Boletim de Avaliação Escolar Resgate histórico. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NECESSIDADE DE MELHORAR O DIÁLOGO ESCOLA / FAMÍLIA.

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Transcrição da apresentação:

Boletim de Avaliação Escolar Resgate histórico

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NECESSIDADE DE MELHORAR O DIÁLOGO ESCOLA / FAMÍLIA

BOLETIM DE AVALIAÇÃO ESCOLAR CONCEPÇÃO COMISSÃO DE ELABORAÇÃO COERÊNCIA COM AS CONCEPÇÕES DO CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA VISUALIZAÇÃO DO CRESCIMENTO DO ESTUDANTE AO LONGO DE TODO O CICLO

O envolvimento dos diversos setores no processo: o dirigente, a secretaria, os pedagogos e os professores

BOLETIM DE AVALIAÇÃO ESCOLAR POSSIBILIDADES: CADASTRAMENTO DE ESTUDANTES AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SELEÇÃO DE EXPECTATIVAS REGISTRO DAS AVALIAÇÕES EMISSÃO DO BOLETIM RELATÓRIOS POR CICLO RELATÓRIOS POR TURMA RELATÓRIOS POR ESCOLA RELATÓRIOS POR NÚCLEOS DEFINIÇÃO DE DATA FINAIS DAS AVALIAÇÕES REGISTRO DA FREQUÊNCIA

BOLETIM DE AVALIAÇÃO ESCOLAR Administração escolar Gestão pedagógica

Gestão Pedagógica Projeto pedagógico da rede municipal Desenvolvimento dos estudantes Acompanhamento das práticas pedagógicas e do desenvolvimento dos estudantes

Desenvolvimento dos estudantes: Representado pelas curvas de referência das áreas/disciplinas

ÁREAS / DISCIPLINAS Educativas Social e Organização do trabalho e construção da autonomia

Cognitivas Envolvem as disciplinas inseridas no projeto pedagógico da rede e as expectativas de aprendizagem associadas a um conceito de aquisição de conhecimento pelos estudantes..

CURVA DE REFERÊNCIA Educativas Espera-se que o estudante possa adquirir todas essas expectativas logo no início da trajetória e mantenha essa aquisição até o final do ciclo. A curva de referência é uma linha reta na altura de 80%.

SOCIAL

Cognitivas espera-se uma aquisição crescente tanto em quantidade quanto em qualidade.

Gráfico das áreas/disciplinas Linha empiria:  valores médios observados em testes como o Aprova Contagem e Prova Brasil Linha SEDUC:  80% do valor da linha empiria

Porcentagens de Referência EtapaSEDUCPlena 08,8811,10 110,2112,76 213,6017,00 321,3526,68 435,5344,42 553,3466,68 667,5384,42 775,2894,10 878,6798,33 980,00100,00

 Pontuação excedente: O valor das expectativas excedentes é depreciado sequencialmente na razão de 0,5 conforme abaixo:  ½ ¼.....

Importante, na seleção das expectativas, estabelecer permanente relação entre diagnóstico / curva de referência.

O acompanhamento do estudante ao longo da trajetória escolar é feito pelo monitoramento pedagógico complementado por avaliações de três tipos: Diagnósticos iniciais Avaliações de etapas Avaliações externas

Matriz de Referência  Expectativas de Aprendizagem  Seleção das expectativas por etapa  Planejamento da sequencia didática  Execução do trabalho pedagógico  Avaliações

Alterações nas funcionalidades do programa Gerenciamento: 16/02/2011 Organização pedagógica: 01/03/2011

Encerramento das etapas em 2011: 1ª, 4ª e 7ª etapas: 29/04/2011 2ª, 5ª e 8ª etapas: 31/08/2011 3ª, 6ª e 9ª etapas: 05/12/2011