I NTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Professora: Jane Cléa. É comum encontrarmos alunos se queixando de que não sabem interpretar textos. Muitos têm aversão a exercícios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Advertisements

O que é interpretar?.
Você já andou de trem/combóio alguma vez? Numa viagem de trem podemos notar uma grande diversidade de situações, ao longo do percurso.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Quem era Elcana? (1 Samuel 1:1-3) 1 Samuel 1:8 H Elcana era um homem temente a Deus, anualmente fazia sacrifícios e atos de adoração ao Senhor tinha duas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Clique em Espere carregar a página. Na parte inferior branca, selecione o idioma português e depois clique no botão amarelo.
Categoria: Ciências da Saúde | Subcategoria: Saúde Coletiva | nº FEBRACE: 3455 Alunas: Isabela Baquete Prado e Mariane Yoshie Sato Orientador: Prof. Ms.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Psicogênese da língua escrita
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
Como aprender mais fácil?
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Trabalho Prático 1. Consolidação do conceito de impacto ambiental 1.Leia o artigo abaixo, publicado no jornal Folha de São Paulo de 24 de junho de 2005.
ÉTICA E MORAL
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
O uso de um fórum de discussão para desenvolver atividades colaborativas. Autores Autores: BARBOSA, Rommel Melgaço SANTOS, Ieda.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Trabalhando com produção textual
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
SEMÂNTICA Amém.... COMO TUDO COMEÇOU: Manual do Candidato (UNICAMP – 1992) “Partimos do pressuposto de que uma competência voltada para um desempenho.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Professora Rosana Rossatto. Geralmente, classificamos aquilo que podemos ver, tocar, sentir, ou seja, o que faz parte do mundo da matéria. Chegamos até.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN HOSPITALIDADE TEXTO V: A HOSPITALIDADE E O DIFERENCIAL COMPETITIVO DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO ALEXANDRE HENRIQUE.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
Coesão × Coerência Aula 02. O que é texto? O Entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. O Unidade de linguagem.
Pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson, English author, mathematician, and Anglican clergyman, his masterpiece was “Alice’s Adventures in Wonderland”.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Profª Ana Gabriela alunas: Elisângela Almagro Kvint Nilma B. Vasconcelos Novaes Nilma B. Vasconcelos Novaes.
Transcrição da apresentação:

I NTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Professora: Jane Cléa

É comum encontrarmos alunos se queixando de que não sabem interpretar textos. Muitos têm aversão a exercícios nessa categoria. Acham monótono, e às vezes dizem: cada um tem o seu próprio entendimento do texto ou cada um interpreta à sua maneira. No texto literário, essa ideia tem algum fundamento, tendo em vista a linguagem conotativa, os símbolos criados. Mas em texto não-literário isso é um equívoco. Diante desse problema, seguem algumas dicas para você analisar, compreender e interpretar com mais proficiência.

1ª DICA - Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença. Também não se intimide caso alguém diga que você lê porcaria. Leia tudo que tenha vontade, pois com o tempo você se tornará mais seleto e perceberá que algumas leituras foram superficiais e, às vezes, até ridículas. Porém elas foram o ponto de partida e o estímulo para se chegar a uma leitura mais refinada. Existe tempo para tudo em nossas vidas. Não fique chateado com comentários desagradáveis.

2ª DICA - Seja curioso, investigue as palavras que circulam em seu meio. 3ª DICA - Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da leitura, um bom exercício para ampliar o léxico é fazer palavras cruzadas. 4ª DICA - Faça exercícios de sinônimos e antônimos. 5ª DICA - Leia verdadeiramente. Somos um País de poucas leituras. Veja o que diz a reportagem, a seguir, sobre os estudantes brasileiros:

"D ADOS DO P ROGRAMA I NTERNACIONAL DE A VALIAÇÃO DE A LUNOS (P ISA ) REVELAM QUE, ENTRE OS 32 PAÍSES SUBMETIDOS AO EXAME PARA MEDIR A CAPACIDADE DE LEITURA DOS ALUNOS, O B RASIL É O PIOR DA TURMA. A JULGAR PELOS RESULTADOS DO P ISA, DIVULGADOS NO DIA 5 DE DEZEMBRO, EM B RASÍLIA, OS ESTUDANTES BRASILEIROS POUCO ENTENDEM DO QUE LEEM. O B RASIL FICOU EM ÚLTIMO LUGAR, NUMA PESQUISA QUE ENVOLVEU 32 PAÍSES E AVALIOU, SOBRETUDO, A COMPREENSÃO DE TEXTOS. N O B RASIL, AS PROVAS FORAM APLICADAS EM 4,8 MIL ALUNOS, DA 7 ª SÉRIE AO 2 º ANO DO E NSINO M ÉDIO."

6 º DICA - L EIA ALGUMAS VEZES O TEXTO, POIS A PRIMEIRA IMPRESSÃO PODE SER FALSA. É PRECISO PACIÊNCIA PARA LER OUTRAS VEZES. A NTES DE RESPONDER AS QUESTÕES, RETORNE AO TEXTO PARA SANAR AS DÚVIDAS. 7 ª DICA - A TENÇÃO AO QUE SE PEDE. À S VEZES A INTERPRETAÇÃO ESTÁ VOLTADA A UMA LINHA DO TEXTO E POR ISSO VOCÊ DEVE VOLTAR AO PARÁGRAFO PARA LOCALIZAR O QUE SE AFIRMA. O UTRAS VEZES, A QUESTÃO ESTÁ VOLTADA À IDEIA GERAL DO TEXTO. 8 ª DICA - F IQUE ATENTO A LEITURAS DE TEXTO DE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, PORQUE ALGUMAS PERGUNTAS EXTRAPOLAM O QUE ESTÁ ESCRITO. V EJA UM EXEMPLO DISSO :

9 ª DICA - T OME CUIDADO COM AS VÍRGULAS. V EJA POR EXEMPLO A DIFERENÇA DE SENTIDO NAS FRASES A SEGUIR : a) Só, o Diego da M110 fez o trabalho de artes. b) Só o Diego da M110 fez o trabalho de artes. c) Os alunos dedicados passaram no vestibular. d) Os alunos, dedicados, passaram no vestibular. e) Marcão, canta Garçom, de Reginaldo Rossi. f) Marcão canta Garçom, de Reginaldo Rossi. a) Diego fez sozinho o trabalho de artes. b) Apenas o Diego fez o trabalho de artes. c) Havia, nesse caso, alunos dedicados e não dedicados e, passaram no vestibular, somente, os que se dedicaram, restringindo o grupo de alunos. d) Nesse outro caso, todos os alunos eram dedicados. e) Marcão é chamado para cantar. f) Marcão pratica a ação de cantar.

C OMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO Segundo o texto... O autor/narrador do texto diz que... O texto informa que... No texto/assinale a opção correta em relação ao texto... O autor afirma que... Depreende-se/infere- se /conclui-se do texto que... O texto permite deduzir que... É possível subentender-se a partir do texto que... Compreensão (está no texto) Interpretação (está além do texto)

T EXTO : P ODE DIZER - SE QUE A PRESENÇA DO NEGRO REPRESENTOU SEMPRE FATOR OBRIGATÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DOS LATIFÚNDIOS COLONIAIS. O S ANTIGOS MORADORES DA TERRA FORAM, EVENTUALMENTE, PRESTIMOSOS COLABORADORES DA INDÚSTRIA EXTRATIVA, NA CAÇA, NA PESCA, EM DETERMINADOS OFÍCIOS MECÂNICOS E NA CRIAÇÃO DO GADO. D IFICILMENTE SE ACOMODAVAM, PORÉM, AO TRABALHO ACURADO E METÓDICO QUE EXIGE A EXPLORAÇÃO DOS CANAVIAIS. S UA TENDÊNCIA ESPONTÂNEA ERA PARA AS ATIVIDADES MENOS SEDENTÁRIAS E QUE PUDESSEM EXERCER - SE SEM REGULARIDADE FORÇADA E SEM VIGILÂNCIA E FISCALIZAÇÃO DE ESTRANHOS. (S ÉRGIO B UARQUE DE H OLANDA, IN R AÍZES )

ATIVIDADE 1 - I NFERE - SE DO TEXTO QUE OS ANTIGOS MORADORES DA TERRA ERAM : A ) OS PORTUGUESES. B ) OS NEGROS. C ) OS ÍNDIOS. D ) TANTO OS ÍNDIOS QUANTO AOS NEGROS. E ) A MISCIGENAÇÃO DE PORTUGUESES E ÍNDIOS. (A QUINO, R ENATO. I NTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, 2 EDIÇÃO. R IO DE J ANEIRO : I MPETUS, 2003.)

2 - Leia o trecho e analise a afirmação que foi feita sobre ele. "Sempre fez parte do desafio do magistério administrar adolescente com hormônios em ebulição e com o desejo natural da idade de desafiar as regras. A diferença é que, hoje, em muitos casos, a relação comercial entre a escola e os pais se sobrepõe à autoridade do professor." (VEJA, p. 63, 11 maio 2005.) Frase para análise. Desafiar as regras é uma atitude própria do adolescente das escolas privadas. E esse é o grande desafio do professor moderno.