Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Actividades do Formador
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Decreto Regulamentar 2/2008
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Pedagogia da pesquisa-ação
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
“Modelos e Práticas de Avaliação de Recursos Educativos Digitais”
Língua de escolarização: estudo comparativo
Conhecimento e Inovação com as TIC.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Educação e Tecnologias
Santarém Março a Julho de 2007
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
RAÍZES NACIONAIS E ASAS EUROPEIAS. PARCEIROS POLÓNIA (Wroclaw) – coordenadora ITÁLIA (Roma) PORTUGAL (Chamusca) TURQUIA (Kocaeli)
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Gerenciamento de Sala de Aula
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

1. Caracterização do projecto 2. Objectivo central do projecto 3. Objectivos do projecto 4. Grupos de trabalho 5. Fluxo de trabalho 6. O que foi/está a ser feito 7. Coordenadores nacionais itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

Duração: 4 anos Orçamento global: 12,5 milhões de euros Verba atribuída pela UE: 9,4 milhões de euros Início e fim do projecto: Setembro 2010 | Agosto 2014 Número de parceiros: 27 (14 ME), 18 países Áreas dos parceiros: decisores políticos, investigadores, peritos na utilização educativa das TIC, professores inovadores Número de salas de aula a envolver: O iTEC constitui a maior validação da utilização das TIC em sala de aula jamais feita até hoje. 1. Caracterização do projecto itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

Desenvolver cenários motivadores de ensino e de aprendizagem para a sala de aula futura. Estes cenários deverão ser validáveis num piloto de ampla escala. Subsequentemente, deverá ser possível alargar estes pilotos a mais salas de aula (sustentabilidade). 2. Objectivo central do projecto itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

2. Alguns objectivos do projecto (1) Desenvolver um conjunto de cenários de ensino e de aprendizagem que incluam novas abordagens à avaliação das aprendizagens para a sala de aula do futuro que contribuam para melhores aprendizagens dos alunos e para o seu desenvolvimento pessoal Desenvolver critérios de apoio à decisão (tecnológicos, pedagógicos e de políticas de educação) que facilitem a selecção de cenários que possam ser escaláveis. Desenvolver actividades de ensino e de aprendizagem. Levar a cabo pilotagens em cerca de salas de aula. itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

2. Objectivos do projecto (2) Investigar as competências e as competências de saída de que os professores necessitam para operacionalizarem cenários e, em termos gerais, para a sala de aula do futuro. Avaliar até que ponto os cenários iTEC promoveram a colaboração, a individualização, a criatividade e a expressividade nos alunos. Identificar também os processos de mudança necessários à promoção desta transformação. Divulgar os resultados do projecto. itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

WP1 – Gestão do projecto WP2 – Desenvolvimento e monitorização de cenários pedagógicos WP3 – Motivar professores e alunos para a sala de aula do futuro WP4 – Organização e apoio à pilotagem nas escolas | formação de professores WP5 – Avaliação das pilotagens nas escolas WP6 – Formação e apoio aos professores na utilização e adptação das tecnologias iTEC 3. Grupos de trabalho (1) itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

WP7 – Desenvolvimento de “shells” e de um “compositor” WP8 – Desenvolvimento de elementos de ligação do tipo “mash-up” para os componentes existentes WP9 – Partilhar para além dos conteúdos WP10 – Apoio à operacionalização de cenários iTEC motivadores WP11 – Tornar conhecidos os cenários iTEC de sucesso 3. Grupos de trabalho (2) itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

4. Fluxo de trabalho (1) Concepção de cenários educativos (WP2 e WP3) Pré-pilotagens dos cenários AlunosProfs (PD) Definição de tendências políticas, económicas e tecnológicas (WP2) Parceiros Formação de profs (WP6) Definição do quadro de referência e instrumentação de avaliação (WP5) Desenvolvimento de ferramnentas e serviços (WP7 e WP8) Desenvolvimento de ontologias e caracterizações semânticas (WP10) Parceiros Desenvolvimento de ontologias e caracterizações semânticas (WP10) itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

4. Fluxo de trabalho (2) Pilotagens dos cenários (WP4) Várias iterações Divulgação e “entrada nos sistemas educativos” (WP11) Avaliação das pilotagens dos cenários (dados qualitativos e quantitativos (WP5) Várias iterações itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

5. O que foi/está a ser feito (1) Definição e tradução de 20 cenários (várias iterações) 1.ª pilotagem (1 escola) dos cenários em escolas com professores e alunos: Power League e questionário 1.ª reunião do Grupo de Participação + relatório Definição de tendências económicas, políticas, educativas e tecnológicas na Europa 2.ª iteração da definição de cenários itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

5. O que foi/está a ser feito (2) Definição das ontologias e entidades semânticas Definição do quadro de referência para a avaliação das pilotagens 1.ª pilotagem alargada dos cenários com professores e alunos: Power League e questionários Definição das linhas de orientação para as 1as. pilotagens em escolas Definição do modelo pedagógico de formação de professores itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

6. Coordenadores nacionais Coordenador pedagógico: José Moura Carvalho Coordenador técnico: Fernando Rui Campos itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia

itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia