1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
A Educação do Nosso Tempo
Profissão: Engenheiro Informático
Programa e Plano de Ensino
COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI
Modelagem de Processos com BPM
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Bacharelado em Sistemas de Informação
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologia e Gestão da Informação
Análise de Sistemas Contábeis
Sistemas de Informação Gerenciais
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Sistemas Operacionais
Importância das TIC para o Curso de Técnico de Manutenção Industrial e Electromecânica Trabalho Elaborado por: Tiago Fernandes.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Inteligência Artificial
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Programa e Plano de Ensino
Sistemas de Informação Gerenciais
Laboratório de Ensino a Distância
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
E-commerce e E-business
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
MATEMÁTICA METODOLOGIA E PRÁTICA II
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Informática Aplicada à Hotelaria Revisão AP1
Contact Center Modelo: 100% presencial, com metodologia voltada para solução de problemas práticos (webquest)*. Carga horária: 400 horas mais.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade As.
FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO IMPORTÂNCIA 1.
Processos Administrativos Aula 1
1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
ENTRETENIMENTO NA WEB UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
SISTEMAS OPERACIONAIS, SOFTWARE E HARDWARE. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Professor Douglas Pereira da Silva
Universidade Corporativa Procenge
Introdução Governaça de TI
1° Encontro.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Apresentação da disciplina
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
1 Lista de Exercício (Algoritmos de Substituição de Páginas) Prof. Alexandre Monteiro Recife.
1 Trabalho Extra Tecnologia e Gestão da Informação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
1 Governança de TI Exemplos de Modelos Melhores Práticas Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Competências Profissionais
Tecnologia da Informação Faculdade Católica Salesiana de Vitória Prof. Antonio Márcio Mendonça.
Tecnologia da Informação
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Tecnologia da Informação Aplicada à Logística Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo

Apresentação do Professor n Graduado em Ciência da Computação – UFPE, n Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 n Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) n Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Faculdade Marista Recife (Pós FEED) UFRPE - Núcleo de EAD – (Coordenação da 2ª Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) Estácio/FIR (Pós-Graduação em Banco de Dados) FBV (Faculdade Boa Viagem) n Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel)

Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /gtalk: n Site: n Celular: (81)

Roteiro  Acordo de Convivência  Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia  Tecnologia da Informação e Comunicação

Acordo de Convivência  Celular no silencioso e sair para atender  Horário: 8:00h às 17:00h (±10min de tolerância)  Presença/participação em aulas (importante)  Faltas em aulas (evitar ao máximo)  Avaliação de Aprendizagem (subjetivas)  Momentos Relax (descontração)  Hoje, excepcionalmente, saída às 16:00h.

Plano de Ensino  EMENTA: Discutir as questões sobre aprendizagem, tendo como referencial teórico as abordagens sócio- interacionista, entender como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem (presencial ou distância) e discutir as implicações do uso das TIC na Educação nas diversas plataformas existentes hoje, (AVA, EaD, E-learning, AdaptWeb).

Plano de Ensino  BASES TECNOLÓGICAS: Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC – Conceitos e Aplicações -Tecnologia na Educação -Aprendizagem mediada por Tecnologia -Gestão da Informação e do Conhecimento -Plataformas de Ensino-Aprendizagem -Ambiente Virtual de Aprendizagem -Educação à Distância (EaD) -E-Learning -AdaptWeb

Plano de Ensino  METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Aulas expositivas dialogadas; Diálogos em sala de aula; Estudos de Caso; Vídeos sobre conteúdos do assunto.

Plano de Ensino  METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Verificação de Aprendizagem Escrita; Trabalho em Grupo; Participação em Sala.

Plano de Ensino  BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.Almeida, M.E.B. (2002). Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM. 2.Azinian, H. (2004). Educação à distância: relatos de experiências e reflexões. Campinas: Nied-Unicamp. Disponível no site 3.Cavellucci, L. C. B. (2003). Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais.Dissertação de mestrado, Pos-Graduação em Multimeios, Fev

Tecnologia da Informação e Comunicação  O que vocês entendem por “Tecnologia da Informações e Comunicação - TIC”?  “Correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. ”  “Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.” (LAUDON; LAUDON, 2010)

n Está fundamentada nos seguintes componentes: Hardware e seus dispositivos, software, telecomunicações e gestão de dados e informações. Recursos humanos (Peopleware) (Rezende, 2000)

Tecnologia da Informação e Comunicação  As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades:  Indústrias (processo de automação);  Comércio (gerenciamento e publicidade);  Investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e;  Educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância).  Pode-se atribuir como a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos a popularização da Internet.

É (ou pelos menos deveria ser) envolvido na criação de novas oportunidades de negócio através da TI; É denominado atualmente como CIO (Chief Information Officer); Colaborando com outros executivos, o CIO encontra-se freqüentemente perto do núcleo de desenvolvimento de negócio dentro da organização. Profissional de TIC

Algumas Siglas Chief Information Officer Chief Executive Officer Chief Operation Officer Chief Financial Officer

O que faz um gerente de TIC? Papel do Gerente de TIC Finanças Compras Contabilidade Capital Humano Marketing & Vendas Produção Consultor de e-Business, além de responsável por manutenção, integração, operações e segurança Objetivos estratégicos MUDANÇAS E FLEXIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO Técnico para instalação de rede, hardware e software, entre diversos departamentos Suporte a redes e comunicação da empresa

CEO TEC RH MKT & VENDAS FINANÇAS COMPRAS QUALIDADE SUPORTE GP TIME CIO Contexto

Referências LAUDON, KENNETH; LAUDON, JANE. Sistemas de Informação Gerenciais. 5ª edição. São Paulo: Person Brasil, 2013.

19 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo