MEDICALIZAÇÃO DA VIDA 1. 2 E TAPAS DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA R AYMOND Q UIVY E L UC V AN C AMPENHOUDT 3.

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PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

MEDICALIZAÇÃO DA VIDA 1

2

E TAPAS DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA R AYMOND Q UIVY E L UC V AN C AMPENHOUDT 3

A pergunta de partida: o investigador deverá exprimir o mais extamente possível o que procura saber 4

CRITÉRIOS PARA FORMULAÇÃO DA PERGUNTA DE PARTIDA Clareza – Precisão Exequibilidade - Avaliação dos recursos - Tempo disponível - Restrições materiais  5

1. Especificar o tópico Estou estudando _________________________________________ 2. Formular a pergunta porque quero descobrir quem/como/por que____________________ 3. Estabelecer o fundamento lógico para a pergunta e para o projeto a fim de entender como / por que / o que_______________________ D E UM TÓPICO A UM PROBLEMA DE PESQUISA ( PASSOS )

7 Estou estudando o voto evangélico no Brasil porque quero descobrir quais são os fatores mais importantes na definição do voto evangélico a fim de entender quais são os mecanismos causais do voto religioso, isto é, quais são os fatores do pertencimento religioso que estão associados à escolha eleitoral. Grupos sociais e preferência política O voto evangélico no Brasil

8 Petismo e Chavismo: Variedades de Capitalismo e de Regulação Trabalhista no Brasil e na Venezuela O trabalho analisa as relações entre capital e trabalho no Brasil e na Venezuela e os governos petistas e chavistas com o objetivo de descobrir se esses governos aumentaram os direitos aos trabalhadores nos últimos 12 anos. Pretende-se contribuir para o entendimento das transformações das políticas públicas relacionadas ao mundo do trabalho na América Latina deste início do século XXI.

E NTREGA – R ELATÓRIO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Entrega do relatório vale 40% da nota das apresentações Deverá conter: Descrição resumida de cada texto: Identificando o objeto, problema e forma de abordagem do objeto. Quadro comparativo Análise do quadro comparativo Referências Bibliográficas 9

C OMO SELECIONAR AS FONTES C RITÉRIOS A seleção das leituras deve obedecer a uma série de critérios: ligação à pergunta de partida; dimensão razoável, de modo a evitar uma sobrecarga de leituras; privilegiar textos interpretação e análise, e não apenas de descrição; incluir abordagens diversificadas do fenómeno estudado. 10

F AMILIARIZAR - SE COM O TEMA 11 Especialistas no tema: orientadores, pesquisadores, grupos na internet – Buscar contato com as pessoas que publicam na área Catálogo da biblioteca (livros) e bibliotecárioslivros Obras de referência: dicionários especializados Buscar periódicos, anais de eventos, etc., nas universidades onde estão concentrados núcleos de pesquisa sobre o tema - Dicionário do Pensamento Social do Século XX - Dicionário de Sociologia - Dicionário Crítica de sociologia

F AMILIARIZAR - SE COM O TEMA 12 Teses e dissertações – Pesquisar no banco de dados da CAPES – Site da CAPES TRILHAS BIBLIOGRÁFICAS (TÉCNICA BOLA DE NEVE) Rastrear bibliografia nas referências bibliográfica dos textos Checar o Currículo Lattes dos autores mais citadosCurrículo Lattes

L EITURA DAS F ONTES 13 Familiarizar-se com a fonte Localizar a questão central da argumentação Identificar as questões secundárias mais importantes Identificar os temas/conceitos fundamentais do texto

L EITURA DAS F ONTES 14 Fazer leitura rápida e separar os textos mais importantes Ler as primeiras pags do prefácio ou a orelha e contracapa do livro Ver o sumário e checar se há resumos nos capítulos Ver a bibliografia e o índice remissivo (tópicos mais tratados) Ler resumo Ler os títulos das seções

I MPORTANTE ! No seminário dessa disciplina os artigos deverão ser encontrados no portal ANPOCS. 15

O que fazer primeiro: Formular o problema ou levantar a bibliografia? 16

PORQUÊ TER HIPÓTESES? A organização de uma investigação em torno de hipóteses constitui a melhor forma de a conduzir com ordem e rigor. As hipóteses apontam o caminho da procura, fornecendo um fio condutor à investigação e fornecendo o critério para a recolha de dados que confrontará as hipóteses com a realidade. 17

C OMO CONSTRUIR A HIPÓTESE ? Uma hipótese é uma resposta provisória a uma pergunta. Convém precisar, uma última vez, a pergunta central da investigação, garantindo a estruturação coerente das hipóteses. 18

ABNT Histórico A ABNT surgiu em 1940 em função de conflitos que ocorriam em dois laboratórios de pesquisas, o INT( Instituto Nacional de Tecnologia) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), esses laboratórios, apesar de rigorosos e muito respeitados não usavam os mesmos métodos para avaliação, ocorrendo frequentemente a aprovação de uma pesquisa em um laboratório e a reprovação em outro. Como esses problemas eram frequentes a busca por uma metodologia e padronização única resultou no surgimento da ABNT. 19