MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biotecnologia.
Advertisements

Alterações do material genético
Alterações do material genético
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior Trabalho elaborado por: Joana Santos 11ºD nº18 Ano lectivo: 2008/2009 Disciplina: Biologia.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
TRANSMISSÃO DAS CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Métodos para combate à Corrosão
Planeta terra A Terra como um sistema.
Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias.
1 Património Genético Património Genético Continuação.
Microbiologia Aplicada BIO 3007 CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
Alimentação, Ambiente e Sustentabilidade
Mecanismos Básicos Meios Corrosivos
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
Ciências Doenças ligadas a água Professora: Jeovânia Freire.
K5 Doenças e saúde da pele CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
CITOLOGIA III.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
PLANTAS AVASCULARES MAIS SIMPLES Pequeno porte Ausência de vasos condutores de nutrientes Lento transporte de água (célula a célula) Ausência.
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
MUTAÇÕES.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
Organização do Genoma Ana Luísa Carvalho Bibliografia: The Cell – A Molecular Approach (Fourth Edition) Geoffrey M. Cooper & Robert E. Hausman. ASM Press.
Ana Pereira Escola Básica e Secundária de Maceira 2010/2011 Biologia 12º Ano.
SURGIMENTO DO SER VIVO. ABIOGÊNESE HIPÓTESE DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA ou ABIOGÊNESE “PRINCÍPIO ATIVO” ou “FORÇA VITAL”
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
MUTAGÊNESE E CARCINOGÊNESE. As células cancerosas perdem a capacidade de inibição por contato.
Conceitos fundamentais em genética.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
PLANETA TERRA Idade: 4,6 bilhões de anos.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Bases Biológicas do Comportamento Divisão celular.
do sistema respiratório
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Cromossomo de eucariotos Cromossomos homólogos.
GENÉTICA CONCEITOS. 1) DNA GENE SEGMENTO DE DNA CAPAZ DE CODIFICAR A SÍNTESE DE UMA PROTEÍNA (CADEIA POLIPEPTÍDICA)
O CÂNCER BUCAL.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1

Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )

Causas das Poliploidias 3 Não disjunção dos cromossomas durante a MITOSE ou durante a MEIOSE. Disjunção dos cromossomas mas inexistência de citocinese.

Poliploidia (Exemplo) 4

Efeitos das poliploidias 5 A poliploidia pode conduzir à formação de novas espécies. Estima-se que a maioria das espécies de plantas atuais sejam polipóides (70% das angiospérmicas e 95% das gimnospérmicas.) As espécies poliploides apresentam vários conjuntos cromossómicos das espécies de onde provieram, apresentando vantagens adaptativas.

Laboratório e Poliploidias 6

Causas das mutações 7 As mutações podem ocorrer espontaneamente na Natureza ou seres induzidas, por exposição a determinadas radiações (raios X, raios gama, raios cósmicos, radiações ultravioletas, radioactividade, etc.) ou substâncias químicas ( nitrosaminas, colquicina, gás mostarda, etc. ) Na superfície do planeta existem fontes naturais de radiação (raios solares, raios cósmicos e a radioactividade dos minerais ) de baixa intensidade. Estima-se que a probabilidade de um gene humano sofrer uma mutação espontânea é de 1: , dada a existência de mecanismos enzimáticos de reparação do DNA:

Agente mutagénico 8

9 Chernobyl (Abril 1986) Ucrânia As mutações resultantes das radiações levaram ao aparecimento de cancros

Apoptose ou morte celular 10

Genética do cancro 11 Proto-oncogenes Proto-oncogenes – genes normais que estimulam a divisão celular, estando implicados na regulação da proliferação e da diferenciação das células. Oncogenes Oncogenes – são sequências de DNA resultantes da alteração quantitativa ou qualitativa (mutação ) de proto-oncogenes e que podem conduzir à formação de um tumor (cancro) A mutação de um proto-oncogene em oncogene resulta da exposição a factores ambientais de natureza física, química ou biológica ( agentes mutagénicos).

Genética do Cancro 12

Genética do cancro 13

Aparecimento do cancro 14 Todos os cancros são genéticos na medida em que resultam de alterações do DNA mas os cancros hereditários são raros. Neste caso a alteração genética está presente em todas as células do indivíduo e manifesta-se muito cedo. A maioria dos cancros (cerca de 95%) são cancros esporádicos e surgem como resultado de mutações somáticas que resultam da interação entre o genoma do indivíduo e o ambiente (vírus, bactérias, hormonas, fumo do tabaco, radiações solares, produtos químicos,etc.)

Cancro - Metástases 15

Efeitos das mutações 16 O efeito de uma mutação é imprevisível. Pode ser benéfica se conduzir a uma característica vantajosa. Noutros casos é prejudicial, alterando o funcionamento da célula e conduzindo à sua morte. Frequentemente, o seu efeito é neutro dada a redundância do código genético, não provocando modificações na sequência de aminoácidos da proteína (mutação silenciosa ). O novo aminoácido pode apresentar propriedades similares às do aminoácido substituído ou, ainda, a substituição ocorrer numa zona da proteína não determinante para a sua função.