E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária da Ramada
Advertisements

Racismo & Xenofobia Racismo & Xenofobia.
Preconceito.
DEFINIÇÕES.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
Área de Projecto O racismo.
Aborto e Discriminação
“Porque para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
A homossexualidade é um tema que envolve vários assuntos como os direitos humanos, direitos cívicos, politica, religião e outros mais.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa.
Ano Agrupamento de Escolas de Abrigada U nidade L etiva 1 A dignidade da vida humana.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Psicologia Evolucionista. Funções adaptativas do sistema cognitivo e emocional Diferenças comportamentais = sucesso reprodutivo Temáticas: –Poligamia.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
Porque os países de Primeiro Mundo são diferentes?
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
Dissonância Cognitiva. Dissonância cognitiva Definição Tendência nos indivíduos de procurar uma coerência entre suas cognições (convicções, opiniões).
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Reconhecimento da diversidade cultural Diversidade musical e desigualdade social.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Comportamento Organizacional
Individualismo e Coletividade
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Indicadores de Saúde Conceito
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Formas, condutas religiosas, estilos de espiritualidade e condutas religiosas uniformes evidenciam a presença influente de um substrato religioso-cultural.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Discriminação & Preconceitos
Transcrição da apresentação:

E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35

As Bases históricas do preconceito, a discriminação, do racismo e da xenofobia de parcelas do povo europeu com relação aos estrangeiros. historicas

 As bases históricas disso, se deve a teoria do Eurocentrismo, ou seja, os europeus e sentiam superiores em relação aos demais povos por serem brancos, e por se acharem mais cultos, por isso mesmo, subestimavam outros povos e suas culturas;

Diferença e semelhanças entre xenofobia e racismo:

Discriminação  Discriminar significa “fazer uma distinção”. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador.O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar á exclusão social e são o assunto deste artigo.

Racismo  O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância á noção da existência de raças humanas distintas e superiores uma ás outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.  O racismo não é uma teoria cientifica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

Xenofobia  Xenofobia pode se manifestar de várias formas, envolvendo as relações e percepções em relação ao outro grupo ou ex grupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desenho de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza. Xenofobia pode também assumir a forma de uma “exaltação acrítica de outra cultura” á qual se atribui” uma qualidade irreal, estereotipada e exótica. A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países mas de outras culturas, sub culturas ou sistemas de crenças. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão Como se manifesta:  Actos individuais directos  Morte, deportação e imigração “forçada em casos extremos”  Discriminação

Preconceito  Preconceito de comportamento. É uma idéia formada antecipadamente É um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências e que não tem fundamento sério.  O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.  O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando ai a discriminação e o preconceito.