AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, PISCICULTURA E EXTRATIVISMO NO AMAZONAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
Advertisements

Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
FUNASA Superintendência Estadual do Amazonas
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
FETAG-PB.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL.
LINHAS DE CRÉDITO PARA A SILVICULTURA OUTUBRO 2005 Guaíba Rogério Augusto de Wallau Vice-Presidente da CAIXARS SENAR/FARSUL-ARACRUZ.
Aspectos relevantes do Código Florestal (CAR - APP – RL)
Mudanças institucionais Analise Floresta Viva - 29/03/2007.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Fórum Amazonense de Municípios
ORÇAMENTO 2009 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
Contexto geral áreasalteradas  Cerca de 280 mil km 2 de áreas alteradas na Amazônia brasileira (26 mil km 2 só em )  Considerando que 20-25%
1 A regulamentação do manejo florestal sustentável no Amazonas : contribuição na discussão sobre a IN SDS 05 JF Kibler - Floresta Viva Manaus - Outubro.
Quais alternativas legais para a inclusão socio-ambiental dos atores das cadeias madeireiras do interior do Amazonas ? Proposta Floresta Viva a SDS /
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
Seminário Valor Econômico
Projeto Inclusão Produtiva com
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
ATER MARCO LEGAL.
O que é o CAR? É um registro público eletrônico de âmbito nacional com as informações das propriedades rurais, onde o produtor informa em uma imagem de.
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Outubro Estado do Amazonas Amazonas: 4,3x Alemanha 6,4x Reino Unido 6,3x São Paulo 98% da Área Preservada 3,4 milhões de habitantes Manaus: 1,7.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Telemedicina e Telessaúde no Amazonas
Amazonas Inovador: Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Estado do Amazonas
Reforma do Código Florestal Contribuições dos Membros do FBMC Luiz Pinguelli Rosa Secretário Executivo do FBMC Código Florestal: Diálogo Para o Entendimento.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
Programa Municípios Verdes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente Grupo de Trabalho do ICMS Verde Junho de 2014.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Debater as providências e encaminhamentos visando a implantação do Sistema Nacional Cadastro Ambiental Rural (CAR), a integração entre o governo federal.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
CÓDIGO FLORESTAL Lei n /2012 Aspectos relacionados à Agricultura Familiar Brasília, 25/9/2014 Procuradoria Federal Especializada junto ao INCRA.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
Engº Marcos Rodolfo Schoene Diretor Presidente Seminário Estadual sobre Pagamento por S erviços A mbientais EXPERIÊNCIAS EM PSA PROGRAMA SOS NASCENTES.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Audiência Pública Situação dos Quilombos no Brasil Brasília – DF 28 de setembro de 2011 Ministério do Desenvolvimento.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AGRÁRIO
DESMATAMENTO NO ESTADO DO AMAZONAS
Transcrição da apresentação:

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, PISCICULTURA E EXTRATIVISMO NO AMAZONAS

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DOS IMÓVEIS RURAIS DO ESTADO DO AMAZONAS DISPOSITIVO LEGAL Lei Nº 3.635, de 06 de Julho de CRIA o Programa de Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais do Estado do Amazonas, ESTABELECE o Cadastro Ambiental Rural - CAR e DISCIPLINA as etapas do processo de regularização, e dá outras providências. OBJETIVOS Promover a regularização ambiental das propriedades e posses rurais do Estado do Amazonas. Incentivar e fomentar o cumprimento da legislação ambiental quanto à manutenção das APP e RL, recuperação de passivos ambientais e licenciamento ambiental.

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DOS IMÓVEIS RURAIS DO ESTADO DO AMAZONAS Instituições públicas ou privadas SDS Coordenação IPAAM Execução Municípios IDAM Agricultor familiar FAEA FETAGRI MDA

LANÇAMENTO DO SISTEMA DE CADASTRO AMBIENTAL RURAL DO AMAZONAS (SICAR/AM) – 30/

PROPOSTA DE PROJETO (BNDES/Fundo Amazônia) OBJETIVO: garantir o acesso à politica de cadastro ambiental rural – CAR aos pequenos agricultores em áreas com alta pressão de uso do solo no Estado do Amazonas; VALOR: 60 milhões (Fundo Amazônia) e 4 milhões de contrapartida do Estado. METAS: 1. Realizar 30 mil CAR; 2. Fortalecer/ aparelhar os órgãos executores do CAR; 3. Retirar os municípios de Lábrea e Boca do Acre do embargo; ÁREA DE ABRANGÊNCIA (21 municípios): Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Maués, Manaus, Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Manicoré, Apuí e Novo Aripuanã. PÚBLICO ALVO: Proprietários ou posseiros de Imóveis Rurais menores que 4 módulos fiscais, não inseridos em unidades de conservação, excluídos as Áreas de Proteção Ambiental – APA. INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS: SDS, IPAAM, SEPROR/IDAM, UEA, ITEAM, SPF, MDS.

Volumetria manejada autorizada no Amazonas entre 2010 a 2014 (m³) *Dados referentes até março de 2014

Indústrias do Segmento Florestal Licenciadas no Estado do Amazonas entre 2012 a 2014

PISCICULTURAS LICENCIADAS – 2011 A 2014 *Dados referentes até março de 2014

Antonio Ademir Stroski Fones: