O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios de Organização Unidade IV
Advertisements

Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Teorias da Administração
Estruturas Organizacionais
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
★ Empresa Excessivamente Organizada
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Estrutura organizacional do S.E.
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
ORGANIZAÇÕES E MÉTODOS
ARQUITETURA E URBANISMo
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Administração Geral - Aula 03
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Profª Me Camila Cristina Mantoani
GESTÃO, LIDERANÇA E TOMADA DE DECISÃO
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Gestão Hospitalar Disciplina: INTRODUÇÃO À ADMINSTRAÇÃO HOSPITALAR
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Pesquisa em Enfermagem
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Administração Pública I
Estruturas Organizacionais
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Capítulo 1 A administração hoje.
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
PROCESSO DO TRABALHO DA ENFERMAGEM
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Planejamento do Processo de enfermagem
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O Trabalho em Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
SERVIÇO DE AUDITORIA EM SAÚDE Prof.ª DENIELLE CUCOLLO
Enfermagem em Trauma e Emergência
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Auditoria em Serviços de Saúde
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto. Definição  Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).
PROCESSO DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Teoria dos princípios do Positivismo Lógico
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR Profa. EVA ZAN

Antecedentes : FLORENCE NIGHTINGALE: - Redução índice mortalidade entre os feridos (Guerra da Criméia); - Conhecimentos de epidemiologia, estatística e administração; - Organização do trabalho da enfermagem no hospital; - Fundação de Escolas de Enfermagem; - Divisão social do trabalho: nurses e ladies-nurses; FLORENCE NIGHTINGALE:

Antecedentes : Consolidação do saber médico em bases mais fortes; Relações de hierarquia e subordinação; Evolução da organização do Serviço de Enfermagem: c/ base na ciência administrativa.

O que é o Serviço de Enfermagem? É o órgão responsável pelo desenvolvimento dos cuidados de enfermagem, através dos profissionais com formação e competência legalmente estabelecidos, em consonância com os padrões de qualidade almejados pela profissão e em sintonia com os objetivos organizacionais.

O que é o Serviço de Enfermagem? É a departamentalização (T. Clássica). Outras denominações: Supervisão de Enfermagem; Gerência de Enfermagem; Superintendência de Enfermagem; Setor de Enfermagem; Departamento de Enfermagem.

Algumas Influências Teóricas: Divisão do trabalho e especialização (Administração Científica); Manuais de normas e rotinas, regimentos, regulamentos, POP (T. Burocracia); Princípios de ordem, disciplina, hierarquia, ... (T. Clássica); Sistema aberto (T. Sistemas).

Características: Congrega grande contingente de pessoal; Tem seu pessoal alocado em diferentes setores do hospital; É um sub-sistema de um sistema maior que é o hospital; Como sub-sistema interage e se inter-relaciona com os demais sub-sistemas; É hierarquizado e obedece a uma cadeia de comando;

Características: Congrega profissionais com diferentes níveis de formação; Desenvolve atividades de diferentes níveis de complexidade; Trabalho: fragmentado; Requer continuidade; Lida com a imprevisibilidade e interrupções; Confrontação com o sofrimento; Permanência no setor ou status residencial.

Estrutura e organização: Organograma do Hospital Linha ou linha-staff Circular Organograma do Serviço de Enfermagem

Organograma do Hospital - Exemplo 1.1 Organograma Hierárquico

Organograma do Hospital - Exemplo 1.2 Organograma Hierárquico

Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2 Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2.1 Organograma Hierárquico

Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2 Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2.2 Organograma Hierárquico

Organograma do Hospital - Exemplo 3 Organograma Circular SUPERINTENDÊNCIA GERÊNCIA ENFERMAGEM PAC EC HOME CARE P I PACIENTE CCIH POB CEE PEX P CIR ASSESSORIA

Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 4 Organograma Pirâmide Invertida Paciente Profissionais Superintendência

Pressupostos norteadores do cuidado de enfermagem: Humanização do Cuidado Visão Holística Qualidade do Cuidado Foco no Cliente Primary Nursing

PADRÕES DE QUALIDADE ESTABELECIDOS PELOS PROFISSIONAIS QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE SATISFAÇÃO DA CLIENTELA/ CONSUMIDOR ? PADRÕES DE QUALIDADE ESTABELECIDOS PELOS PROFISSIONAIS ?

A QUALIDADE NA OPINIÃO DA CLIENTELA Cortesia social Oferecimento de privacidade Atmosfera de alegria Pouco ruído proveniente do posto Atendimento rápido da campainha Transporte adequado dentro do hospital Sensibilidade do funcionário em relação ao inconveniente da hospitalização Satisfação com o companheiro de quarto Qualidade das refeições Fonte: MARQUIS & HUSTON. Leadership roles and management functions in nursing. 1992.

A QUALIDADE NA OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS Baixa incidência de infecção hospitalar Menor duração da internação Baixa taxa mortalidade Mudança comportamental do cliente frente aos conhecimentos adquiridos sobre a doença Potencial de reabilitação Fonte: MARQUIS & HUSTON. Leadership roles and management functions in nursing. 1992.

A Equipe de Enfermagem: Profissionais: Enfermeiro Técnico de Enfermagem Auxiliar de Enfermagem

A Equipe de Enfermagem: Lei N. 7.498 (25/06/86) - dispõe sobre o Exercício Profissional Decisão COREN - normatiza atribuições dos profissionais Lei N. 9.394 (20/12/96) - Diretrizes e Bases da Educação Nacional

A Equipe de Enfermagem: Atribuições: Enfermeiro: direção de órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, chefia de serviço e de unidade de enf.; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços; consultoria, auditoria e emissão de parecer; consulta de enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem; cuidados diretos a pacientes graves com risco de vida; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica.

A Equipe de Enfermagem: Atribuições: Técnico de Enfermagem: Exercer atividades de nível médio atribuídas à equipe de enfermagem; Prestar cuidados integrais a pacientes em unidades de maior complexidade técnica (ex.: centro cirúrgico, neonatologia, emergência), sob supervisão do enfermeiro; Executar tratamentos prescritos e de rotina nas unidades de internação sob a supervisão do enfermeiro.

A Equipe de Enfermagem: Atribuições: Auxiliar de Enfermagem: Exercer atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento, cabendo-lhe principalmente: Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; Executar ações de tratamentos simples; Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.

A Equipe de Enfermagem: Profissionais de enfermagem Fonte: COREN

BIBLIOGRAFIA KRON, T. e GRAY, A Administração dos cuidados de enfermagem ao paciente. 6.ed. Rio de Janeiro: Interlivros,1994. 320p. KURCGANT, P. et al. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 1991 MARQUIS, B. e HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e Aplicação. 2ed. Porto alegre: Artes Médicas, 1999. MOURA, G. S. S. ,MAGALHÃES, A.M., e CHAVES, E. O serviço de enfermagem hospitalar: apresentando este gigante silencioso. Rev. Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 54, n. 3, p. 482-493, 2001