A Crianças em Desenvolvimento. Helen Bee.( 1996). Capítulo 1
Teorias do Desenvolvimento 1- Teorias Biológicas: Genes e processos fisiológicos considerados programam parte ou inteiramente o desenvolvimento e os padrões de comportamento; Não descartam o papel do ambiente.
2- Teorias de Aprendizagem: Enfatizam o papel dominante de experiência. Comportamento humano moldado por processos predizíveis de aprendizagem. Dois dos processos: Condicionamento Clássico Condicionamento Operante Processos Adicionais na Teoria de Bandura: Aprendizagem observacional ou modelagem; Reforços intrínsecos; Ênfase nos elementos cognitivos.
3- Teorias Psicanalíticas: Psique: alma, espírito, mente Psicanálise: analise da mente ou do espírito. Começo com a teoria de Freud e toma continuidade com as teorias de: Carl Jung (1916; 1939), Alfred Adler (1948), Erik Erikson (1963; 1964)... Comportamento governado por processos inconscientes, assim como conscientes.
A personalidade tem uma estrutura que se desenvolve ao longo do tempo e é dividida em três partes: Id: centro do libido; Ego: elemento mais consciente; Superego: centro da consciência e moralidade. Desenvolvimento do tipo “estágio”, como cada estágio centrado numa forma de tensão ou numa tarefa específica. “ O grau de sucesso de uma criança em satisfazer as exigências desses vários estágios dependerá muito das suas interações com as outras pessoas e objetos do seu mundo.” p. 32
3- Teorias Cognitivo desenvolvimental Interesse primordial pelo desenvolvimento cognitivo. Criança como participante ativa no processo de desenvolvimento; Teórico central foi Piaget, juntamente como Lev Vygotsky e Heinz Werner.
Para Piaget ao natureza central do organismo humano é adaptar-se as seu ambiente, não acha que o ambiente molda a criança. Adaptação sendo construída por vários subprocessos: assimilação, acomodação e equilibração. Crianças nascem com as mesmas habilidades; Piaget propõe uma seqüência fixa de quatro estágios.
Comparando as Teorias
Planejamento de Pesquisa Três escolhas para planejar uma pesquisa: Planejamento secional cruzado: diferentes grupos; Planejamento longitudinal: mesmas pessoas durante um período de tempo; Planejamento seqüencial: combinar os dois anteriores.
Métodos de Pesquisa Escolhendo os sujeitos; Coletando a informação dos sujeitos: como avaliá-los? Observação: O que observar? Onde observar? Como registrar as observações? Questionários e Entrevistas.
Análise de Pesquisa Escore médio: comparando diferentes grupos; Correlação: observar a relação entre duas variáveis separadas.