NITERÓI, 29 DE MAIO DE 2015. BREVE HISTÓRICO:  Década de 90: Reuniões regionais para a discussão de políticas de saúde, envolvendo os doze municípios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
Advertisements

Dra. Maria Creuza Brito de Figueiredo (Procuradora de Justiça, Coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher) Dra. Gicele Mara Cavalcante d'Avila Fontes.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
S UBCOMISSÃO DO SUS O BJETIVOS : Os trabalhos da Subcomissão foram desenvolvidos segundo uma linha propositiva de atuação, descritas a seguir: Qualidade.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência - SUS/MG
Contribuir para a qualificação da atenção e da gestão em saúde; Contribuir para organizar redes de atenção, considerando o ordenamento prioritário da.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE Coordenadoria de Projetos e Economia da Saúde Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
A regionalização como indutor da elaboração dos PMSBs Maio de 2016 Panorama atual dos PMSBs no Brasil: o que fazer após a edição do decreto 8.629/2015?
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
51º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina 22 e 23 de março de 2012 BLUMENAU.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Orientação aos municípios sobre regulamentação da Política Municipal de Assistência Soc ial.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Responsabilidade Social Projeto Cuidados Continuados Integrados
ANO 15 Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – CISBAF 15 anos – Baixada unida e de mãos dadas para uma saúde melhor.
Maio de Vanoir Koehler - Diretor Geral do CONACI/BR; - Um dos fundadores da AGCONP; - Atual Diretor Executivo do CI/Jacuí (12 municípios); - Ex.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM-MO “A construção passo a passo do Consórcio CISAM Meio Oeste, incluindo o estágio atual e os próximos.
DIRETRIZES PARA CONFORMAÇÃO DO MAPA DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO DO SUS 23ª OFICINA DE TRABALHO DA RIPSA.
GRUPO DE TRABALHO PARA COOPERAÇÃO EM SITUAÇÕES CLIMÁTICAS EXTREMAS.
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR DIR.DE PLANEJAMENTO CONTR.E AVAL.DO SUS - DIPA.
Região Sul. “A Ouvidoria Ativa” Maria Francisca Abritta Moro Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
LAGUNA – JULHO DE Instalado em Novembro de 2005; Pactuado pela Deliberação 010/CIB/2004; Primeiro do Brasil a oferecer cobertura Estadual e Sistema.
Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos: conceito, objetivos e características.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Oficina da Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar – REACAF REACAF - PB Articuladora Estadual – Mércia Lucas de Lima Meneses 02 de março.
SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS SÍNTESE E ENCAMINHAMENTOS Processo de Planejamento SES/MG para os consórcios Assessoria de Cooperação Intermunicipal em Saúde.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Região Metropolitana de Campinas? Região Metropolitana de Campinas?
Silvia M. Shinkai de Oliveira Diretora Presidente do DAEP Vera Lucia Nogueira Diretora Administrativa e Financeira do DAEP A PARTICIPAÇÃO POPULAR NA ELABORAÇÃO.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
- I Fórum Regional de Educação Ambiental Pólo da CIEA : Ubá Tema Central : Interatividade Socioambiental da Bacia do Pomba Data : 30 de outubro a 01 de.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal) Dispositivo público para um novo modelo de gestão Arthur Chioro.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL FORTALECENDO A DEFESA CIVIL - O PLANO NACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS Ministério da Saúde Joinville/SC,
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2014 Anexo ao Relatório de Gestão 2014 Programa:
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP Encontro de Gestores Municipais de Saúde - Paraná 2013.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA REDES REGIONALIZADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE.
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
PROGRAMAÇÃO -Composição das Câmaras Técnicas -Apresentação Questionários das CTs -Elaboração do cronograma de reuniões regionais -Elaboração de Plano.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

NITERÓI, 29 DE MAIO DE 2015

BREVE HISTÓRICO:  Década de 90: Reuniões regionais para a discussão de políticas de saúde, envolvendo os doze municípios da região do Médio Paraíba.  Implantação do CISMEPA em 01 de julho de 1998.

 BARRA DO PIRAÍ  BARRA MANSA  ITATIAIA  PINHEIRAL  PIRAÍ  PORTO REAL  QUATIS  RESENDE  RIO CLARO  RIO DAS FLORES  VALENÇA  VOLTA REDONDA

 Convênio com a SES-RJ (R$ ,00) para a adequação da Rede Materno- Infantil da região do Médio Paraíba.  Inexistência do Estado nas regiões: Apoio e fomento entre os entes consorciados, a fim de planejar e executar atividades e ações referentes ao processo gestor.  Organização de diversos Fóruns e Oficinas Regionais para a discussão e estudos sobre o tema: Pacto de Gestão, pela Vida e em Defesa do SUS; culminando com a PACTUAÇÃO EM BLOCO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA (Portaria GM/MS nº 013 de 08/01/2008).

 Pioneiro no modelo de articulação entre Estado e Municípios, criando espaço único para as entidades com caráter regional: CONSÓRCIO/ NÚCLEO DESCENTRALIZADO DE VIGILÂNCIA DA SAÚDE/ CENTRAL DE REGULAÇÃO/ COMISSÃO INTERGESTORES REGIONAL-MP.  Realização de Pregões Eletrônicos para os municípios consorciados para a aquisição de medicamentos e materiais médicos hospitalares; e chamamento público para a contratação de serviços de saúde.  Implantação e gestão do SAMU 192 – MP.

HRMP CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO MÉDIO PARAÍBA

RODRIGO LAGES DIAS COORDENADOR TÉCNICO MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA ROCHA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PIRAÍ SECRETÁRIA EXECUTIVA LUIZ ANTONIO DA SILVA NEVES PREFEITO DE PIRAÍ PRESIDENTE