a cada momento, para as necessidades e lacunas existentes de modo a contribuir efectivamente para o desenvolvimento sustentável

|CDE Uma resposta empreendedora:  Desafio lançado em 2003  Inicio de actividades do CDE em Outubro de 2004

|CDE  Missão  Promover o Empreendedorismo, e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde nomeadamente nas suas vertentes económica e social, através da promoção da inovação, da transferência de tecnologia, conhecimentos e competências, do apoio ao desenvolvimento empresarial, à criação de emprego e à promoção e atracção de investimentos.

|Objectivos  Aumento do espírito e cultura empreendedora  Aumento da oferta de emprego  Aumento da actividade económica  Aumento do nível de Inovação  Aumento da participação da mulher na vida activa

|Eixos Estratégicos Projectos Incubação Formação Investigação Estágios Consultoria

Projectos Incubação Investigação Estágios Consultoria Formação

|Formação Formação Permanente  Gestão, TIC´s Marketing, contabilidade, finanças, recursos humanos, … Pós-graduações  MBA – Escola de Negócios MBA Canárias  Empreendedorismo e criação de empresas Seminários, Workshops e conferências  “Empreendedorismo em acção 2006”  Marketing  Gestão  Tecnologias de informação e comunicação  Finanças  …

|Parceiros Nacionais:  CV Telecom  Hotel Pestana Trópico  Garantia  Micromat  Banco Interatlantico  CCIASB  CCISS  Câmara das Canárias  Cozinhas CV  Outras Instituições públicas e privadas (Câmaras Municipais) ……

|Parceiros Internacionais:  MBA Business School (Canárias)  Primavera Software  Associação Industrial do Minho  Incubadoras Portuguesas  Incubadoras Espanholas  Muris design  Forevernet  Central Business  Grupo Onebiz  Efectivo Business ……

Concurso de ideias 1.Enquadramento  O Concurso de ideias é uma iniciativa do CDE e conta com o apoio de diversas instituições Nacionais e Internacionais 2.Objectivos  Motivar o espírito empreendedor;  Estimular o desenvolvimento de conceitos de negocio inovadores;  Seleccionar e premiar 3 ideias inovadoras que proponham a criação de empresas.

Concurso de ideias 3.Destinatários  Empreendedores inovadores individuais ou em grupo, onde pelo menos um dos seus elementos seja aluno/ex-aluno, docente ou funcionário da UniPiaget

|Resultados  Apenas com dois anos de actividades:  Concurso de ideias excedeu as expectativas  Cerca de 140 candidatos, 70 projectos – 1º Concurso  Cerca de 220 Candidatos, 151 projectos – 2º Concurso  2 Formações empreendedorismo  80 horas – Marketing, estratégia, finanças…  Captação investimento externo  Duas empresas portuguesas para Incubar no cde com sociedade de alunos da Unipiaget  MBA  Viabilização de patrocínios e financiamentos  Parceiros  Projectos nacionais e internacionais ……

|Resultados  Participação activa em Conferencias  Organização de Conferências/Workshops e seminários  Membros da EBN  European Business Network  Projecto Banco Mundial e IFC  Consultoria

|2007  Formação  Empreendedorismo  Interna e externa  2ª Edição do MBA  Dinamização de Desenvolvimento Empresarial (MBA Business School e OIT)  Acções várias no âmbito do Empreendedorismo

Outras actividades  3ª edição do Concurso de ideias  Feira da Macaronésia – Arquipélago do Empreendedor  Concurso ideias inter-escolas

|Contactos Telef Fax