1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Ensaiando um ensaio.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
Interpretação “Não há sentido sem interpretação. Ela é sempre passível de equívoco. Os sentidos não se fecham, não são evidentes, embora pareçam ser.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Denotação e Conotação.
O texto argumentativo.
Como tirar 1000 na redação do ENEM
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Dissertação Redação.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Redação de sínteses Rodney Caetano.
CRôNICA.
Professora Camile Baccin
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Dissertação.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
O texto argumentativo.
Trabalho nas regras ABNT
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Forma Canônica e Definições
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
Prof. Aron Roberto Ferreira
Redigindo a opinião do grupo.
Texto dissertativo argumentativo
Resumo.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Desafio Pré-vestibular
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
A construção do sentido
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
A redação e seus segredos
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
ESTILO DO TEXTO.
Redação e Literatura Prof. Dani Resumo, Resenha e Sinopse.
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Texto expositivo & argumentativo
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

1. Evitar fuga do tema 2. Apreender o sentido completo do tema 3. Facilitar o desenvolvimento de ideias/ argumentos

Razões para a fuga do tema: 1. Desconhecimento total do assunto 2. Desconhecimento do vocabulário 3. Desatenção na leitura 4. Dificuldade de abstração

Diferenças entre... Assunto Caráter amplo/ aberto/ genérico Tema Especificações/ direcionamentos/ questões para debate X

AssuntosTemas Brasil: pluralidade e contraste (UFRJ) A presença da máquina no cotidiano do indivíduo (PUC-RIO) BrasilTecnologia Ou seja, um mesmo assunto pode dar origem a vários temas!

Movimento imigratório para o Brasil no século 21 - ENEM 2012

Temas Denotativos Linguagem objetiva e não poética Frases diretas ou perguntas em sentido literal/ sem ambiguidades

Assunto: Violência Proposta 1 Os principais fatores que produzem esse recrudescimento da criminalidade Proposta 2 Como o medo da violência tem transformado a vida dos brasileiros nos últimos anos?

Assunto: Educação Proposta 1 Novos agentes envolvidos na educação de uma pessoa Proposta 2 A importância da educação no processo de emancipação do indivíduo diante da opressão social

Temas conotativos Emprego de uma linguagem mais metafórica e/ou poética Sentidos implícitos/ presença de versos e frases filosóficas

Assunto: ? Proposta 1 Quem não concorda comigo é meu inimigo Proposta 2 ” “O mais triste de um passarinho engaiolado é que ele se sente bem” Abre espaço para muitas reflexões e considerações! (limites...)

Temas ENEM

Coletânea de apoio TEXTO IV Lembra-te de que tempo é dinheiro. Aquele que pode ganhar dez xelins* por dia com seu trabalho e vai passear, ou fica vadiando metade do dia, embora não despenda mais do que seis pence durante seu divertimento ou vadiação, não deve computar apenas essa despesa; gastou, na realidade, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais. (...) Aquele que perde cinco xelins, não perde somente esta soma, mas todo o proveito que, investindo-a, dela poderia ser tirado, e que durante o tempo em que um jovem se torna velho, integraria uma considerável soma de dinheiro. BENJAMIN FRANKLIN xelim − unidade de moeda equivalente a 12 pence WEBER, Max. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985 Temas UERJ

TEXTO V Dizemos, com frequência, que fomos atropelados pelos acontecimentos − mas quais acontecimentos têm poder de atropelar o sujeito? Aqueles em direção aos quais ele se precipita, com medo de ser deixado para trás. Deixamo-nos atropelar, em nossa sociedade competitiva, porque medimos o valor do tempo pelo dinheiro que ele pode nos render. Nesse ponto remeto o leitor, mais uma vez, à palavra exata do professor Antonio Candido: “O capitalismo é o senhor do tempo. Mas tempo não é dinheiro. Isso é uma brutalidade. O tempo é o tecido de nossas vidas”. A velocidade normal da vida contemporânea não nos permite parar para ver o que atropelamos; torna as coisas passageiras, irrelevantes, supérfluas. MARIA RITA KEHL mariaritakehl.psc.br Temas UERJ

UERJ 2013 Os textos IV e V apresentam posições opostas sobre a relação com o tempo: para o primeiro, tempo é dinheiro, porque deve ser empregado em produzir riqueza; para o segundo, tempo não pode ser resumido ao dinheiro, porque isso é uma brutalidade. Com base na leitura de todos os textos e de suas elaborações pessoais sobre o tema, escolha uma das duas posições e a defenda, redigindo um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Utilize a norma padrão da língua e atribua um título a sua redação

Proposta de redação para a próxima aula: ?

Material: Prof Paula Karoline :)