Bombas. CURVAS CARACTERÍSTICAS A curva característica de desempenho de uma bomba mostra a variação da altura manométrica com a vazão. São também usualmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Advertisements

Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 1ª Fase.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
Instalações Hidráulicas/Sanitárias Água Fria
Centrais Hidrelétricas Exercícios. Exercício I: Em um aproveitamento hidrelétrico, o nível de montante encontra-se na cota 890 m e o de jusante na de.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
EQA 5313 – Operações Unitárias de Quantidade de Movimento
UNIVERSIDE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA CIVIL SANEAMENTO SEDIMENTAÇÃO GRAVITACIONAL Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney.
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Componentes de um Sistema Hidráulico Parte II
Equilíbrio Químico Aulas 6 Equilíbrio Químico: Reações reversíveis
Gases resolução dos exercício impares propostos página 92
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – CINEMÁTICA DOS FLUIDOS
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
Energia hídrica e eólica 6ª CONFERÊNCIA. Energia hídrica É aquela que é obtida a partir da energia cinética ou potencial de uma massa de água.  Trata-se.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 15 de junho de
Bombas.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Sistemas de Instrumentação Ellen Moallem Danusa Teixeira Henrique Nora Neto Luciana L. de Barros Vania R. Lança
Quantidade de informação
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
PROJETO DE CANAIS Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
FILTROS BIOLÓGICOS AERÓBIOS
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Aula 5: O Potencial Elétrico
Equação de energia para fluidos ideais
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Disciplina: Circuitos Digitais
Bombas.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Hidráulica.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Instrumentação – Conceitos Básicos Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Ciências Mecânicas Professores.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
Noções de Grandezas Físicas e Unidades
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – Equação de Bernoulli
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
Cavitação Matéria: Ocorrência de cavitação em turbomáquinas com líquidos: filme Examples of Cavitation Efeitos da cavitação no funcionamento das turbomáquinas.
Equação de energia na presença de uma máquina
Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!
HOJE!! EXERCÍCIOS.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Transcrição da apresentação:

Bombas

CURVAS CARACTERÍSTICAS A curva característica de desempenho de uma bomba mostra a variação da altura manométrica com a vazão. São também usualmente apresentadas as curvas relativas ao rendimento, a potência de eixo, NPSH N, a velocidade (em rpm), e outras informações como o tamanho da bomba e o tipo, tamanho do impulsor, etc.

CURVAS CARACTERÍSTICAS As curvas são construídas para uma velocidade constante (rpm) e um determinado diâmetro de impulsor (ou série de diâmetros). Toda curva característica é feita para bombear água fria limpa e não se aplica necessariamente ao bombeamento de outros líquidos. No caso de líquidos viscosos a localização da curva característica, assim como a curva de rendimento sofre alterações.

CURVAS CARACTERÍSTICAS A seleção é feita de modo que o funcionamento esteja próximo à situação de melhor rendimento. As curvas características servem para descrever as condições operacionais de uma bomba e permitem relacionar a variação de altura manométrica com a vazão a uma velocidade constante.

CURVAS CARACTERÍSTICAS Altura Total ou Altura Manométrica (H = Hm): medida de altura de uma coluna de líquido que a bomba poderia criar resultante da energia cinética que a bomba dá ao fluido. A principal razão para usar altura ao invés de pressão para medir a energia de uma bomba centrífuga é que a pressão variará dependendo da densidade do fluido do fluido, mas a altura permanecerá a mesma.

CURVAS CARACTERÍSTICAS

Curvas características do sistema A curva de resistência do sistema ou curva de carga do sistema é a variação no fluxo relacionada à carga do sistema. Ela deve ser desenvolvida pelo usuário com base nas condições de serviço. Considerar : lay-out físico, condições de processo e características do fluido.

Curvas características do sistema A curva de carga do sistema representa a relação entre a vazão e as perdas hidráulicas. As perdas por fricção variam com o quadrado da taxa de fluxo, logo a curva do sistema tem a forma parabólica. As perdas hidráulicas em sistemas de tubulação são compostas de perdas por fricção no tubo, válvulas, acessórios....

Curvas características do sistema Considerando : Δ P = 0 ; Δ V = 0 ; H = Δ X + h R Δ X = Hg Δ h = h R H = Hm = Hg + Δ h Hm = altura manométrica de elevação. Hg = altura geométrica ou estática de elevação. Δ h = soma das perdas de carga verificadas na tubulação.

Curvas características do sistema 1.Altura Geométrica. Hg = Xr – Xs 2.Perda de Carga Δ h = Δ hs + Δ hr Δ hs = perda de carga na sucção; Δ hr = perda de carga no recalque.

Curvas características do sistema a) Altura Geométrica Nula (Hg = 0): Hg = 0 ( Xs = 0, Xr = 0)

Curvas características do sistema b) Curva Típica (Hg > 0)

Curvas características do sistema c) Sistema por Gravidade (Hg < 0)

??Ponto de operação ?? ets/image/0003/165360/curve-2.gif

Ponto de operação Os pontos sobre a curva característica da bomba representam condições reais de operação. A altura manométrica em Q=0 é igual a Hm A altura que se consegue bombear vai diminuindo progressivamente até o ponto de trabalho PT O ponto de cruzamento das duas curvas (da bomba e do sistema) define o ponto de operação da bomba !!!

Ponto de operação

NPSH NPSH (Net Positive Sucion Head). - Carga líquida positiva de sucção - As bombas cinéticas para operarem satisfatoriamente, requerem líquidos livres de vapor na linha de sucção, à entrada do rotor. Se a pressão dentro da bomba cai abaixo da pressão de vapor do líquido, haverá a formação de bolhas de vapor nesse local.

Cavitação Por causa do rápido aumento da pressão dentro da bomba, as bolhas se fundem em uma dada zona com ausência de líquido. Este fenômeno é chamado cavitação (de cavidades) e pode reduzir a eficiência da bomba causando ruído, vibrações, fratura do rotor, da carcaça, etc.

NPSH O NPSH é a carga total no bocal de sucção da bomba, menos a pressão de vapor (P o ) do líquido à temperatura de bombeamento.

NPSH D Ignorando o efeito cinético e considerando o sistema aberto para a atmosfera (Ps= 0)...

NPSH N = NPSH R A curva fornece o valor do (NPSH) N Cada ponto da operação indica o valor mínimo de NPSH R necessário para não haver problemas na sucção.

NPSH a fim de evitar que a vaporização ocorra... A igualdade entre o (NPSH) D e o (NPSH) N, indica uma situação limite, com início de cavitação. É comum adicionar-se, por motivo de segurança 0,5 a 1,0 mCL ao (NPSH) N.

Altura Máxima de sucção (z m ) Determinada a partir da análise de um sistema de recalque onde o fluido deve ser captado em um reservatório que normalmente está situado abaixo do eixo da bomba. Para que não ocorra o problema da vaporização do fluido podemos determiná- la a partir da equação de cálculo do NPSH D.

Altura Máxima de sucção = z m Considerando o sistema operando a pressão atmosférica e definindo Xs = - z m temos:

Altura Máxima de sucção Considerando a igualdade entre o (NPSH) D e o (NPSH) N (situação limite)... A partir do valor calculado de z m é possível verificar se o sistema irá operar com ou sem cavitação. A cavitação deve ser evitada aproximando-se a bomba da captação ou modificando o sistema de bombeamento (bomba e tubulações).

Temperatura X Pressão de vapor da água T( o C) Pressão (mca) 0,090,120,240,430,751,252,022,174,827,1410,33

Funcionamento ideal de bombas Exigências básicas... 1.A primeira exigência é que nenhuma cavitação ocorra ao longo da grande faixa operacional da bomba 2.A segunda exigência é que um fluxo contínuo mínimo seja sempre mantido, durante a operação.

Funcionamento ideal de bombas Condições desfavoráveis.... quando a bomba é operada a baixas vazões... Grandes vazamentos na carcaça, no lacre, e na caixa de recheio Deflexão e cisalhamento de eixos Travamento do mecanismo interno da bomba Cavitação Degradação da qualidade do produto Estocadas hidráulicas excessivas Quebra prematura de mancais

Importante... A seleção e o dimensionamento correto não só eliminam as chances de cavitação e operação a baixa vazão, mas também diminuem significativamente os seus efeitos prejudiciais....efetuar cuidadosa análise técnica e econômica... O dimensionamento do diâmetro das tubulações deve ser feito considerando valores de velocidade consagrados pela prática... 1,0 a 2,5 m/s para sucção de água em bombas, 2,0 a 3,0 m/s em instalações industriais.

Altura Máxima de sucção z m Aplicação 2 Um poço fornecerá água a 20 o C a uma vazão de 15 m 3 /h contra uma altura de 13,3 mCL, com um desnível de 6,40 m entre a borda do poço e o nível da água. As perdas na sucção somam 2,26 mCL e o NPSH fornecido pelo fabricante é 0,7 mCL. 1- Calcule z m e determine se é possível fazer o deslocamento do fluido. 2- Calcule o NPSH D 3 - Caso a margem de segurança padrão for de 0,8 mCL ainda é possível operar o sistema. Considere o sistema operando ao nível do mar.

Exercício em grupo na próxima aula... Obrigado pela atenção ! Prof. José Miguel Müller

"Ruego a los jóvenes que no se dejen robar esa juventud de adentro. La de afuera inevitablemente se la lleva el tiempo, pero hay un territorio adentro mirándonos hacia nosotros mismos y que está unido a un concepto muy simple: solidaridad con la condición humana……los jovenes deben tener más tiempo para el amor y menos preocupación por el consumo.” ???Autor ???, 08/2013 “Rogo aos jovens que não se deixem roubar esta juventude dentro de vocês. A que está fora, inevitavelmente, o tempo levará, mas dentro de nós há um território que nos observa e que está ligado a um conceito muito simples: a solidariedade com a condição humana..... os jovens devem ter mais tempo para o amor e menos preocupação com o consumo. "

Presidente de la República Oriental de Uruguay, José “Pepe” Mujica Sugestão : Discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável min. no youtube ---- ONU Rio