Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Leitura e Resumo.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Modelos de Textos Científicos
Ensaiando um ensaio.
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
CONHECENDO PELA LEITURA
Técnicas da Comunicação Científica
FRAGMENTOS DE PESQUISA
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
RESENHA Resenha-resumo:
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Elaborado pela profa. Solange
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Resenha Produção de texto.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CONHECENDO PELA LEITURA
2008. Resenha Segundo o dicionário é uma apreciação breve de um livro ou de um escrito.
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
Disciplina: Metodologia
FICHAMENTO.
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resenha Crítica.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
RESENHA.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Profa. Alexandra.
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
“A resenha é um tipo de condensação da obra inteira que também apresenta dados biográficos do(s) autor(s) e comentários interpretativos do resenhista.
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
Metodologia Científica
Título do trabalho Colocar aqui o nome dos autores xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Tipologia textual Dissertação.
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez

Resenha Trata-se de um gênero textual em que se sintetiza a opinião do autor lido, apontando os destaques, os pontos fortes e falhos. A resenha deve apresentar as ideias do autor (texto) resenhado do modo mais fiel possível, porém apresentando comentários acerca da obra.

Caracteriza-se por ser um texto breve, uma espécie de resumo comentado. Apresenta apreciações, análises críticas e interpretativas, tendo o autor a possibilidade de posicionar-se diante do texto.

Estrutura da resenha O texto apresenta uniformidade, não apresenta subdivisões. Deve ser apresentada a referência completa da obra resenhada na primeira página. Salvo orientação diversa, ao final do texto é colocado o nome do autor da resenha (o acadêmico), curso e semestre.

Partes da resenha crítica Introdução: apresentação da obra e objetivos do autor do texto ao produzi-lo. Resumo: apresentação das principais ideias defendidas na obra e, quando obra científica, de suas possíveis aplicações.

Crítica: texto argumentativo no qual o autor da resenha faz sua apreciação da obra, especialmente no que se refere a análise dos objetivos defendidos pelo autor do texto resenhado. É apenas nessa parte que o autor da resenha opina, baseando-se em outros autores, fazendo comparações e a interpretação do texto lido.

Importante: Apesar da apresentação das partes da resenha de modo separado, essa é uma fragmentação didática. O ideal é que o autor da resenha dialogue com o autor da obra durante todo o texto, não apenas no final.

Apresentação textual 1. Informe a obra e o autor, de modo contextualizado; 2. Se possível, justifique a corrente científica adotada pelo autor; 3. Aproxime as ideias do autor com outros autores e outras ideias relacionadas à mesma temática; 4. Analise criticamente o texto:

a) Verifique a coerência da argumentação; b) Analise a validade dos argumentos utilizados; c) Avalie a forma e a profundidade da abordagem dada ao tema; d) Apresente suas conclusões e consequências, realizando a apreciação das ideias defendidas.