O Arquitectura o Escultura o Pintura o Caso Francês o Da Europa para o Mundo Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Disciplina: História e Cultura das Artes.

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Transcrição da apresentação:

o Arquitectura o Escultura o Pintura o Caso Francês o Da Europa para o Mundo Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Disciplina: História e Cultura das Artes Data: 10/12/09

Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Contexto Histórico-Cultural Barroco: Itália – Séc. XVII ► Instabilidade generalizada └ pobreza └ guerras └ confrontos religiosos ► Instabilidade generalizada └ pobreza └ guerras └ confrontos religiosos ► Conflito entre o Império Austro Húngaro e o Sacro Império ► Guerras, lutas e perseguições └ Igreja Católica e Protestante: → Inquisição, Índex e Tribunal do Santo Ofício - limitação da produção artística ► Guerras, lutas e perseguições └ Igreja Católica e Protestante: → Inquisição, Índex e Tribunal do Santo Ofício - limitação da produção artística

Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Contexto Histórico-Cultural Barroco: Itália – Séc. XVII ► Países da Europa governavam segundo uma política de controlo interno e agressão externa, incluindo um sistema fortemente hierarquizado e centralizado. -Centralização da riqueza -Apoio ao comercio externo -Promoção das manufacturas -Limitação das importações -Centralização da riqueza -Apoio ao comercio externo -Promoção das manufacturas -Limitação das importações Clero ►Hierarquia Nobreza Tereiro Estado (Povo e Burguesia) Clero ►Hierarquia Nobreza Tereiro Estado (Povo e Burguesia)

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Contexto Histórico-Cultural Barroco: Itália – Séc. XVII “Luís XIV criou em seu reinado ordem, grande disciplina, etiquetas na corte e luxo, tudo isso baseado na sua crença de divindade. O luxo de suas festas e recepções era extravagante além da dispendiosa construção do Palácio de Versailles.” “Barrueco” – Espanhol: Pérola de forma irregular

Secundário - Artes Visuais 2009/2010

(Arte mais praticada deste período) Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Escultura Barroca Características: contrastes de: volumes texturas luz movimento expressividade cenografia Encomendada por: Igreja Monarcas Famílias ricas Temas: Bíblia – Novo Testamento Marianos: Sagrada Família e Imaculada Conceição Valorização da figura do Papa

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Escultura Barroca Características tecnico-formais Bernini, Plutão e Proserpina, Bernini, David, Rigor na execução Perfeição das formas Expressividade Posições em movimento Utilização de panejamentos Sentido cénico

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Escultura Barroca Características tecnico-formais Feitas para serem apreciadas de um ou dois pontos de observação Stefano maderno, Santa Cecília Materiais: Pedra Bronze Ouro Prata Marfim Estuques Madeiras Cartão

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Escultura Barroca Categorias Escultura monumental Ornamentava a arquitectura religiosa ou civil Escultura independente Cumpriu funções: Urbanísticas Alegóricas Honorificas Comemorativa

Secundário de Seia - Artes Visuais 2009/2010 Escultura Barroca Tipos de esculturaFunções Relevo Decorativas; descritivas; narrativas Escultura de vulto redondo Decorativas; estruturais; honoríficas; alegóricas ou simbólicas

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Pintura Barroca Combinava: Musica Teatro Opera Deslumbramento/Surpresa ManeirismoBarroco Pessoal e individualRestabeleceu o equilíbrio do renascimento Resoluções plásticas Pintores: Miguel Ângelo Aniballe Carraci Michelangelo Merisi (caravaggio)

Michelangelo Merisi (Caravaggio) Procurou demonstrar a realidade Utilizou modelos humanos (homens e mulheres) Criador do tenebrismo e da luz rasante descontinua Temas: históricos, religiosos e cenas de género Influenciou: Artemisia Gentileschi José de Ribeira Salvatore Rosa Jiusepe Recco Luca Giordano Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Pintura Barroca

Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Pintura Barroca Pintura móvel ArtistasTemasCaracterísticas Rubens Van Dyck Murillo Religiosos Profanos/mitológicos Retratos Paisagens Cenas de género Naturezas mortas Representação do momento Sobreposição de corpos Composições dinâmicas e sinuosas União entre luz/sombra, cor e luz rasante Cor pura e calorosa

Secundári0- Artes Visuais 2009/2010 Pintura Barroca Pintura mural Trompe d’oilreligiosaGrandiosa Teatralidade Ilusão movimento Paredes e tectos Estruturas arquitectonicas projectadas para os ceus Aumenta o espaço Através das vestes e do movimento

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 O caso francês Resistência ao Barroco Acção das academias Espírito Clássico Preferência – linhas estruturais e decorativas renascentistas: -mais racionais e elegantes Barroco: -organização urbanística -adaptação ao gosto pessoal -gosto pelo jardim

Secundário- Artes Visuais 2009/2010 O caso francês Palácio de Versalhes – traduziu-se na personalidade de Luís XIV, amante da Natureza e Luz. Este palácio sumptuoso contudo não heremético serviu de exemplo a toda a Europa, sendo um meio utilizado para observar a vida do Rei, encenada como um grande espectáculo. Bernini- único escultor com influências barrocas –”berniniano”. Pierre Puget e François Giardon foram os grandes escultores que trabalharam no Palácio de Versalhes. Persistente predomínio classicista: tratamento formal das composições, das figuras e da cor. Influência “carravaggista” – formação romana. Principais Pintores: Georges de la Tour (mais carravagista –tenebrismo), Nicolas Poussin (intensa espiritualidade e predominante influência veneziana) e Claude Lorrain (paisagens – emocionalmente realista apesar de não serem reais). Arquitectura Escultura Pintura

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Da Europa para o mundo Barroco variou de região para região Não predominou um barroco convencional Áustria Igreja de S.Carlos Borromeo, Viena Exuberância e sumptuosidade Alemanha Palácio do Grande Jardim Influências maneiristas

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Da Europa para o mundo Flandres Praça de Bruxelas Miscenação do barroco com o gótico Inglaterra Catedral de S.Paulo Predomínio do Gótico

Secundário - Artes Visuais 2009/2010 Da Europa para o mundo Holanda...“A região durante aquele século de ouro tornou-se um oásis de tolerância e abrigo para todos os perseguidos e exilados políticos europeus. Foi em meio ao clima de prosperidade comercial, respeito às individualidades e à capacidade de criação dos seus artistas, que resplandeceu o gênio de Rembrandt, nascido em Leiden em 15 de julho de 1606.” -Pintor e Gravador Barroco; -Realista expressivo; -Mestre da técninca de desenho e da gravura; -Influência de Caravaggio – tenebrismo; -Pinceladas soltas e empastadas;

Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Da Europa para o mundo Espanha...“Na Espanha, o barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes e nas decorações requintadas das construções, fossem religiosas ou não. Na pintura, teve forte influência do barroco italiano, com predomínio do realismo. O principal pintor barroco espanhol foi Diego Velázquez ( )” -Principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha; -Inagualavél pintor de retratos -Pintor naturalista

Secundário- Artes Visuais 2009/2010 Da Europa para o mundo Portugal Finais XVII eXVIII; Complicada situação política, económico-social, cultural e artística:.Domínio Filipino-.Perda de colónias.Guerra de Restauração-.Crise Dinástica.Controlo do Santo Ofício “Período de dominação espanhola de Portugal, entre 1580 e 1630, na sequência do desaparecimento sem herdeiros de D. Sebastião em 1578, em Alcácer Quibir e do cardeal D. Henrique em1580, passando a coroa para Filipe II de Espanha, neto de D. Manuel I.” -wikipédia “De 1580 a 1640 Portugal viveu sob o domínio do ramo espanhol da casa de Habsburgo. A monarquia dualista da Dinastia Filipina, iniciada após as Cortes de Tomar, com a proclamação de Filipe II de Espanha como Rei de Portugal, fez acumular descontentamentos que resultaram na instauração da casa de Bragança em 1 de Dezembro de 1640.” -wikipédia

Trabalho elaborado por: ~Andreia Marques 11ºano Secundário - Artes Visuais 2009/2010