A Crianças em Desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias do Desenvolvimento
Advertisements

Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Psicologia do desenvolvimento I
Genes, Ambiente e Comportamento
INTRODUÇÃOÀ HISTORIOGRAFIA DA PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
O consumidor como indivíduo
Epistemologia genética – Jean Piaget
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
O MÉTODO PSICANALÍTICO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
Behaviorismo.
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Processo Psicodiagnóstico
Aprendizagem e Desenvolvimento
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PSICANÁLISE.
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
TEORIAS DA PERSONALIDADE
PSICANÁLISE.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
SIGMUND FREUD.
5. Conceitos básicos de Psicologia Geral para Operadores do Direito.
O Behaviorismo eliminou por quase 50 anos o estudo da mente no campo da Psicologia
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Teoria Psicanalítica.
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
TEORÍA PSICANALÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Psicologia das Relações Humanas
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
 Todos temos uma personalidade: patrimônio mais importante;  Por mais da metade da história da Psicologia como ciência, os psicólogos deram pouca atenção.
PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem
Teorias sobre o Desenvolvimento Humano
PROFª Nelma Lina de Almeida Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL CÂMPUS DE TRÊS LAGOAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSOS: ADMINISTRAÇÃO.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Fabiana Wanderley Cognição e Afetividade.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

A Crianças em Desenvolvimento. Helen Bee.( 1996). Capítulo 1

Teorias do Desenvolvimento 1- Teorias Biológicas: Genes e processos fisiológicos considerados programam parte ou inteiramente o desenvolvimento e os padrões de comportamento; Não descartam o papel do ambiente.

2- Teorias de Aprendizagem: Enfatizam o papel dominante de experiência. Comportamento humano moldado por processos predizíveis de aprendizagem. Dois dos processos: Condicionamento Clássico Condicionamento Operante Processos Adicionais na Teoria de Bandura: Aprendizagem observacional ou modelagem; Reforços intrínsecos; Ênfase nos elementos cognitivos.

3- Teorias Psicanalíticas: Psique: alma, espírito, mente Psicanálise: analise da mente ou do espírito. Começo com a teoria de Freud e toma continuidade com as teorias de: Carl Jung (1916; 1939), Alfred Adler (1948), Erik Erikson (1963; 1964)... Comportamento governado por processos inconscientes, assim como conscientes.

A personalidade tem uma estrutura que se desenvolve ao longo do tempo e é dividida em três partes: Id: centro do libido; Ego: elemento mais consciente; Superego: centro da consciência e moralidade. Desenvolvimento do tipo “estágio”, como cada estágio centrado numa forma de tensão ou numa tarefa específica. “ O grau de sucesso de uma criança em satisfazer as exigências desses vários estágios dependerá muito das suas interações com as outras pessoas e objetos do seu mundo.” p. 32

3- Teorias Cognitivo desenvolvimental Interesse primordial pelo desenvolvimento cognitivo. Criança como participante ativa no processo de desenvolvimento; Teórico central foi Piaget, juntamente como Lev Vygotsky e Heinz Werner.

Para Piaget ao natureza central do organismo humano é adaptar-se as seu ambiente, não acha que o ambiente molda a criança. Adaptação sendo construída por vários subprocessos: assimilação, acomodação e equilibração. Crianças nascem com as mesmas habilidades; Piaget propõe uma seqüência fixa de quatro estágios.

Comparando as Teorias

Planejamento de Pesquisa Três escolhas para planejar uma pesquisa: Planejamento secional cruzado: diferentes grupos; Planejamento longitudinal: mesmas pessoas durante um período de tempo; Planejamento seqüencial: combinar os dois anteriores.

Métodos de Pesquisa Escolhendo os sujeitos; Coletando a informação dos sujeitos: como avaliá-los? Observação: O que observar? Onde observar? Como registrar as observações? Questionários e Entrevistas.

Análise de Pesquisa Escore médio: comparando diferentes grupos; Correlação: observar a relação entre duas variáveis separadas.