PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Permanente como estratégia de gestão
Advertisements

Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
A Enfermagem na Organização do SUS
Regina Célia Baptista Belluzzo
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Sofrimento Psíquico e Trabalho
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
GESTÃO ESCOLAR.
HUMANIZA CEPAC.
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Política Nacional de Humanização
Redes de Atenção à Saúde
Escola Superior de Guerra
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Educação.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Cristian de Souza Freitas, MSc
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Agente Comunitário de Saúde (ACS): Analisando a Produção do Cuidado
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
O PACIENTE ONCOLÓGICO FRENTE A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: UMA VISÃO GLOBALIZADORA.
A Estratégia Saúde da Família: Mudanças no processo de trabalho?
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Enf a Mariana Vianna Indaiatuba.  GRUPO CONDUTOR: 02 médicos SF 04 enf as : 03 especialistas em obstetrícia, 01 na gestão, 02 atuando em Centros de Referência/Especialidades,
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
IDEOLOGIA.
Laura Camargo Macruz Feuerwerker Profa. Adjunta UFF
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Trabalho Assalariado e Capital
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Ursula Martins Catarino
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
O Processo de Trabalho em Saúde
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Fluxograma Descritor Núcleo 15 Chapecó, 2o semestre 2013.
A Política Nacional de Humanização
Max Weber.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Processo de Produção e Processo de Trabalho em Saúde: a CIPESC como Ferramenta de Autonomia das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva Escola de Enfermagem.
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (PSF) PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE DA FAMÍLIA PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE Vitória da Conquista Julho de 2009

O QUE É TRABALHO? ...é entendido como uma atividade humana realizada por um grupo de pessoas que a ela se dedica e, assim, reproduz uma existência humana. O trabalho é determinado por uma necessidade ou carência, é o meio de subsistência para a satisfação das necessidades materiais e não materiais, e também possibilita a livre criação (MENDES-GONÇALVES, 1994); ...o trabalho é antes de tudo uma práxis que expõe a relação homem e/ou mundo em um processo de mútua produção. Sendo assim, o trabalho não se resume a uma mera atividade e sim uma práxis geradora de relações que ajudam na construção do homem e suas relações sociais. (MERHY, 1997)

ELEMENTOS COMPONENTES DO TRABALHO Atividade - adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho; Objeto de trabalho - como a matéria a que se aplica o trabalho; e os Meios de trabalho - como o instrumental, elementos necessários ao processo de trabalho

Compreendendo o processo de trabalho Produto Necessidade Trabalhador projeto Tecnologias (saberes) Força de trabalho + troca Consumo transformação satisfação (GONÇALVES, 1992) (MERHY, 1997)

TRABALHO EM SAÚDE Processo de trabalho como os elementos: sujeito ou agente, objeto, meios de trabalho; O produto do processo de trabalho em saúde é um serviço; Fundamentado nas inter-relações pessoais. É o trabalho vivo em ato, que se dá, no momento em que se realiza no instante do fazer da produção do serviço. É o que se dá em ato, é trabalho que se realiza utilizando-se de certo saber operante e de determinados instrumentos materiais (MERHY, 1997)

Características do Processo de Trabalho em Saúde Complexidade: diversidade de profissionais, de usuários, de espaços de atuação, de relações técnicas e sociais estabelecidas; Heterogeneidade: diversidade de processo de trabalho; Fragmentação nos diversos níveis (manual e intelectual; especialidades médicas; diversidade de profissões; hierarquia e subordinação). (NUNES, 2001)

Processo de Trabalho em saúde necessidade Consumidor - usuário Não existe um produto pronto a ser à priori consumido Subjetividades (processo de relações) Projeto Trabalhador produção consumo satisfação gerência + Tecnologias Força de trabalho Tecnologias (MERHY, 1997)

SAÚDE + Grupos: Ter boas condições de vida; Produto Tecnologias (saberes) Força de trabalho + “Valor de Uso” SAÚDE necessidade Consumidor - usuário Grupos: Ter boas condições de vida; Necessidade de se ter acesso e consumir toda tecnologia de saúde; Criação de vínculos; Autonomia dos sujeitos (CECÍLIO, 2001)

Processo de Trabalho em Saúde O momento é ao mesmo tempo de encontro entre o trabalhador e usuário; Encontro permeado de dor, sofrimento, subjetividades que afetam sujeitos, trabalhadores e usuário; O trabalhador faz a assistência e interage com o consumidor (usuário) enquanto estão produzindo procedimentos; Produtos são consumidos no exato momento em que são produzidos. (FRANCO, 2007)

Processo de Trabalho em Saúde Produtos são consumidos no exato momento em que são produzidos. Trabalho em saúde é RELACIONAL Tecnologia (FRANCO, 2007)

“Tecnologias são criações humanas para atender a necessidades humanas” O QUE SÃO TECNOLOGIAS? “Tecnologias são criações humanas para atender a necessidades humanas”

Tecnologias de Trabalho em Saúde Tecnologia “não-material”; Tecnologia material. MENDES-GONÇALVES, 1994 Tecnologias leve; Tecnologias leve-duras; Tecnologias duras. MERHY, 1997

“Caixas de Ferramentas” uma, vinculada a sua mão e na qual cabe entre vários outros equipamentos que expressam uma caixa de ferramentas tecnológicas formada por tecnologias duras; máquinas, normas, estruturas organizacionais (MERHY, 1997)

“Caixas de Ferramentas” outra, está na sua cabeça, na qual cabem saberes bem estruturados como a clínica, a prática coletiva, que expressam uma caixa formada por tecnologias leve-duras; saberes bem estruturados, normas, protocolos, conhecimentos (MERHY, 1997)

“Caixas de Ferramentas” uma outra, presente no espaço relacional trabalhador–usuário, que contém tecnologias leves implicadas com a produção das relações entre dois sujeitos, que só tem materialidade em ato. tecnologia das relações (MERHY, 1997)

Resgatando os elementos do Processo de Trabalho em Saúde Usuários e trabalhadores Objeto de trabalho Necessidade Produto Finalidade Caixa de ferramentas Tecnologias (duras, leve-duras e leves)

Situações no Processo de Trabalho em Saúde: Dominado por qual tecnologia? Por que o domínio da tecnologia leve torna o trabalho em saúde mais produtivo e interessante ? (FRANCO, 2007)

Processo de Trabalho em Saúde “As tecnologias leves são aquelas mais dependentes do Trabalho Vivo em Ato” ? ? ? Trabalho Morto / Trabalho Vivo Composição Técnica do Trabalho (MERHY, 1997)

Espaço de Trabalho em Saúde A Composição Técnica do Trabalho depende do trabalhador. Ou seja, ele possui autogoverno; É o lugar da Micropolítica; Pode (ou não) ser centrado no instrumental e nas normas: Unidades de Saúde, reuniões de grupo, etc. Micropolítica “É o protagonismo dos trabalhadores e usuários da saúde, nos seus espaços de trabalho e relações, guiado por diversos interesses, os quais organizam suas práticas e ações na saúde (...). Não é um espaço uno”. (MERHY)

Micropolítica X Subjetividade “Subjetividade é um modo próprio e específico de se e atuar no mundo e em relação com os demais”. “A micropolítica é o espaço onde se manifesta e produz a subjetividade”. SUBJETIVIDADE: É produzida socialmente; Dinâmica; muda de acordo com as experiências, valores e cultura de cada um; Impulsiona a pessoa a atuar no ambiente da micropolítica; Segundo Guatarri, pode ser “solidária” ou “capitalística”. (FRANCO, 2007)

Entre os profissionais Subjetividade Histórias de vida, relações, conhecimentos, culturas... História de vida, relações, conhecimento, cultura... Subjetividade U Subjetividade P Necessidade e Busca Encontro/ Assistência Entre os profissionais Subjetividade P Subjetividade U (FRANCO, 2007)

O Processo de Trabalho em Equipe na Saúde da Família Processo de relações Atende Necessidades Transformação intencional da Natureza pelo Homem Rede de relações de poder, saber, afetos, desejos, interesses Relações atuais (do presente) e passadas Caráter social e histórico Transforma a Natureza e o Homem ao mesmo tempo em que é realizado Relações que atualizam disputas históricas e sociais