Aula Introdutória: Análise de Políticas Públicas Professor Adalberto Azevedo/Gabriela Lotta São Bernardo do Campo, 09/06/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capa Índice.
Advertisements

GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Práticas Administrativas II
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Metodologia Científica
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Orientação do Artigo Interdisciplinar
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Este material é parte integrante da disciplina
Metodologia Científica
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PROGRAMAÇÃO 2010 CURSO: Nutrição PUC Campinas
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
Curso de pedagogia CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Relatório de uma visita de Estudo
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Trabalho nas regras ABNT
Construção de relatórios
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
TRABALHO CIENTÍFICO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO.
TCC 2º Semestre 2014.
Elaboração de relatório
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
INTRODUÇÃO Corpo do texto Arial regular tamanho 32pt, podendo ser reduzido para até 24pt, caso a quantidade de texto ultrapasse o espaço delimitado. Corpo.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Apresentação da Disciplina
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Aula Introdutória: Análise de Políticas Públicas
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia Científica
Sejam bem vindos!.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Aula de Introdução: Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
Laboratório de Mecânica
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini
autonomia; saberes; prática/teoria/práxis
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Tópicos Especiais -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
AUDITORIA Profa. Andréia.
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula de Introdução
Competências Profissionais
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Metodologia Científica
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Bem-vindo a todos!. Curso de Bacharelado em Administração de Empresas Reconhecimento do curso: Portaria MEC 875/93Curso de Bacharelado em Administração.
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
Bem-vindo a todos!. Curso de Bacharelado em Administração de Empresas Reconhecimento do curso: Portaria MEC 875/93Curso de Bacharelado em Administração.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VIII - APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA MONOGRAFIA MANUAL DE MONOGRAFIA.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Aula Introdutória: Análise de Políticas Públicas Professor Adalberto Azevedo/Gabriela Lotta São Bernardo do Campo, 09/06/2015

Plano de Aula 1. Sobre o curso (participativo): dinâmica, avaliação, cronograma/conteúdo (blog: ) 2. Apresentações dos discentes (Formação, experiências de trabalho, intenções de pesquisa, percepções sobre os assuntos do curso) 3. Debate sobre o curso 2

Sobre o curso: dinâmica das aulas Dinâmica das aulas Aulas expositivas e participativas, baseadas na leitura prévia de um ou mais textos essenciais; No final das aulas, 4 em grupo deverão expor um ponto complementar à aula (caso de PP, uma crítica à teoria, uma notícia, sua pesquisa, seu trabalho, etc.) que anime a discussão (com base nas teorias e modelos que serão assunto da aula). Grupos serão definidos na aula anterior à aula em que o grupo irá apresentar Em ao menos 3/4 das aulas, deverão entregar (impressa) uma resenha do texto de leitura essencial (8 resenhas no mínimo). A falta de entrega desse limite mínimo implica em reprovação (mas não contam no conceito final). 3

Sobre o curso: avaliação Avaliação Paper contendo uma análise de política, utilizando um ou mais enfoques teóricos abordados (individual) (notas com parecer) Participação em aula, incluindo as discussões dos pontos complementares (construção do conceito final) Avaliação por conceito: mais abrangente que notas Presenças: mínimo de ¾ do total de aulas (nove aulas), com entrega de ao menos oito resenhas (faltas podem ser abonadas por motivos de saúde) 4

Formato dos trabalhos finais Dissertações curtas, 15 a 20 páginas de texto (incluindo referências bibliográficas). Formato (Word Office/Open Office): Margens: 2 cm (todas), Espaçamento entre linhas: 1,5 Fonte: Arial 12. Citações: padrão ABNT Prazo de entrega: Última aula (dia 29/08/2016) O texto deverá conter: um objetivo bem definido (uma questão inicial, ou ideia a ser defendida), uma ou mais teorias relacionadas ao tema escolhido, informação relevante para atingir o objetivo (responder a questão/defender uma ideia), conclusões coerentes com a argumentação desenvolvida. 5

Cronograma e outras informações Textos complementares, avisos, etc. Página no facebook? 6

Defesas de mestrado do PGPP Dia 10 de junho (sexta-feira), às 14h30 Título da dissertação: GOVERNANÇA E DEMOCRACIA NA UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI: o caso da Universidade Federal do ABC Mestrando: Thiago Sales Barbosa Orientador: Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo Linha de pesquisa: Democracia, Instituições e Governança Local: UFABC, Campus SBCampo, Bloco Beta, Auditório 004 Dia 24 de junho (sexta-feira), às 10h00 Título da dissertação: A Judicialização da Educação nas Universidades Federais como reflexo do Acesso à Justiça Mestranda: Isabel Bezerra de Lima Franca Orientador: Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior Local: UFABC, Campus SBCampo, Bloco Beta, Auditório A021 Dia 30 de junho (quinta-feira), horário a confirmar Título da dissertação: Análise da participação social no processo de planejamento, gestão em São Bernardo do Campo/SP Mestrando: Wilson Brito Abreu Orientadora: Gabriela Spanghero Lotta Local: UFABC, Campus SBCampo, Bloco Beta, Auditório A021 7

Obrigado pela atenção!!! 8