O papel do Brasil no G-20 e BRINCS Ashley Caccin Isabela Ribeiro Anderson B. Barros João Lucas Nicolas 2-B
G-20 O G-20 (grupo dos 20) é um grupo constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias desenvolvidas do mundo, mais a União Europeia. Criado em 1999, o G-20 é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros e internacionais.
O papel do Brasil no G-20 O Brasil tem o objetivo de promover a cooperação internacional e garantir a distribuição do esforço de ajuste das economias. Realinhar a representativa dos organismos internacionais para que o Brasil e outros países emergentes em desenvolvimento participem deles de forma ativa. O Brasil foi responsável pela iniciativa de criação de países em desenvolvimento que buscam se fortalecer para defender seus interesses comuns nas relações comerciais e internacionais.
BRICS ( Brasil, Rússia,China, Índia e África do Sul ) O termo BRICS foi criado em 2001 pelo economista ingles Jim O´Nell para fazer referência a 5 países.
Algumas característica destes países: Economia estabilizada recentemente; Situação política estável; Mão de obra em grande quantidade; Boas reservas de recursos minerais; Investimentos de setores de infra- estrutura; Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação; Investimentos de empreses estrangeiras nos diversos setores da economia;
Futuro BRICS Economistas afirmam que, mantidas as situações atuais, poderiam se tornar grandes economias num futuro próximo.
Cúpula em 2013 Foi proposta a criação de um Banco Internacional do grupo que desagradou os EUA e a Inglaterra.
2014 conferência Brasil, Fortaleza. Foi oficializada a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD),também conhecido por “Banco de BRICS”.
Brasil x G-20 O Brasil possui grande peso e uma posição de liderança dentro do G-20. Também, faz parte do G-20 por ser umas das 20 maiores economias do mundo.
BRICS O Brasil é um dos emergentes, que junto com a China, Índia, Rússia e são os países que tem conseguido crescer na média global e são vistos como as economias dos futuro. Ainda, pelo menos o Brasil a China e a Índia são vistos como países preparados para “sobreviverem’ á atual crise global, puxando o restante da economia mundial para fora do buraco.