Teoria dos princípios do Positivismo Lógico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Conselho Federal de Enfermagem 5º Seminário Nacional de Fiscalização 25 a 29 de junho de 2012 A Importância da Atuação do Fiscal para a Qualidade do Ensino.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Bacharelado em Sistemas de Informação
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  ORGANIZAÇÕES.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
MA_10_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Chester Barnard
Projeto Político-Pedagógico
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
“é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A psicologia na atualidade
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Para uma visão marxista das relações internacionais
GESTÃO, LIDERANÇA E TOMADA DE DECISÃO
A Sociedade humana: generalidades
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Liderança nas organizações educativas: a direção por valores
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Avanços Tecnológicos e Dianóstico por Imagem. Docente: Enf. Herton Gomes Turma R8N, 24 de Setembro de 2013.
Max Weber e as ações sociais
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Sociologia Por quê?.
Capítulo 1 A administração hoje.
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Ética e Contabilidade.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Faculdade de Enfermagem FACCAT
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
EVOLUÇÃO DOS MODELOS TEÓRICOS Florence NIGHTINGALE-Notas de Enfermagem
Teoria da Administração
IA_06_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Chester Barnard
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA-FACCAT
Joyce Travelbee Teoria da Relação Interpessoal
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Hildegard Peplau Teoria Interpessoal
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Teoria dos princípios do Positivismo Lógico Margaret newman disciplina: história e ética da enfermagem professor: alexander de quadros Aléxia Nascente dos Passos Francieli Torres da Silva Micheli Teoria dos princípios do Positivismo Lógico

Newman Margaret Newman nasceu em 1933, formando-se em economia doméstica em 1954, no Texas. Bacharel em Enfermagem em 1962. Mestre em 1964 e PhD em Ciência da Enfermagem e Enfermagem em Reabilitação, em 1971. Participou como Docente nas Universidades do Tennessee, Nova Iorque e Pennsylvania. *PhD: Último e mais alto título acadêmico que um indivíduo pode obter. Atualmente, é professora na Universidade de Minnesota e pertence ao ANA, com diversos prêmios e participações em periódicos de enfermagem de reconhecida repercussão internacional, tendo prestado consultorias em todo o mundo.

Durante seu doutorado, dedicou-se ao desenvolvimento de uma teoria de enfermagem voltada para a área do relacionamento entre o movimento, o tempo e o espaço, inspirada nos problemas de saúde de sua mãe, a quem considerava imobilizada no tempo e no espaço.

InflUências para newman Retirou de Rogers os conceitos de padrão e natureza unitária dos seres humanos, definindo-o como aberto e interagindo com o ambiente, sem limites verdadeiros, e o padrão como identificação da totalidade da pessoa.

Richard Moss (1981) Itzhak Bentov (1978) Sua visão consistia em que o amor é o mais alto nível da consciência, confirmando a visão de Newman sobre a natureza da Saúde e da Enfermagem; Tinha a visão da consciência como algo evoluindo e sendo coextensiva ao universo, e era favorável a Newman quanto ao conceito da saúde como sendo a expansão da consciência;

David Bohm Arthur Young (1976): Defendia a saúde como um padrão do todo, com progresso normal em direção aos níveis superiores de organização; Discutia a importância do insight, do reconhecimento de padrão e da escolha, sendo esse o ímpeto para a integração do conceito de movimento, tempo e espaço em uma teoria de saúde. Insight: Clareza súbita na mente

Também relacionou os seguintes conceitos: - Tempo e espaço têm um relacionamento exemplar; - Movimento é um meio pelo qual espaço e tempo tornam-se realidade; - Movimento é reflexo da consciência; - Tempo é função do movimento; - Tempo é uma medida da consciência.

conceitos e os pressupostos da teoria - A saúde engloba condições de doença ou patologia; - Essas condições de patologia são consideradas manifestação do padrão total do indivíduo; - Esse padrão manifestado como patologia é primário, preexistindo a mudanças estruturais ou funcionais; - Extinguir a patologia não significa alterar o padrão deste indivíduo; - Se estar doente for este padrão para o indivíduo manifestar-se, passa a ser, então, saúde para a mesma; - Saúde é a expansão da consciência.

Visão de saúde para Newman Para Newman, a visão de saúde como ausência da doença é associada com a discriminação de pessoas doentes como inferiores. Para a teórica, a saúde é vista como um padrão emergente que pode ser entendido em termos de energia, em que “ver a doença como uma manifestação de padrão pode ajudar as pessoas a conscientizarem seu padrão de interação pessoa-ambiente”.

Discute a enfermagem como profissão com três estágios de desenvolvimento: Formativo: Estabelece identidade e responde por suas práticas.

Normativo: A enfermagem perde autoridade e é mais competitiva e persuasiva em relação ao ambiente, onde se dirige para o hospital e tornam-se empregado.

Integrador: Terá relação com outros profissionais e com clientes, em cooperativa mútua, como parceiros, aonde a enfermagem ainda não chegou.

Gerente de enfermagem Para Newman, o gerente de enfermagem exerce o papel de integrador principal, existindo ainda outros dois papéis, que é o de líder de equipe e enfermeiro de equipe.

Líder O líder serve de ligação entre a enfermeira de equipe e o gerente, para integrar e coordenar as ações.

O Cuidado para Newman: Acredita que o cuidar é um imperativo moral para a enfermagem. É algo que transforma todos nós e tudo o que fazemos, mais do que ser algo que fazemos. Cuidar reflete o todo da pessoa, exige que sejamos abertos e ser aberto pode ser vulnerável. Ser vulnerável leva ao sofrimento, que queremos evitar, e isso pode prejudicar nossos esforços em direção aos níveis de consciência.

“Eu vejo vontade de viver”

Sem o cuidado, a enfermagem não ocorre Sem o cuidado, a enfermagem não ocorre. E abraçar a experiência é permitir a descoberta da expansão da consciência. O enfermeiro e o cliente tornam-se parceiros na vivência durante o período de desequilíbrios e no surgimento de um nível superior de consciência.

Bases Teóricas de Enfermagem/Autora:Melanie McEwen,Evelyn M. Wills Referências: http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/25173/teoria-de-margaret-newman Bases Teóricas de Enfermagem/Autora:Melanie McEwen,Evelyn M. Wills

https://www.youtube.com/watch?v=RWPLlSVqYk0