A importância do sesmt para a empresa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
Advertisements

SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
PROGRAMA SAÚDE NO SERVIÇO PÚBLICO “Prevenir para melhorar a vida.”
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Normas Regulamentadoras
Higiene e Segurança do Trabalho
Norma Regulamentadora – NR 4
Higiene e Segurança do Trabalho
Responsabilidades.
Segurança e Medicina do Trabalho
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
NRs.
Segurança do Trabalho Enfª Carina.
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
SEGURANÇA DO TRABALHO E SAUDE OCUPACIONAL
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição 39 Emissão da Análise Preliminar de Risco no PDA (Assistente Pessoal Digital)
Autores: Equipe de SSM Elektro Abril de 2011 Contribuição Compromissos da Liderança com a Segurança.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Segurança e Medicina do Trabalho
4.1 - Empresas privadas e públicas
Norma Regulamentadora 01 Disposições Gerais
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Saúde e segurança do trabalho
NORMAS REGULAMENTADORAS
Profa Alessandra Ap. Sanches
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em.
Tereza Joana de Sá. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Enfermagem do Trabalho A Enfermagem do Trabalho caracteriza- se por um conjunto de ações educativo- assistenciais,
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.
Enfermagem 30 horas: A conquista no Estado do Tocantins Profa. Msc. Enfa.: Dayana Franco 2012.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no ambiente de trabalho Orlandino dos Santos Técnico em Segurança no Trabalho.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Informando e Conscientizando 1 Henrilander Mauro Vieira Contato (035)
Higiene Segurança e Saúde no Trabalho
OS ASPECTOS LEGAIS E PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA.
PREMISSA: Não existe risco inerente ao trabalho, o que há são situações e fatores de risco peculiares a determinadas atividades/ambientes de trabalho,
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
Introdução do processo em enfermagem no curso técnico em enfermagem João Carlos Alves dos Santos.
CIPA. A CIPA é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a prevenção da saúde e da integridade física.
Segurança e Higiene no Trabalho
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
Trab. Final - Adriana
Faculdade de tecnologia e ciências
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
NORMAS REGULAMENTADORAS (NR) Profª. Michele Barboza.
Protocolo de prevenção de úlcera por pressão: cuidados de enfermagem conforme escala de risco Enfermeiro Jaci Simão Boing, Msc.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
CERTIFICADO CIPA Apiúna 22 de junho de PARTICIPANTE INSTRUTOR
Apresentação Mario Freitas Equipe técnica: Eng. Segurança do Trabalho
NR- 4 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho -SESMT Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013.
1 NR
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Transcrição da apresentação:

A importância do sesmt para a empresa A empresa possui várias obrigações e uma dela é cumprir a NR 4, caso cumpra, então essa empresa tem um SESMT completo. Compete ao SESMT esclarecer os empregados dos riscos no ambiente de trabalho e promover ações para neutralizá-los ou eliminá-los. Sempre visando a promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais

Como surgiu o sesmt? Em 67 foi criado o SESMT a partir do Decreto-Lei Nº 229, de 28/02/1967. E posteriormente foi regulamentado, mais precisamente em 1972 pela Portaria Nº 3237. Em 1990 o quadro do SESMT foi alterado, sendo introduzidos todos os profissionais que participam dele atualmente. 

PROFISSIONAIS QUE COMPOEM O SESMT Segundo a NR 4.4.2, os profissionais abaixo compõem o SESMT: Medico do Trabalho Engenheiro de Segurança do Trabalho Enfermeiro do Trabalho Técnico de Segurança do Trabalho Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

As competências de cada profissional MEDICO DO TRABALHO Realizam consultas e atendimentos médicos; efetuam perícias e elaboram documentos. ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Atua na gestão de segurança e saúde ocupacional, visando reduzir as perdas decorrentes de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Inspeçoes e acompanhamentos diarios na empresa. Acompanhamento da equipe de CIPA.  ENFERMEIRO DE TRABALHO Atua na assistência ao paciente nos setores de trabalho e em domicílio. AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO mediOrganizam ambiente de trabalho e administram camentos.

Atribuições administrativas do sesmt PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: Permite antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Nos  termos da  NR-9 Portaria nº 3214/78.  

CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho: A Lei nº 8.213/1991 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: Têm o objetivo de monitorar, individualmente, aqueles trabalhadores expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos. (NR-7, da Portaria 3.214/78). Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.