EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Advertisements

Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
A ciência na modernidade. O renascimento - Precursor do Nascimento da Ciência Moderna.  Da mesma forma como a Idade Média foi por muitos considerada.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
DESCARTES E OS FOTÓGRAFOS INDISCRETOS: a dúvida e o problema do conhecimento Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
PROGRAMA Etapa 1 Panorama do fomento e incentivo à cultura Etapa 2 Maturando a ideia Modelando o conceito Escrevendo o projeto.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Introdução à Administração
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Metafísica Aristotélica
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Os sete saberes necessários à educação do futuro
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho O Processo de compra de consumidores e Familias Modelo geral de comportamento.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
ORIGEM E DESTINO A inocência da nossa infância descansa numa profunda falta de conhecimento, sobretudo de nós mesmos. “Quem somos” é uma resposta que só.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
O DIREITO COMO FONTE DO CONHECIMENTO A BUSCA DA VERDADE JUSNATURALISMO E EMPIRISMO Disciplina: Introdução ao Direito – Professor: Milton Corrêa Filho CEAP.
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Francis Bacon, Steven Spielberg e o cinema-catástrofe: a relação do homem com a natureza Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Transcrição da apresentação:

EMPIRISMO BRITÂNICO John Locke, a identidade de Batman e a crítica à noção de substância Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

EMPIRISMO Séc. XVII empírico histórico Metafísica problemas epistemológicospolíticos capacidades limites aplicação da Razão Ciência Experimental F. Bacon influenciam busca determinar pelo tratamento pela crítica da se caracteriza

JOHN LOCKE princípios inatos a mente tábula rasa a experiência fundamento origem CONHECIMENTO externa e interna mundo abstratas compostas simples IDÉIAS qualidades primárias qualidades secundárias questiona os defende que é uma portanto pode ser nos informam do mediante

SUBSTÂNCIA ARISTÓTELES JOHN LOCKE idéias simples propriedades dos objetos consciência de si seus próprios atos CONSTANTE E NECESSÁRIO suporte último ser o que é subtração de acidentes identidadepermanente SER HUMANO “Como sabemos que somos os mesmos de ontem e como sabemos, em geral, que as pessoas que ‘reconhecemos’ continuam sendo as mesmas?” do ponto de vista só o que existem são que correspondem às não sendo critério de reconhecimento que resiste à reconhecendo que faz tudo

EXISTE UMA SUBSTÂNCIA COMUM A BATMAN E A BRUCE WAYNE? PROBLEMÁTICA ESSAS PESSOAS QUE SE TRANSFORMAM CONTINUAM SENDO AS MESMAS DEPOIS DE SUAS TRANSFORMAÇÕES? O QUE É QUE CONTINUA EXISTINDO NELAS, APESAR DA TRANSFORMAÇÃO? TRATA-SE DE UMA SUBSTÂNCIA BÁSICA? OU UMA DISPOSIÇÃO FUNCIONAL?

CRITÉRIO SOCIAL BATMAN BRUCE WAYNE se os outros o reconhecem como Batman, você é Batman? agindo como Bruce Wayne, usando trajes do herói agindo como Batman, usando trajes usuais não seriam reconhecidos pelos outros

CRITÉRIO DA AUTOCONSCIÊNCIA BATMAN BRUCE WAYNE Bruce Wayne tem consciência de se transformar em Batman? Depois de ter agido como Batman ele se recorda de ter feito isso? A MEMÓRIA AUTOCONSCIENTE CONSTITUI A IDENTIDADE DE UMA PESSOA RECONHECENDO COMO SEUS OS ATOS QUE REALIZA

BATMAN BRUCE WAYNE SÓ PODEMOS AFIRMAR QUE É BATMAN, SE ELE MESMO TIVER AUTOCONSCIÊNCIA DE SEUS ATOS CRITÉRIO DA AUTOCONSCIÊNCIA Segundo Locke, podemos concluir que...

Batman Mulher Gato CuringaPinguim solução psicológica sentimentos de desamparo e perda nascem comopara combater os HÁ UM VÍNCULO PROFUNDO E INDISPENSÁVEL ENTRE AS DUAS PERSONALIDADES DOS PERSONAGENS

Batman Mulher Gato CuringaPinguim memóriamemória trajetórias e duplas personalidades AUTOCONSCIÊNCIAAUTOCONSCIÊNCIA de suas garantem a

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.