Potencial do Extrativismo Sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agricultura e políticas socioambientais rurais Anelise Angela Bernardon Douglas Bertoncelli Driéli Reiner Márcia Szabo.
Advertisements

Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Agosto/2015 Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável PROGRAMA DE.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Políticas Florestais Estruturantes – Uma nova abordagem de desenvolvimento regional A experiência da Florestania no Estado do Acre ACRE - FLORESTA E DESENVOLVIMENTO.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Para entender o que é política pública Produção cultural
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DA PECUÁRIA BRASILEIRA Coordenação de Competitividade Gilson Spanemberg EXPO Londrina.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Manejo Florestal Comunitário Gerência-Executiva de Florestas Comunitárias.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
Capitalista Socialista Misto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Princípios da Agroecologia
PLANO PLURIANUAL 1 (PPA ) Relator: Deputado Federal ZECA DIRCEU (PT/PR)
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
O Brasil Pós-Crise: Oportunidades Paulo Safady Simão Presidente da CBIC.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI Nº /12 Paulo Alexandre Mendes Assessoria de Gestão Estratégica Gabinete do Ministro 22/5/2014.
AQUECIMENTO GLOBAL, AGROCOMBUSTÍVEIS E ALIMENTAÇÃO Donald Sawyer CDS-UnB e ISPN 12 de setembro de 2007.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Transcrição da apresentação:

Potencial do Extrativismo Sustentável Tela de abertura da apresentação: opção 2 Potencial do Extrativismo Sustentável Aldicir Scariot Opção 01 de tela de abertura com imagem “Biodiversidade e sustentabilidade: potencial da agroecologia, do extrativismo e do turismo sustentável”. Câmara dos Deputados - 31 de maio de 2016

Estrutura Características Importância no mundo Percepções da sociedade Gargalos e Entraves Oportunidades Desafios Antigos e Novos Problemas – alguns casos Potencialidades

Características Extrativismo = muito disseminado, pouco reconhecido Tela de abertura de seção: opção 2 Extrativismo = muito disseminado, pouco reconhecido Envolve um enorme contingente de pessoas Explora muitas espécies da biodiversidade Importância social, econômica, cultural e ambiental Vital para os modos de vivência das comunidades Necessita áreas extensas Acesso aos recursos varia muito Baixa emissão de Carbono Visão além propriedade: abrange o território Atividade invisível: alimentos, bens e serviços: “colheita escondida” Opção 2 de tela de seção com imagem

Importância no Mundo - SocioBio Tela de abertura de seção: opção 2 Importância no Mundo - SocioBio 4.000 – 6.000 PFNM são usadas globalmente Alemanha 1540 espécies de plantas medicinais comercializadas ~1450 provem de populações silvestres Índia 400 espécies de plantas usadas na medicina ~380 provem de populações silvestres Brasil 55.000 espécies de plantas 44.300 descritas --- 18% do total mundial Quantas são exploradas no Brasil? Aquisições de produtos da Sociobiodiversidade PAA (2003 a 2010) - 8 anos 385 itens comercializados Opção 2 de tela de seção com imagem

Variedades de Maracujá Estudos Liderança do Brasil Patentes Liderança estrangeira Variedades de Maracujá Pérola do Cerrado - Cerrado Sertão Forte - Caatinga

Percepções da sociedade Tela de abertura de seção: opção 2 Preconceituosa Desconhecimento Sem importância Atividade ligado ao atraso Associada à pobreza Irreal Fortalece a expropriação dos territórios Menospreza a cultura Visão de desenvolvimento dos países do Norte Dos Agroextrativistas Cultura endógena Modos de vida próprios Conservação da Biodiversidade Manutenção dos serviços ambientais Entendida com distinta Retomada de territórios Opção 2 de tela de seção com imagem

Gargalos Barreiras sanitárias e legais Ciência e Tecnologia Tela de abertura de seção: opção 2 Ciência e Tecnologia Pesquisas: poucas, pontuais, curta duração e inadequadas Nada em gestão, múltiplos usos: propriedade e território Baixo investimento em soluções tecnológicas: Agregar valor Máquinas e equipamentos: Extração de baru, babaçu, óleos… Métodos de manejo, colheita, transporte, armazenamento, processamento Inexistência de dados quantitativos Quem são? Quantas pessoas? Onde estão? Qual é a produção? Pequi: IBGE 5.700 ton. x Um atravessador 10.000 ton. Barreiras sanitárias e legais Opção 2 de tela de seção com imagem

Entraves Gestão dos territórios Capacitação Comercialização Tela de abertura de seção: opção 2 Entraves Gestão dos territórios Acesso à terra e aos recursos naturais Pouca área das famílias para o extrativismo Áreas comunitárias e de terceiros: acordos informais de uso = frágeis Capacitação Prejudicada pela falta de conhecimento e de técnicos qualificados Comercialização Canais de comercialização Financiamento/Crédito Conhecimento incipiente da produção e mercado Formação e materiais inadequados Gestão de empreendimentos (cooperativas, contratos…) Opção 2 de tela de seção com imagem

Desafios = Políticas Públicas! Tela de abertura de seção: opção 2 Sair da invisibilidade Voz e vez às comunidades e ao tema Mesmas oportunidades e condições dos agricultores Expandir e aprimorar a ATER Organizar a produção e comercialização Agregar valor: Fácil! Há vontade? Canais de comercialização: circuitos curtos Simplificar Remover entraves legais (tributários, sanitários...) Demonstrar a sustentabilidade para a sociedade Comprometer as instituições de pesquisa Mostrar o papel e as várias faces do extrativismo Além da visão econômica: Social, Cultural e Ambiental Opção 2 de tela de seção com imagem

Boas iniciativas 385 itens comercializados Políticas públicas PGPMBio Tela de abertura de seção: opção 2 Políticas públicas PGPMBio PAA PNAE PRONAF PNAPO - PLANAPO Orçamento e Execução da PGPMBio (2009-2015) - 7 anos R$ 22 milhões  R$ 3,1 milhões/ano 60.600 famílias  9.400 famílias/ano Aquisições de produtos da Sociobiodiversidade pelo PAA (2003 a 2010) - 8 anos R$ 39 milhões  4,8 milhões/ano 22.000 famílias  2.750 famílias/ano 385 itens comercializados Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 R$ 187,7 bilhões Fonte: Conab Opção 2 de tela de seção com imagem

Antigos e Novos Problemas Antigos Problemas Comuns Propriedade e acesso aos recursos Babaçu livre x Licuri cortado? Gênero e geração Agregação de valor Comercialização Infraestrutura: acesso, energia e transporte Legislação Capacitação: Gestão de negócios, Mercado, Legislação, Processamento... Novos Problemas Monoculturas Voz e vez às comunidades e ao tema Mesmas oportunidades e condições dos agricultores Expandir e aprimorar a ATER Organizar a produção e comercialização Agregar valor: Fácil! Há vontade? Canais de comercialização: circuitos curtos Simplificar Remover entraves legais (tributários, sanitários...) Demonstrar a sustentabilidade para a sociedade Comprometer as instituições de pesquisa Mostrar o papel e as várias faces do extrativismo Além da visão econômica: Social, Cultural e Ambiental

Castanha do Brasil

Castanha do Brasil Secagem nas comunidades Organização produtiva nas comunidades

Açaí

Produção de Açaí – 2000 – 2013 Maior produto da floresta + 200.000 toneladas + R$ 400 milhões

Açaí – segurança na coleta Equipamento de coleta Questões sanitárias: chagas

Açaí – capacitação em manejo

Açaí – rumo à monocultura?

Babaçu – conflito pelos recursos Lei do Babaçu Livre Grandes Fazendas Acesso ao recurso

Babaçu – agregação de valor

Tecnologia ultrapassada

Ajustes na tecnologia

Babaçu – tecnologia? Equipamentos, máquinas, ferramentas + de 70 máquinas Agora: ferramentas

Pequi – agregação de valor

Pequi – agregação de valor Produção de óleo: tecnologia Melhore qualidade Reduza esforço físico e tempo trabalhado Práticas de coleta Competição pelas áreas: baixa a qualidade

Problemas Específicos Tecnologia Equipamentos, máquinas, ferramentas Babaçu + de 70 máquinas Agora: ferramentas Açaí Equipamento de coleta Questões sanitárias: doença de chagas Castanha do Brasil Secagem nas comunidades Pequi Produção de óleo Intensificação Caminho para o monocultura Açaí e Castanha do Brasil?

O Mundo Real Tela de abertura de seção: opção 2 A conservação do que resta de alguns biomas (eg. Cerrado e Caatinga) será em áreas sob alguma forma de uso e manejo Extrativismo desempenhará um papel fundamental São necessárias práticas alternativas de manejo Criação de animais Regimes de fogo Ajustes nas legislações são necessários Políticas públicas: oportunidade ímpar para aliar uso sustentável e conservação Opção 2 de tela de seção com imagem

Potencial Ampliar a conservação através dos agroextrativistas Tela de abertura de seção: opção 2 Potencial Ampliar a conservação através dos agroextrativistas Criação de reservas de desenvolvimento sustentável Mecanismos econômicos que reconheçam a contribuição ambiental Manter as famílias no campo Infraestrutura: transporte, energia e comunicação Contribuir para renda das famílias Agregação de valor aos produtos das comunidades Reduzir as desigualdades sociais Assegurar os modos de vida das comunidades Reconhecer e fortalecer a cultura Assegurar alimentação nutritiva: família e escola Assegurar o acesso ao PNAE Opção 2 de tela de seção com imagem

Tela de abertura de seção: opção 2 Não há um programa ou política de governo que se proponha a promover a atividade de forma integrada Pesquisa e Tecnologia Agregação de valor ATER Mercado Legislação Infraestrutura Opção 2 de tela de seção com imagem Alta tecnologia: Indústrias de fármacos e cosméticos X Tecnologias apropriadas: grande volume de biomassa

Projeto Bem Diverso Embrapa/PNUD/GEF Objetivos Contribuir para o desenvolvimento sustentável em 6 Territórios da Cidadania através do uso sustentável da biodiversidade Gerar subsídios às políticas públicas de uso sustentável da biodiversidade

Lógica do Projeto Pesquisa Mercado Capacitação Políticas Públicas Tecnologia Conservar a biodiversidade Paisagens de múltiplos usos Através do Manejo Sustentável

Alguns produtos – Projeto Embrapa/PNUD/GEF Tecnologia – Desenvolvimento/adequação de Produtos, Processos e Métodos Níveis sustentáveis de exploração de PFNM definidos Arranjos/desenhos e índices técnicos para SAFs Produtos que agreguem valor: ex.: ração, equipamentos, geleias, extração de óleo... Socioeconomia Contribuição de PFNM e SAF para a economia familiar, local e regional definida Serviços ambientais de PFNM e SAFs avaliados Capacitação de multiplicadores e disseminação do conhecimento Produção, disponibilização e disseminação de material para multiplicadores Capacitação de técnicos em extensão Disponibilização de informações a agroextrativistas em portal com livre acesso na internet Crédito/Financiamento Detecção de gargalos e mecanismos para resolvê-los Comercialização Estabelecimento de canais de comercialização de produtos de SAF e PFNM

Alguns resultados – SAFs e Sociobiodiversidade Tecnologia – Desenvolvimento/adequação de Produtos, Processos e Métodos Níveis sustentáveis de exploração de PFNM definidos Arranjos/desenhos e índices técnicos para SAFs Produtos que agreguem valor: ex.: ração, equipamentos, geleias, extração de óleo... Socioeconomia Contribuição de PFNM e SAF para a economia familiar, local e regional definida Serviços ambientais de PFNM e SAFs avaliados Capacitação de multiplicadores e disseminação do conhecimento Produção, disponibilização e disseminação de material para multiplicadores (cartilhas, vídeos, programas de Radio e TV pela Embrapa) Capacitação de técnicos em extensão Disponibilização de informações a agroextrativistas em portal com livre acesso na internet Crédito/Financiamento Detecção de gargalos e mecanismos para resolvê-los Comercialização Estabelecimento de canais de comercialização de produtos de SAF e PFNM

Obrigado! aldicir.scariot@embrapa.br Tela de abertura de seção: opção 2 Obrigado! aldicir.scariot@embrapa.br Opção 2 de tela de seção com imagem

Tela de encerramento: opção português Opção de tela de encerramento