CAPÍTULO 10: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Advertisements

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA:
ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Gestão do Conhecimento
LEARNING ORGANIZATION
Paradigma da Gestão do Conhecimento
Learning Organization
O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
COMPETITIVIDADE GLOBAL
CAPÍTULO 8: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA.
INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA
GESTÃO DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO: PROGRAMA. SÍNTESE DO PROGRAMA Conceitos Básicos 1 Padrões de Mudança nas Tecnologias e nos Mercados 2 Inovação e Gestão.
SESSÃO 8 EXPLORANDO NOVAS POSSIBILIDADES: ALAVANCANDO A CAPACIDADE INOVADORA NUM MUNDO GLOBAL.
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO.
Estratégia Empresarial
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Sociedade e Gestão do conhecimento:conceitos e aplicações
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Gerenciando Conhecimento SBGC
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento na prática
Inovação: a condição suficiente
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Repensando a Logística
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Resource-Based View Trabalho realizado por Grupo 3 Filipe Fialho Joana Leal de Oliveira Mariana Duarte Teresa Mourão-Ferreira Vera Ferraz da Costa Tipos.
I NWARD T ECHNOLOGY T RANSFER AS AN I NTERACTIVE P ROCESS I NWARD T ECHNOLOGY T RANSFER AS AN I NTERACTIVE P ROCESS P.Trott, M. Cordey-Hayes and R.A.F.
GESTÃO 4.2-Análise Cadeia Valor DEG/LT.
Políticas de Ciência e Tecnologia Processos de Transferência de Tecnologia Inward P. Trott, M. Cordey-Hayes e R.A.F. Seaton Ana Oliveira Ana Paiva.
Modelo de Excelência em Gestão
Alianças Estratégicas
Tema Gestão do Conhecimento:.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tema Gestão do Conhecimento:.
DESENVOLVIMENTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
Flávia Consoni Centro Universitário da FEI.
Estratégia Organizacional
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Estratégias de Marketing
Uma onda de reorganizações
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Análise do Ambiente Competitivo
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA: UM RELACIONAMENTO COMPLEXO E MULTI- FACETADO.
CAPITAL HUMANO A Base de Sustentaçãodo Capital Intelectual
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 10: INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA BASE DE CONHECIMENTO DA EMPRESA

Fonte: Hansen, Nohria e Tierney (1999)

THE 7AS OF KNOWLEDGE MANAGEMENT  ANTECIPATING  AWARENESS  ACCESS  APPROPRIATION  ASSIMILATION  ACCUMULATION  ALLOCATION Fonte: Doz et allii (1997)

Capital Organizacional Capital de Clientela Capital Estrutural Capital Humano Valor de Mercado Capital Intelectual Capital Financeiro Capital de Processo Capital de Inovação Fonte: Skandia

Fonte: Nonaka & Takeuchi (1995)

DO CONHECIMENTO INDIVIDUAL AO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL 1)Socialização 2)Articulação 3)Combinação (estandardização, rotinas) 4)Internalização (reforço conhecimento tecnológico) Integração na Memória da Empresa Fonte: Nonaka (1991) Rotinas  Rotinas de Replicação  “single lopp” (Argyris & Schon)  Rotinas de Investigação  “double loop”

ACÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE CAPACIDADES NUCLEARES 1)PERSPECTIVA INCREMENTAL DO MELHORAMENTO E EXPANSÃO DAS CAPACIDADES 2)ATENÇÃO AOS PROCESSOS E AOS PRODUTOS 3)UTILIZAR FORMAS INOVADORAS DE PÔR EM CAUSA O PENSAMENTO CONVENCIONAL 4)VISÃO, LIDERANÇA E ORGANIZAÇÃO COERENTES Fonte: Leonard-Barton, Bowen, Clark, Holloway & Wheelwright (1994)

Fonte: Nonaka & Takeuchi (1995)

INOVAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E ECONOMIA DO CONHECIMENTO: PISTAS DE REFLEXÃO 1.INOVAÇÃO É MUDANÇA 2.A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO É CONDICIONADA PELA BASE DO CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO 3.INOVAÇÃO NÃO É SÓ MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA: É EM GRANDE MEDIDA COMPREENSÃO DO MERCADO E ORGANIZAÇÃO 4.A VANTAGEM COMPETITIVA NÃO ESTÁ NO EQUIPAMENTO: ESTÁ NAS PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO 5.A INOVAÇÃO EXIGE O RELACIONAMENTO COM O EXTERIOR 6.A ECONOMIA DO CONHECIMENTO E A GLOBALIZAÇÃO OFERECEM NOVAS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO

INOVAÇÃO É MUDANÇA INOVAR É FAZER COISAS DIFERENTES. É SAIR DA ROTINA E APOSTAR NA DIFERENÇA PARA INOVAR IMPORTA VER A REALIDADE COM “OUTROS OLHOS”...MAS INOVAR NÃO É FÁCIL –“TEMOS QUE BEIJAR MUITOS SAPOS PARA ENCONTRAR UM PRÍNCIPE” (A. FRY) –BARREIRAS INTERNAS

A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO É CONDICIONADA PELA BASE DE CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO BASE DE CONHECIMENTO E HISTÓRIA DA ORGANIZAÇÃO BASE DE CONHECIMENTO COMO CONDICIONANTE –VALORES E FORMAS DE VER O MUNDO –“EM EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE”? BASE DE CONHECIMENTO COMO ALAVANCA PARA O FUTURO –CAPACIDADE DE ABSORÇÃO –COMPETÊNCIAS NUCLEARES –OS MOMENTOS DE “INFLEXÃO ESTRATÉGICA”

A INOVAÇÃO NÃO É SÓ MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA INOVAÇÃO NÃO É APENAS O RESULTADO DOS ESFORÇOS DE I&D......TEM TAMBÉM DIMENSÕES COMERCIAIS E ORGANIZACIONAIS A DIMENSÃO COMERCIAL –IDENTIFICAÇÃO DE NOVAS OPORTUNIDADES DE MERCADO –INTRODUÇÃO DE NOVAS FORMAS DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES –UTILIZAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE PROMOÇÃO COMERCIAL A DIMENSÃO ORGANIZACIONAL –NOVOS MODOS DE ESTRUTURAÇÃO, DE FUNCIONAMENTO INTERNO E DE RELACIONAMENTO EXTERNO DA ORGANIZAÇÃO –NOVAS FORMAS DE DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTOS POR UM CONCEITO SISTÉMICO DE INOVAÇÃO

A VANTAGEM COMPETITIVA NÃO “ESTÁ” NO EQUIPAMENTO: “ESTÁ” NAS PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO AS LIMITAÇÕES DO EQUIPAMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM –LIMITAÇÕES DE DOMÍNIO NA OPERAÇÃO –FALTA DE CARÁCTER DISTINTIVO OS INTANGÍVEIS COMO FONTE DE VANTAGEM –SABERES ESPECÍFICOS DA EMPRESA –ROTINAS E PROCEDIMENTOS ORGANIZACIONAIS –REPUTAÇÃO E IMAGEM –FLEXIBILIDADE –CAPACIDADE DE COMBINAR SABERES DO “HARD” PARA O “SOFT”

A INOVAÇÃO EXIGE O RELACIONAMENTO COM O EXTERIOR “NENHUMA EMPRESA É UMA ILHA” (SNEHOTA) RELAÇÕES COM CLIENTES RELAÇÕES COM FORNECEDORES LÓGICAS DE COOPERAÇÃO, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO: DESENVOLVER E PARTILHAR CONHECIMENTOS

A ECONOMIA DO CONHECIMENTO E A GLOBALIZAÇÃO OFERECEM NOVAS POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO CRIATIVIDADE, FLEXIBILIDADE E RAPIDEZ MAIS IMPORTANTES QUE O CONTROLO DOS ACTIVOS FÍSICOS A CAPACIDADE DE ARTICULAR CONHECIMENTOS DE ORIGENS DIVERSAS NOVAS POSSIBILIDADES DE ALAVANCAGEM DE SABERES, CONJUGANDO GLOBAL E LOCAL INOVAÇÃO COMO ATITUDE E ESTADO DE ESPÍRITO