A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Escola e Família: quais são suas competências?
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
O Aluno.
Apresentação.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Ajude – me!!.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Apresentação.
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Violência? Diga não!.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Município: Rio Negro
Os anos das grandes oportunidades
. E.E.ZUMBI DOS PALMARES LUZIA BENTO SOARES TRABALHO (PEDRO DEMO 2000) Metodologia para quem quer aprender.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Estudo Virtual.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Construindo a cultura educacional inclusiva
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Aluno: vladas urbanavicius júnior
Docência universitária: repensando a aula
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Saúde & Alimentação Saudável:
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

A criança é um grande pesquisador Pedro Demo

“Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria.”

“O nível educacional se atinge quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar.”

“Vai ser muito difícil no futuro fazermos qualquer proposta educacional que não seja em parte virtual.”

Mas não serão as novas tecnologias que vão salvar a pátria. Novamente, o grande desafio será inserir pesquisa e elaboração própria em um espaço de aprendizagem virtual.

Normalmente, a gente não produz conhecimento totalmente novo, no sentido de uma construção nova. Nós partimos do que já está construído, do que já está disponível, do conhecimento que está aí diante de nós e o refazemos, reelaboramos.

É preciso distinguir a pesquisa como princípio científico e a pesquisa como princípio educativo.

A partir daí a pesquisa indica a necessidade da educação ser questionadora, do indivíduo saber pensar.

É a noção do sujeito autônomo que se emancipa através de sua consciência crítica e da capacidade de fazer propostas próprias.

Você precisa de informação e formação. E o professor é absolutamente necessário para o processo reconstrutivo, como orientador, avaliador do aluno.

Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentado, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de ter uma proposta própria.

Uma das grandes competências do educador é saber aproveitar essa potencialidade enorme que a criança tem de querer conhecer, de aprender, de inventar coisas diferentes.

Se a gente aproxima a pesquisa como cultivo do saber pensar, ela deve estar em todos os atos educativos, seja da menor criança, seja da pessoa adulta.

As crianças precisam saber matemática, ciências, português, mas ainda mais importante é saber o que fazer com isso na vida, como interferir na sociedade, como mudar seus rumos, como superar a condição de massa de manobra, como tomar o seu destino na mão, como fazer uma proposta.

O conhecimento e a competência podem conviver dialeticamente.

O saber pensar inclui sempre o saber intervir. Nós podemos e temos que recuperar um pouco a proximidade entre teoria prática.

A melhor coisa para uma teoria é uma boa prática. E a prática que não volta para a teoria envelhece e fica caduca.

A gente não estuda só em certos momentos, em certas horas, em certos espaços, mas estuda a toda hora, durante a vida toda, com toda a parafernália disponível, sobretudo a eletrônica.

Assim acredito que o futuro da educação está na teleeducação. A teleconferência é um bom exemplo disso, é uma boa proposta de disseminação de conhecimento, mas não substitui, em hipótese nenhuma, a aprendizagem.

Transmitir conhecimento é uma coisa muito importante para a sociedade e o mundo eletrônico faz isso com mais graça e disponibilidade que o professor.

Daí o professor não se torna dispensável, ele é absolutamente indispensável para a aprendizagem do aluno, para a formação reconstrutiva e politica desse aluno.

A escola tem que cuidar da aprendizagem. Dar aula é fácil, é só despejar conhecimento, às vezes apenas copiados. Mas fazer o aluno aprender é a grande arte do professor.

É preciso de todos os modos, motivar os alunos para a elaboração própria, para buscar a informação, para tomar a iniciativa.

A educação sempre teve diante de si o desafio de aprender coisas novas, não vai ser agora que nós vamos falhar nisso. Temos que dar conta das motivações que a nova geração prefere.

A nova geração prefere pensar através de imagens. Isso ajudaria muito a escola, e o trajeto da formação em qualquer nível traria maior motivação e maior atualização.

Então nós não podemos ficar fechados a essa nova perspectiva.

Como Agir ? Devemos ensinar nossos alunos elaborar seus trabalhos,sempre dando suporte aos alunos.

Obrigada pela atenção!!!! Julho de 2012.