POR PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Redação de textos técnicos recomendações
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
O Aluno a Distância.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
A Minhoca e o Escaravelho
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Internet.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Etiqueta Virtual.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Prof. Júnior Oliveira.
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Dissertação.
Leitura de Textos Científicos
Verbo Língua Portuguesa.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Gêneros textuais diversos
RESPOSTA ARGUMENTATIVA
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Gêneros textuais diversos
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Informações implícitas
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Produzindo o Ensaio Teórico
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
Professora Aline Duarte
Forma Canônica e Definições
Facilitadora: Marcela Alves
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Equipe responsável pela produção
MBA em U.A.N. GESTÃO DE PESSOAS Como Elaborar Um Currículo Atrativo e que Facilite Ser Chamado para uma Entrevista.
Como elaborar uma boa redação?
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
SOFTWARE LIVRE CONTEXTO E REALIDADE BRASILEIRA
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Introdução Primeiramente é preciso propor uma tese. Proponha logo na introdução (divisor de águas). 4 a 6 linhas é um tamanho bom para introduzir. 3 frases.
Tipologia textual Dissertação.
Introdução a atividade acadêmica
Transcrição da apresentação:

POR PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA REVISAO UEM 2015 POR PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

2. RESPOSTA INTERPRETATIVA 7. TEXTO INSTRUCIONAL GÊNEROS DA UEM 1. RESUMO 6. RELATO 2. RESPOSTA INTERPRETATIVA 7. TEXTO INSTRUCIONAL 3. RESPOSTA ARGUMENTATIVA 8. CARTA DO LEITOR 4. ARTIGO DE OPINIÃO 9. CARTA DE RECLAMAÇÃO 5. CARTA ABERTA 10. CARTA DE SOLICITAÇÃO DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

META= TEXTO 120 Como jovem, após debater… LER O COMANDO E GRIFAR PALAVRAS IMPORTANTES! Leia 2, 3, 4 vezes! Principalmente se for relato! PERFIL NO COMANDO= PERFIL NO TEXTO Como jovem, após debater… Como orientador vocacional, oriente… Como mãe, redija… TÍTULO OBRIGATÓRIO NO ARTIGO DEMAIS: OBRIGATÓRIO SE O COMANDO PEDIR ASSINATURA: ASSINAR SEMPRE QUE O COMANDO PEDIR, MESMO QUE SEJA UMA RESPOSTA ARGUMENTATIVA!  1a. PESSOA= Observar se há perfil no comando (Como estudante…) ou se pede para VOCÊ… ERRO NA PROVA: As peçoas, digo, pessoas… DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

RESUMO DE REFERENCIAL ÚNICO Os riscos da internet são abordados no texto “Perigo real no mundo virtual”, de Larissa Cavalcante, publicado no portal Atlas Psico. A autora expõe…/ A publicação aponta ainda…/ Cavalcante explica…/ A articulista finaliza afirmando que… SEM COPIAR/ SEM OPINAR RESUMO DE REFERENCIAL ÚNICO A substituição das sacolas plásticas é a temática discutida na coletânea de textos composta por diferentes fontes. Inicialmente, as sacolas eram vistas…, como aponta o site…. Essa visão é corroborada pelo Jornal Estadão, o qual explica que… RESUMO DE COLETÂNEA DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

FATO ESPECÍFICO/ EXPERIÊNCIA OU 3a. PESSOA ROTINA FATO ESPECÍFICO/ EXPERIÊNCIA PRESENTE PASSADO NOME (COMANDO) TÍTULO - COMANDO - ANÁLISE DA PROPOSTA RELATO DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

RELATO 3 PESSOA Conte sobre um idoso que você conhece, descreva o que ele faz… Como repórter, após entrevistar um idoso, conte como é a rotina dele… 1 PESSOA - COLOQUE SE NO LUGAR DE ALGUÉM… - VOCÊ VIVENCIOU O QUE VAI CONTAR DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

CONECTIVOS (DISCURSIVO) FRASE TEMÁTICA + PERGUNTA (LEITOR) + PERFIL + TEMA. CONECTIVOS (DISCURSIVO) DICA (IMPERATIVO) + JUSTIFICATIVA. O QUE FAZER + POR QUE FAZER 4 OU 5 DICAS REFORÇO DO OBJETIVO + INCENTIVO! SEJA CRIATIVO (A)!!! TEXTO INSTRUCIONAL DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

TEXTO INSTRUCIONAL Como ex-consumista, redija um texto orientando consumidores compulsivos sobre como se livrar desse hábito. Seu texto será publicado em um site denominado “Vícios Modernos”.Coloque um título em seu texto Use até 15 linhas. Cinco passos para se livrar do consumismo O consumismo se expande e escraviza cada vez mais. Não consegue sair sem voltar cheio de sacolas? Eu, ex- consumista e o site Vícios Modernos vamos dar alguns conselhos para driblar o desejo de comprar tudo que vê pela frente. Uma primeira dica é não escolher o shopping como local de passeio, pois ele apresenta uma infinidade de tentações nas vitrines que vão te induzir às compras. Além disso, elimine os cartões de crédito, prefira a opção de compra à vista, assim você não gastará mais do que realmente tem e consequentemente terá menos dívidas. Uma outra dica é sempre olhar o que tem acumulado e sem uso, roupas, sapatos, desse modo verá que não precisa de novos produtos. Leve sempre alguém não – consumista com você quando tiver que ir ao mercado ou shopping, ter uma companhia assim é essencial para não se deixar levar pelas compras desnecessárias. Não se esqueça: anote todos os seus gastos mensais em uma planilha, o consumista nunca tem noção de seus gastos, quando os vê, muda mais rapidamente. Espero que com estas dicas você se livre das sacolas e dívidas na sua vida! Você consegue! DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

Quatro passos para definir seu futuro profissional Escolher uma profissão não é tarefa fácil, especialmente na adolescência. Está passando por este momento de dúvida? Acredite, você não está sozinho! Eu, orientador vocacional, vou te dar algumas dicas sobre como optar pela profissão adequada ao seu perfil. - Faça uma lista das áreas que você domina com mais tranquilidade - exatas, humanas, biológicas - assim poderá eliminar cursos que se distanciem dessa habilidade. - Elenque os cursos com os quais você tem maior afinidade e pesquise como são as condições de trabalho inerentes a eles, afinal se você aprecia estar em contato com a natureza, deve evitar trabalhos que o prendam a ambientes fechados. - Verifique se sua comunicabilidade é adequada para a área de trabalho em questão, já que pessoas muito tímidas terão maior dificuldade de falar em público ou depender de grande exposição pessoal para trabalhar. Atente-se a isso! - Não se esqueça: converse com pessoas que já estão na área em que gostaria de atuar, desse modo poderá perguntar sobre a rotina que tal profissão exige e analisar se é compatível com suas expectativas de vida. Espero que essas dicas te ajudem a decidir seu futuro! Coloque- as em prática! DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

RESPOSTA ARGUMENTATIVA RESPOSTA INTERPRETATIVA RESPONDER DE FORMA DIRETA/ MARCAR POSICIONAMENTO/ 1 a pessoa (comando) O QUE + POR QUE + COMO RESPOSTA INTERPRETATIVA - RESPONDER A PARTIR DO COMANDO - SEGUIR AS AÇOES DE INTERPRETAÇÃO PROPOSTAS - USAR O TEXTO COMO BASE COMPROVAR INTERPRETAR: - Pode-se afirmar que… - É possível inferir… - Possivelmente o autor quis mostrar… DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

ARTIGO DE OPINIÃO TÍTULO FATO GERADOR DA POLÊMICA (CITAR)/ ENUMERAÇÃO + CONTRA – ARGUMENTO + OPINIÃO PESSOAL (No entanto, vejo...) ARGUMENTOS / EXEMPLOS/ FATOS HISTÓRICOS/ ANÁLISE FILOSÓFICA LINGUAGEM MAIS INFORMAL/ PERGUNTAS/ IRONIA FECHAMENTO REFORÇANDO A OPINIÃO EXPOSTA/ SOLUÇÃO = TESE PROBLEMA DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

CARTAS NA UEM DO LEITOR EXPOR OPINIÃO SOBRE O TEMA DE UM TEXTO LIDO DE RECLAMAÇÃO TEMA = PROBLEMA MOSTRAR INSATISFAÇÃO DIANTE DE ALGO QUE NÃO FOI CUMPRIDO MOSTRAR COMO O PROBLEMA PODE SER RESOLVIDO DE SOLICITAÇÃO FAZ UM PEDIDO JUSTIFICA O PORQUÊ DE O PEDIDO SER ATENDIDO/ POR QUE TE BENEFICIA? NÃO DEVE EXIGIR DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

CARTA ABERTA ASSINAR COMO PEDE O COMANDO ASSUNTO DE INTERESSE PÚBLICO FATO ESPECÍFICO= LOCAL E DATA … quero publicamente alertá-los… … em função disso, venho a público… OBJETIVO MARCAR EXPLICITAMENTE ASSINAR COMO PEDE O COMANDO CARTA ABERTA O QUE A MOTIVA? EXPOR PUBLICAMENTE UM ASSUNTO A FIM DE TORNÁ- LO CONHECIDO DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

Carta aberta à população de São Paulo PROPOSTA UFSM/ 2014 A partir dessas informações, você decide escrever uma a ser CARTA ABERTA divulgada nas redes sociais. Essa carta tem o objetivo de alertar a população da sua cidade sobre os riscos do lixo eletrônico e incentivar a proceder adequadamente para minimizar esse problema socioambiental. Sua carta deve ter 15 linhas. Como não é permitido assinar o seu texto, use no lugar do remetente a expressão "Cidadão comprometido". Carta aberta à população de São Paulo Prezados paulistas, tenho observado cada vez mais a irresponsabilidade social no momento do descarte do lixo eletrônico. Como ambientalista, creio ser de extrema importância alertá-los sobre os problemas trazidos por esse tipo de dejeto. Nesse contexto, saliento que, só no ano de 2012, a quantidade de lixo eletrônico gerado no estado quase alcançou a marca dos 49 milhões de toneladas. O agravante é que esse contém metais pesados, os quais, ao contaminarem o solo, a água ou a atmosfera, tornam-se nocivos à saúde de todos nós. Ressalto, ainda, senhores, que a destinação incorreta do e-lixo pode gerar problemas como a biomagnificação, a qual acontece quando níveis de toxinas crescentes se acumulam na cadeia alimentar, atingindo uma série de espécies além de nós, humanos. Reitero, portanto, cara população, a necessidade de cada um proceder adequadamente para minimizar esse problema socioambiental. Sugiro-lhes doar o lixo eletrônico a entidades assistenciais as quais poderão encaminhá-lo adequadamente de modo a não causar devastação. Cidadão Comprometido (V. V. 3º. Ano) DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)

Coloque-se no lugar do responsável pelo marketing da marca Risquè e redija uma carta aberta às mulheres brasileiras, em resposta ao repúdio a respeito da campanha “Homens que amamos” divulgado logo após o lançamento desta, que será veiculada na internet a fim de esclarecer o real objetivo da empresa sobre a questão. Assine como Junior Silva, de São Paulo. São Paulo- SP, 21 de setembro de 2015. Carta aberta às mulheres brasileiras Prezadas brasileiras, diante do repúdio manifestado por muitas das senhoras sobre a campanha “Homens que amamos”, julgando-a machista nessa última semana, venho a público esclarecer as reais intenções da marca com tal publicidade e produtos dessa campanha. Nesse sentido, senhsaliento que ao propor nomes dos esmaltes pautados em ações masculinas como “Leo mandou oras, flores” ou “João fez o jantar” jamais a empresa quis exaltar tais ações, como se elas fossem algo que não pudesse ser visto como comum, dando a entender que o homem quando faz isso deve ser celebrado. Ressalto ainda que tal iniciativa, como tantas outras nomeações de esmaltes de nossa marca, quer diferenciar-se em um mercado tão competitivo que é a indústria da beleza, criando meios de mostrar o quanto a mulher merece atitudes de respeito, o oposto do que tem sido veiculado. Reitero, portanto, caras consumidoras, o nosso desejo em esclarecer tal mal entendido e, além disso, coloco o SAC da empresa à disposição a fim de ouvir sugestões de novos nomes de esmaltes. Junior Silva (Marketing- Risquè) DIREITOS AUTORAIS- PROFESSORA FRANCIELE FALAVIGNA (PROIBIDA REPRODUÇÃO/ USO SEM AUTORIZAÇÃO)