Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, 1549-1600. São.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ECONOMIA AÇUCAREIRA.
Advertisements

A Educação no Brasil Colônia
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
1ª Geração: Nacionalidade
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
Literatura Informativa
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Antigo sistema Colonial
Nem tudo que reluz é ouro.
A Riqueza e a miséria do açúcar
A colonização da América Portuguesa Grupo 07 – Capítulo 11
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
1 Teoria Geral da Administração 1 – Evolução Epistemológica (teoria do conhecimento) através dos tempos. A verdadeira característica revolucionária do.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
Território era chamado de Santa Cruz; Exploração do Pau-Brasil da Mata Atlântica; O Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses. Imagem.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Tráfico negreiro e escravidão
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Toninho Vendramini Slides Apresenta um texto de minha autoria com sequência automática ÍNDIO BRASILEIRO Do Pajé ao Cacique... “ o desaparecimento de uma.
História do Brasil – 5º ano
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Ensino Fundamental , 7º ano
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
 Lembrar que a Companhia de Jesus foi criada com os objetivos de: ◦ conter os protestantes na Europa; ◦ ganhar de fiéis na Europa; ◦ Expandir a fé católica.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Questão Trabalho na Antiguidade e Idade Média
Ordens religiosas.
Algumas conclusões sobre o que vimos até agora: “Reformar significa renovar ou modificar algo que não serve mais, do modo como está. Também quer dizer.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: ORIGEM, CONCEITOS FUNDAMENTAIS, PROBLEMAS E TEMAS RELEVANTES DA ECONOMIA – PARTE III.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
O OURO NO BRASIL.
1ª Questão Aparício Pacífico Sonso é um homem de 40 anos de idade. Filho único, solteiro e sem filhos. Frequentador assíduo da Igreja. Segue com rigidez.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Percepções, Experiências e Opções Cultura, Política e Economia Prof. MSc. João Claudio T. Arroyo 2014.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
A economia portuguesa no Antigo Regime.  A agricultura continuava a ser a principal actividade económica portuguesa.  Apesar da sua importância era.
DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
Divisão da terra e colonização Linha de tempo. BRASIL HOJE Aqui no Paraná, os Jesuítas (iniciaram a catequização dos índios).Com a chegada do bandeirante,
COMPLEXO AÇUCAREIRO: A ESCRAVIDÃO
A colonização da América Portuguesa
Colonização Portuguesa na América
Transcrição da apresentação:

Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, São Paulo: Cortez, 1982.p

* Colonização do Brasil, século XVI; * Relações entre os interesses mercantis e os interesses religiosos; * A colonização buscava atender os interesses do comércio Europeu, através de Portugal;

* Teve início com a agricultura (divisão de terras brasileiras para os donatários formarem engenhos de cana-de-açúcar); * Buscava-se a acumulação de capitais através de um modo de produção cada vez melhor; * Com intuito de atender os acúmulos de bens, se instala um sistema de exploração colonial e escravismo;

* A colonização do Brasil tinha como principal objetivo enriquecer a Coroa Portuguesa; * Início da desigualdade social (má distribuição de bens); * A escravidão indígena serve para aumentar a produção, economizar em mão-de-obra e enriquecer a Coroa.

* Alguns padres jesuítas passaram-se opor a escravidão daqueles indígenas que se convertessem ao cristianismo; * A Igreja Católica não aceitava alguns costumes indígenas como: ter mais de uma mulher, andar nu e comer carne humana; * Começaram a surgir os primeiros conflitos entre jesuítas e colonos pela liberdade ou escravidão dos indígenas;

* A partir de 1570 o rei de Portugal começa a pensar em abolir a escravidão indígena; * Em 1609 é assinada a Lei Áurea dos índios; * Para substituir o trabalho escravo indígena têm início o tráfico de negros que aumenta ainda mais os lucros da coroa, com a venda de escravos.

* Os jesuítas não questionaram essa estrutura social baseada na exploração e acúmulo de bens; * Preocupavam-se basicamente em cristianizar as pessoas. Os colonos pensavam que os índios deveriam atender aos seus interesses, cedendo terras, trabalhando ou guerreando a seu favor; * Tanto os jesuítas quanto os colonos viam os índios como objetos, ora de exploração ou de estudo, ambos os grupos queriam impor sua cultura.

* Conquistar é sujeitar; *Pacífica ou por meio de guerra; *Sujeição escravizadora, fazer mais rapidamente dos índios instrumentos de produção; *Os prisioneiros de guerra eram reduzidos a escravos; *Com a sujeição impunha-se modos de vida novos, desconsiderando a cultura dos índios; *Impunha a cultura e os objetivos portugueses;

*Os costumes introduzidos pelos portugueses afetavam tremendamente a cultura indígena; *Motivos de ordem catequética urgiram também a sujeição; *Sujeição para a construção da colônia; *É a partir da sujeição, que se pensará um trabalho sistemático de imposição cultural, a cargo da catequese.

*Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos no processo de colonização como um todo; *Colonização e evangelização aparecem como duas metas independentes de igual projeção; *As fazendas são razão suficiente para violar os princípios éticos, defendidos pela teologia. *Também o governador (Tomé de Souza) acentua a prioridade dos interesses mercantis.

*A escravidão ainda que injusta, estava atendendo aos objetivos, e querer saná-la, naquele momento, traria prejuízos maiores ainda. *Os jesuítas domesticam a mão-de-obra para engenhos e fazendas; abençoam as guerras dos índios aliados; são obrigados a ceder seus interesses catequéticos em benefício dos interesses mercantis da Coroa.

* O índio do Brasil tornou-se puro objeto da ação social dos colonizadores; * Necessidade de moldar os índios as crenças e valores dos colonizadores; * A instalação do regime escravista expressa a predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos- catequéticos.