SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA SECRETÁRIO MARCO TEBALDI TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC. REUNIÃO COM SDRs e GEREDs.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Advertisements

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS Brasil Alfabetizado Fazendo Escola Avaliação realizada em novembro de 2005.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sistema Estadual e Registro Escolar
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Secretaria de Educação Básica
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Em 2008, A Frente Paulista de municípios solicita a SEADS a retomada das discussões junto a Fundação Casa para análise das competências e atribuições frente.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Contexto de atuação do CME
D IRETORIA DE E NSINO Região Centro CRH. CEPAG  Atribuição de Classes/Aulas  Municipalização  Artigo 22  Carga Afastamento 2013.
1. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE OS CONSELHEIROS DO FUNDEB NO ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
REGIME DE COLABORAÇÃO Estado - Municípios: avanços e desafios.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
PROPOSTA DA NOVA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
Sistema de Acesso à Informação integrado à Rede Catarinense de Informações Municipais - RedeCIM Emerson Souto Coordenador Tecnologia da Informação e Projetos.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
TRANSFORMAÇÃO EM HOSPITAL DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Planejando a Próxima Década
07 de Agosto de 2014 INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública III Reunião Ordinária do Consed PLATAFORMA DE GOVERNANÇA Iniciativas.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
MANUAL 2015 AUXÍLIO TRANSPORTE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Matrícula 2016.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Consultor de Planejamento
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Oficina sobre o monitoramento GRUPO 5 ESTADOS: Roraima Rio Grande do Sul Santa Catarina Sergipe São Paulo Tocantins.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA SECRETÁRIO MARCO TEBALDI TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SC. REUNIÃO COM SDRs e GEREDs LAGES, 16 DE AGOSTO DE 2011

Promover um salto de qualidade no desempenho do sistema educacional de Santa Catarina.  Fortalecer o Ensino Médio nas suas modalidades;  Ampliar/Criar o Ensino Técnico da Rede Estadual nos Municípios;  Transferir todo o Ensino Fundamental para os Municípios;  Manter Escolas Indígenas e Projetos Sociais;  Fortalecer as Redes de Ensinos Municipais, via regulação. PLANO OBJETIVO GERAL

PONTOS IMPORTANTES NA TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO. 1.Ocorrerá POR ADESÃO DE CADA MUNICÍPIO. 2. Quando da transferência da gestão, as responsabilidades ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E OPERACIONAL, do ensino fundamental, serão dos municípios. 3. O município poderá assumir ANO a ANO, ou OS ANOS INICIAIS ou TODOS OS ANOS do ensino fundamental, conforme for mais favorável. 4. Caberá ao MUNICÍPIO A RESPONSABILIDADE DO CORPO DISCENTE dos anos municipalizados.

PONTOS IMPORTANTES NA TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO. 5. CESSÃO DE USO do imóvel, quando houver USO COMUM entre as duas redes. 6. DOAÇÃO, quando TODA UNIDADE ESCOLAR for de uso exclusivo do município. 7. Os BENS MÓVEIS E EQUIPAMENTOS existentes na unidade escolar SERÃO MANTIDOS, E DOADOS quando a unidade for transferida para o município.

PONTOS IMPORTANTES NA TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO. 8. Os PROFESSORES PERMANECERÃO VINCULADOS ao Estado e a cargo da SED. 9. A gestão dos processos que envolvem os professores serão administrados exclusivamente pela SED, via Diretoria de Gestão de Pessoas e GEREDs. 10. O professor poderá OPTAR, dentro da lei, por diversas funções em caso remoção. 11. No caso em que o professor CONTINUAR A MINISTRAR AULAS NO MUNICÍPIO será previsto FORMA DE RESSARCIMENTO ao Estado. 12. Serão ASSEGURADOS TODOS OS DIREITOS DOS PROFESSORES E SERVIDORES.

PONTOS IMPORTANTES NA TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO. 13. Cada município encaminhará à SED SOLICITAÇÃO DE ADESÃO/PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 14. Os CONVÊNIOS SERÃO FEITOS COM CADA PREFEITURA, após análise das equipes técnicas de cada situação. 15. A municipalização ocorrerá somente no INÍCIO DO ANO LETIVO. 16. A TRANSFERÊNCIA dos alunos do censo ocorrerá até ATÉ 25 MAIO DE CADA ANO (ALTERAÇÕES ATÉ 14 DE AGOSTO). 17. O município RECEBERÁ RECURSOS do FUNDEB-SAL. EDUC. já no INÍCIO DO ANO SEGUINTE. 18. Para as transferências após fechamento do Censo, deverá ser feito convênio entre Estado e Município, para repasse dos recursos equivalente ao FUNDEB e SED.

PONTOS IMPORTANTES NA TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO. 19. O ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO será feito pelas GEREDs e SDRs, em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação. 20. OS MUNICÍPIOS DE BAIXO IDEB E BAIXO IDH (inclusos no CONSIS), terão atenção especial para apoios necessários para melhoria da qualidade, quando solicitarem. 21. A EQUIPE TÉCNICA DA SED DARÁ ASSISTÊNCIA A TODOS OS MUNICÍPIOS na análise da proposta de transferência de gestão.

REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 6/14 anos (2010) MUNICÍPIOS 293 TRANSFERÊNCIA COMPLETA – ZORTÉA 1 ESCOLAS ESTADUAIS COM EF PROFESSORES EFETIVOS ENVOLVIDOS ALUNOS MATRICULADOS NA REDE EST. (sem EJA) (43%) MUNICÍPIO, FEDERAL E PARTICULAR (57%) TOTAL – EF. TODAS AS REDES

SITUAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL ( CENSO 2010) REGIÃOTOTAL ALUNOS -miEST/TOTAL % BRASIL31,0033 NORTE3,2833 NORDESTE9,5618 SUDESTE11,8416 SUL4,0544 CENT. OESTE DF 1,84 0, CEARÁ RJ SC MINAS 1,48 2, ,

PROPOSTA DO ESTADO DE SED 1. INCENTIVAR OS MUNICÍPIOS QUE ESTÃO NUM PROCESSO DE ASSUNÇÃO VOLUNTÁRIA DE ANOS/SÉRIES DO EF. 2. INICIAR 2012 NÃO OFERTANDO O PRIMEIRO ANO DO EF, ONDE FOR POSSÍVEL. 3. TRANSFERIR MATRÍCULAS NO CENSO EM 2011 E 2012, APÓS ACORDO COM PREFEITURAS. 4. TRANSFERIR POR CONVÊNIO MATRÍCULAS DE ESCOLAS QUE POSSUAM EF, E COM POUCOS PROFESSORES EFETIVOS, NAS CONDIÇÕES LEGAIS ATUAL. 5. TRANSFERIR POR CONVÊNIO OU CENSO AS MATRÍCULAS DE ESCOLAS QUE ENVOLVAM AFASTAMENTO DE PROFESSORES EFETIVOS JUNTO AOS MUNICÍPIOS. (REQUER LEI COMPLEMENTAR)

O QUE FALTA FAZER?  1. DECRETO CRIANDO PROGRAMA DE PARCERIA EDUCACIONAL ESTADO-MUNICÍPIO: - PERMITINDO CONVÊNIO ENTRE SED E MUNICÍPIOS; - PERMITINDO CONVÊNIO ENTRE SED E MUNICÍPIOS; - PERMITINDO REPASSE DO FUNDEB E SALÁRIO EDUCAÇÃO; - PERMITINDO REPASSE DO FUNDEB E SALÁRIO EDUCAÇÃO; - PERMITINDO TRANSFERÊNCIA DE IMÓVEIS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS; - PERMITINDO TRANSFERÊNCIA DE IMÓVEIS, MÓVEIS E UTENSÍLIOS;  2. LEI COMPLEMENTAR QUE PERMITA : - AFASTAMENTO DE EFETIVOS JUNTO AOS MUNICÍPIOS - REMOÇÃO OU ATRIBUIÇÃO DE EXERCÍCIO DE EFETIVOS NA REDE ESTADUAL; - GARANTIA DOS DIREITOS DO CARGO EFETIVO.  3. CONVÊNIO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO. - QUE DETALHE OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NA TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS, MOVÉIS, IMÓVEIS E UTENSÍLIOS, E QUE DEFINA AS REGRAS PARA AFASTAMENTO DE EFETIVOS JUNTO AOS MUNICÍPIOS.

SITUAÇÃO ATUAL  VISITADO TODAS AS GEREDs e SDRs.  VISITADO 20% DOS MUNICÍPIOS.  A MAIORIA DOS PREFEITOS QUEREM ASSUMIR A GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS CONDIÇÕES PROPOSTAS.  PALESTRAS DO SEC. TEBALDI PARA UNDIME E FECAM.  PARTICIPADO DOS EVENTOS DA FECAM (SINALIZADO APOIO)  APROVADO PELO GRUPO GESTOR E GOVERNADOR.  MUITOS PREFEITOS JÁ OFICIALIZARAM VIA CARTA.  ALGUNS MUNICÍPIOS JÁ EXPUSERAM CONDIÇÕES COM SECRETÁRIO TEBALDI. - A EFETIVAÇÃO DEPENDE DE CONVÊNIO. - HOUVE CASOS QUE FORAM ACORDADOS VIA CENSO.

METAS   1. TER ADESÃO 3/4 DOS MUNICÍPIOS ATÉ FINAL DO GOVERNO.   2. NESTE ANO FAZER CONVÊNIOS, NÃO OFERTA DE MATRÍCULAS E TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIAS.   3. META POR SDR/GERED DA ORDEM DE 1000 (MIL) TRANSFERÊNCIA DE MATRÍCULA VIA CONVÊNIO.   4. REDUZIR O NÚMERO DE ALUNOS NA REDE ESTADUAL – 360 MIL (NOVO CENSO) MIL MIL MIL.

MUITO OBRIGADO PAULO IOLANDO DE SANTANA