MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Advertisements

A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
Max Weber.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
O «Estado» em Karl Marx. Segundo O’Connor, o estado é empurrado a assumir um compromisso crescente em termos de «despesas pelo capital social» (infraestruturas,
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA MAX WEBER Prof. Fernando Meirelles.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Atividade 3 - A teoria de Max Weber
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
ÉTICA E MORAL
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Capítulo 2 Avaliar o Ambiente: Conceitos 1º Draft.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Teoria da Burocracia.
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

MAX WEBER E A BUROCRACIA

INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante (pai advogado conhecido)  Foi orientado desde cedo para os estudos das Ciências Humanas  Tornou-se professor de economia (1894) na Univ. de Freiburg, transferindo-se mais tarde (1896) p a Univ. Heidelberg.  Trouxe importante contribuição para as ciências sociais (relação entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e a organização econômica. SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

INTRODUÇÃO  Nascimento  Alemanha; Família  classe média alta  Atmosfera  intelectualmente estimulante (pai advogado conhecido)  Estudos das Ciências Humanas  Professor de Economia (1894) na Univ. de Freiburg,  Univ. Heidelberg (1896)  Contribuição  ciências sociais SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO (relação entre as idéias e atitudes religiosas e as atividades e a organiz. Econômica)

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO  A influência das idéias e das convicções éticas como fatores determinantes na constituição de uma ordem social e econômica no mundo ocidental.  Através de seus estudos, Weber chegou à conclusão de que o moderno capitalismo não poderia ter surgido sem uma mudança espiritual básica como a ocorrida no final da Idade Média com o surgimento das Religiões Prostestantes.  Weber toma o Protestantismo ascético como um todo, muito embora é o Puritanismo inglês de origem calvinista que fornece a maior fundamentação para as suas idéias.

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO  Idéias + convicções éticas (fatores determinantes)  na ordem social e econômica (constituição)  O moderno capitalismo não poderia ter surgido sem uma mudança espiritual básica  surgimento das Religiões Prostestantes (final da Idade Média)  Puritanismo inglês (origem calvinista)  maior fundamentação para as suas idéias (Protestantismo ascético como um todo)

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na discussão sobre a riqueza e sua aquisição: tentações e falta de sentido da sua procura)  A riqueza em si constitui sério perigo (tentações e falta de sentido da sua procura)  A verdadeira objeção moral à riqueza (comparada à importância do reino de Deus) refere-se ao descanso sobre a posse ( O gozo da riqueza ócio e sensualidade desistência de uma vida santificada) “[...] na terra, o homem deve [...] trabalhar o dia todo em favor do que lhe é destinado, Não é, pois, o ócio e o prazer, mas apenas a atividade que serve para aumentar a glória de Deus [...]”  A perda de tempo é o primeiro e o principal de todos os pecados... (A vida é curta demais)

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na discussão sobre a riqueza e sua aquisição:  O trabalho se constitui na própria finalidade da vida contemplação passiva  A contemplação passiva, quando resulta em prejuízo para o trabalho cotidiano, é condenável, pois ela é menos agradável a Deus que a materialização de sua vontade de trabalho.  Pregação em favor de um trabalho físico ou mental mais duro e constante.  O trabalho como instrumento ascético, como preventivo de todas as tentações. falta de vontade de trabalharsintoma da ausência do estado de graça  “A falta de vontade de trabalhar é um sintoma da ausência do estado de graça.”  Todos devem trabalhar mesmo que não o precisem para o seu sustento. Isto porque todos recebem uma vocação que deve ser reconhecida e exercida.

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na questão da vocação:  Trabalho racional (caráter metódico)  Ascese Vocacional (Critério Moral)  Divisão do trabalho  concepção de Adam Smith (Critério Utilitário)  Lucratividade Individual do empreendimento “Com efeito, quando Deus, em cujas disposições o puritanismo via todos os acontecimentos da vida, aponta, para um de seus eleitos, uma oportunidade de lucro, este deve aproveitá-la com um propósito, e, consequentemente, o cristão autêntico deve atender a esse chamado aproveitando a oportunidade que se lhe apresenta. [...] Deveis trabalhar para serdes ricos para Deus, e, evidentemente, não para a carne ou para o pecado.”

A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO -cont  Ênfase na questão da vocação (cont.):  A ênfase do significado ascético de uma vocação fixa propiciou uma justificação ética para a moderna divisão do trabalho.  O Puritanismo se baseava no Ethos da organização racional do capital e do trabalho.

A ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA  As organizações desempenham um papel importante na formação da personalidade do homem  O princípio fundamental que rege a vida das organizações é o da eficiência (racionalidade)  Ética Protestante  Para Weber, a burocracia não era um tipo de sistema social, mas sim um tipo de poder de dominação  Tipos de dominação, segundo Weber:  Carismática (personalidade)  Tradicional (rotina cotidiana)  Racional-legal ou Burocrática (legitimidade, normas e regras)