1 O usuário com baixo letramento, o cego, o surdo: soluções para acesso a TIC Grupo GJN MO622 – Agosto/2007 Unicamp.

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1 O usuário com baixo letramento, o cego, o surdo: soluções para acesso a TIC Grupo GJN MO622 – Agosto/2007 Unicamp

2 Usuários com Baixo Letramento Entender os níveis de "Baixo Letramento". Diversidade da população, vocabulário e contextos. Diretrizes: Criar interfaces de fácil entendimento. Possibilitar o aprendizado. Uso maior de imagens. Exemplos com demonstrações em vídeo, animações, simulações e treino. Usar a linguagem do usuário. (Vocabulário simples) Poucas palavras por frase, e poucas frases por página. Evitar abreviações e jargão técnico. Layout simples, única fonte, alinhada a esquerda. Apresentação: texto+figuras, texto+vídeo, voz+figuras.

3 Região da Sérvia; Montagem de uma biblioteca áudio com base na língua regional; Questões importantes para os deficientes visuais; Obstáculos; Linguagem Braile; Desenvolvimento de uma linguagem mais natural. Construção de Web site interativos e sistemas de telefonia voltados para esse tipo de usuário; Acesso para deficientes visuais

4 Projeto AlfaNum Projeto AlfaNum - Faculdade de Engenharia em Novi Sad, Servia. Serviços baseados em ASR & TTS (Reconhecimento de Voz e softwares text-to- speech); Envolvimento de várias áreas: de técnico e de matemático a problemas lingüísticos. "Ja sam mašina koja zna da čita." ("I am a machine that can read.")

5 Interfaces de vídeo semi-transparente Diferentes fontes de informação Vídeo + workspace Group Meeting Observar a reunião e fazer anotações Painel de configuração Tamanho do vídeo Personal Meeting Duas pessoas se comunicando remotamente e trabalhando em uma aplicação compartilhada Gestos relativos à aplicação compartilhada Visão da própria imagem Mac OS X® e Windows® (2000/XP/Tablet PC) Feedback da comunidade

6 Cenários

7 Bibliografia D. Miller, K. Gyllstrom, D. Stotts e J. Culp. Semi- transparent Video Interfaces to Assist Deaf Persons in Meetings. Proceedings of the 45th annual southeast regional conference, ACM, V.D. Delic, N.M. Vujnovic e M.S. Secujski. Speech-Enabled Computers as a Tool for Serbian-Speaking Blind Persons. Computer as a Tool. EUROCON. The International Conference on Volume 2, IEEE, Tarouco, Liane M. R.;Grando, Anita R. S.;Konrath. Alfabetização visual para a produção de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Centro Interdisicplinar de Novas Tecnologias na Educação (UFRGS), v. 1, n. 2, Santos, Iva Autina C. Lima. Letramento Digital de Analfabetos por Intermédio do Uso da Internet. Tese de Mestrado em Multimeios, Instituto de Artes, Unicamp, 2005.