6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Programa de Qualificação
Desafios dos RPPS Março 2011 Desafios dos RPPS Março 2011.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL COMO IMPULSOR NA GESTÃO POR RESULTADOS
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
APRESENTAÇÃO E ENTREGA DO PRÊMIO Rio de Janeiro - RJ 25/11/2011 PREMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM RPPS.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
COMITÊS 2011 / 2012
Movimento Alagoas Competitiva
Edevaldo Fernandes da Silva
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
Desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social
Abracom Missão e valores
GT PREVIDÊNCIA.
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
Planejamento Previdenciário, a bola da vez....
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
Por Otoni Gonçalves Guimarães
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
o parcelamento terá debito em conta como também os repasses mensais; os conselheiros devem estar atentos aos repasses mensais; enquanto maior participação.
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
CONTEXTO GERAL DAS MUDANÇAS ENVOLVENDO OS RPPS EM 2015
O Equilíbrio Financeiro e Atuarial dos RPPS
Regimes Próprios dos Servidores Públicos Brasília, 17 de março de 2011.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS DO IFPR
Estrutura Histórico Missão Visão Estratégia Estrutura Fundamentos Excelência Ciclo Política Participações Arquitetura Apoio Resultados Perspectivas Conselho.
Beneficiários - Aposentados: Pensões: 42
9º Congresso Estadual da AEPREMERJ “Efetividade na Governança e Controle Interno dos RPPS” Rio de Janeiro – Jul/2015 Gustavo Barbosa Rioprevidência.
MPS - Ministério da Previdência Social
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
RPPS/PE - O ATENDIMENTO COMO FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS.
CARIACICA Espírito Santo Brasil
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Realizações – 2º quadrimestre 2015: DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA : Suplementação realizada conforme demanda criada no TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial.
28º SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 08 A 10 DE MARÇO DE 2016 BELÉM/PA ABIPEM.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
4º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM RPPS APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO Ipojuca – PE 11/9/2013.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
Transcrição da apresentação:

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA

APRESENTAÇÃO: O Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária, idealizado e organizado pela Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – ANEPREM, foi lançado em 2010 com o propósito de estimular as unidades gestoras de RPPS a desenvolverem práticas de governança corporativa.

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA MODELO DE GOVERNAÇA CORPORATIVA

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA OBJETIVOS: -Disseminar e estimular os fundamentos de excelência e de inovação na gestão pública; -Estimular a melhoria do desempenho e da gestão das unidades previdenciárias; -Melhorar a imagem institucional; e, - Contribuir para a perenidade do RPPS.

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Principais Alterações 5° Premio º Prêmio Total de pontos52 pontos 58 pontos Pontuação mínima para reconhecimento equivalente a 70%, ¨60% e 50% da pontuação total respectivamente a grande, media e pequena instituição 26 pts para RPPS pequeno 31 pts para RPPS médio 36 pts para RPPS grande 30 pts para RPPS pequeno 35 pts para RPPS médio 40 pts para RPPS grande Itens de avaliação32 35

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA ESTATÍSTICA Em 2014:  2 RPPS Estaduais (ES e PR)  33 RPPS municipais, sendo 3 Capitais (Vitória, Porto Alegre e Recife) Em 2015:  2 RPPS Estaduais (AM e RO)  38 RPPS municipais, sendo 4 capitais(Manaus, Porto Alegre, Recife, Vitória)

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA ITENS AVALIADOS

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA A unidade gestora tem site próprio? Elaborou e divulgou relatório de gestão administrativa de 2013 contendo informações de todas as áreas da instituição? Divulgou a política de investimento para 2014 para os segurados? Publica as atas do Comitê de Investimento? Publica as atas do Conselho administrativo ou equivalente? Publica as atas do Conselho fiscal ou equivalente? disponibilizou o extrato previdenciário individualizado do segurado? Os processos/procedimentos administrativos do RPPS são auferidos pelo controle interno? Divulgou os demonstrativos de alocações dos ativos por instituição financeira, tipos de ativos e outras PRATICAS DE TRANSPARÊNCIA

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Edita boletins informativos? Ofereceu capacitação aos seus servidores no período de ago/13 a ago/14? Ofereceu capacitação aos seus conselheiros (administrativo, fiscal ou equivalentes) no período de ago/13 a ago/14? Possui Ouvidoria própria? PRÁTICAS DE EQUIDADE

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Dispõe de código de ética? Manteve o CRP em dia nos últimos doze meses (ago/13 a ago/14)? PRATICAS DE ÉTICA

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Qualificação do Comitê de Investimentos Realiza pesquisa de satisfação com os segurados para avaliar a qualidade da prestação de serviço? Registra as provisões matemáticas na contabilidade? Realiza recadastramento de inativos? Realizou o recadastramento dos ativos nos últimos 5 anos? Tem cartilha previdenciária? Efetuou alguma ação sustentável no período de ago/13 a ago/14? Desenvolve atividades integrativas e de valorização junto aos aposentados e pensionistas ou cursos de educação previdenciária e/ou financeira? PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA E SOCIAL

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Possui programa/atividade de preparação para a aposentadoria junto aos servidores ativos? Atingiu a meta atuarial em 2013? Dispõe de um plano de equacionamento de déficit técnico É associada a alguma entidade estadual ou nacional de previdência? Possui gestão independente? Realizou planejamento estratégico para 2014 Carregou os dados cadastrais no Siprev Possui convenio atualizado de COMPREV PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA E SOCIAL

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA OBS.: 4 RPPS NÃO CONSEGUIRAM A PONTUAÇÃO MÍNIMA PEQUENO PORTE: até 2 mil segurados

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA OBS.: 4 RPPS NÃO CONSEGUIRAM A PONTUAÇÃO MÍNIMA MÉDIOGRANDE PORTE: de 2 mil a 5 mil segurados

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA GRANDE PORTE: acima de 5 mil segurados OBS.: 8 RPPS NÃO CONSEGUIRAM A PONTUAÇÃO MÍNIMA

6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA PARABÉNS A TODOS