Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 05 de maio de 2014 Arquivologia no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA CAPES
Advertisements

Periódicos: Alunas :Elisandra Berté Marilene Marcom 41788
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Pesquisa em Ciência da Informação:
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.
O estágio obrigatório e as atividades complementares nos Cursos de Arquivologia: a experiência da Universidade de Brasília por Renato Tarciso Barbosa.
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
Ministério da Educação

METODOLOGIA DA PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO I
Carlos H. Marcondes Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense.
“O papel social do profissional bibliotecário”
Nair Yumiko Kobashi UFPE
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
821 links para periódicos eletrônicos (23%)
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Perspectivas da Ciência da Informação à formação do Museólogo
Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS
O ENSINO DE JORNALISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade Federal do Tocantins.
Estratégias para o desenvolvimento da PPG em Nutrição no País
Documentos Digitais Aula 7.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Desafios contemporâneos na formação dos arquivistas
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.
Avaliação de Arquivos Prof. Eliandro dos Santos Costa
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
GPROP/DIFRA Dados Quantitativos referentes a Monitoração e Fiscalização de Propaganda – GPROP/ANVISA.
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de formar profissionais de arquivos, capacitados para a guarda e conservação de documentos eletrônicos,
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Fundamentos da Ciência da Informação Unidade 2. Processos de institucionalização 1º semestre de 2013 (Carlos Alberto e Gabrielle Francinne)
O CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação.
Monografia I Prof.Dr. Leandro Brusadin Texto II A ARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA BUSCA DO CONHECIMENTO PIZZANI et al.
Painel 8 – Inclusão digital e uso de informação Moderador – Cecília Leite – IBICT Painelista 1 – César Santos Alvarez - Presidência da República Painelista.
Diálogos possíveis entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia com a Ciência da Informação Carlos Alberto Ávila Araújo – ECI/UFMG Curso de Pós-Graduação.
Fundamentos Teóricos da Informação 17 de agosto de 2011.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
Análise da Ciência da Informação como campo comum e delimitador das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disciplina: Fundamentos Teóricos.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos da Ciência da Informação.
O sujeito informacional no cruzamento da ciência da informação com as ciências humanas e sociais Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação.
Tratamento Temático da Informação
Documento como ponto de diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal.
Fundamentos da Ciência da Informação Carlos Alberto Ávila Araújo - UFMG A Ciência da Informação como ciência social Brasília, 19 de maio de 2016.
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014.
Carlos Alberto Ávila Araújo 07/03/2013 Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: cenário institucional brasileiro contemporâneo.
UFMG – ECI Fundamentos Teóricos da Informação
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
O ponto de partida Novo desenho da ECI – necessidade de fundamentação epistemológica Alguns fatos: acordo IBRAM + AN + BN; Canadá; França; Inglaterra;
Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 09 de maio de 2014 Biblioteconomia no Brasil.
Estudos Avançados em Ciência da Informação Módulo 2 CI como ciência social.
Fundamentos da Ciência da Informação 11 de outubro de 2012.
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Pesquisadores Institucionais
Transcrição da apresentação:

Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo 05 de maio de 2014 Arquivologia no Brasil

TANUS, 2013

Freq. (%) GRADUA Ç ÃO Freq. (%)MESTRADO Freq. (%)DOUTORADO 7 (28) Biblioteconomia 4 (26,7) Ciência da Informa ç ão 2 (20) Ciência da Informa ç ão 5 (20) Arquivologia 3 (20) Educa ç ão 2 (20) Hist ó ria 5 (20) Hist ó ria 3 (20) Hist ó ria 2 (20) Educa ç ão Congresso Brasileiro de Arquivologia – CBA Congresso Nacional de Arquivologia – CNA Reparq – Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia

Nomes de unidades de ensino na área

Áreas de conhecimento no Brasil - CNPq DENTRO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS,ENTRE COMUNICAÇÃO E MUSEOLOGIA, ESTÁ CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DENTRO DELA, ONZE SUBÁREAS: 1 - Teoria da informação 2 - Teoria geral da informação 3 - Processos da comunicação 4 - Representação da informação 5 -Biblioteconomia 6 - Teoria da classificação 7 - Métodos quantitativos. Bibliometria 8 - Técnicas de recuperação da informação 9 - Processos de disseminação da informação 10 - Arquivologia 11 - Organização de arquivos

GTs da Ancib GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação GT 2: Organização e Representação do Conhecimento GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações GT 5: Política e Economia da Informação GT 6: Informação, Educação e Trabalho GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I GT 8: Informação e Tecnologia GT 9: Museu, Patrimônio e Informação GT 10: Informação e Memória GT 11: Informação e Saúde

PPGCIs Ano de criação Mestrado em CI Doutorado em CI UNBDFCO UFBABANO UFSCSCS UFMGMGSE UFPBPBNO UFFRJSE2004 UNESPSPSE UFPEPENO2008 USPSPSE UFRJRJSE UELPRS2012

Outros cursos UFRGS, M 1995/D 2001 em Comunicação e Informação, vinculado a FABICO. UNIRIO, M/D em Memória Social (interdisciplinar) UEL, profissionalizante em Gestão da Informação UNIRIO, M 2006 /D 2011 Museologia e Patrimônio UNIRIO, profissionalizante em Biblioteconomia USP, Museologia, M 2012 UNIRIO, profissionalizante em Gestão de documentos e arquivos, 2012 UFBA, Museologia, M 2013

Periódicos da área Classificacao.seamhttp://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublica Classificacao.seam Ciência da informação Perspectivas em ciência da informação Transinformação Informação & sociedade: estudos Informação & informação Ponto de acesso Encontros Bibli Datagramazero Liinc em revista Em Questão Brazilian Journal of Information Science Perspectivas em Gestão & Conhecimento Múltiplos Olhares em Ciência da Informação Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação Documento em revista InCID

Revista ACB: biblioteconomia Revista de biblioteconomia de Brasília Revista brasileira de biblioteconomia e documentação Biblos Arquivistica.net Cenário Arquivístico Arquivo & Administração Arquivo & sociedade: estudos Informação Arquivística Museologia e Patrimônio Museologia & interdisciplinaridade Revista Musear Revista Museu Virtual Revista Mouseion Revista EducaMuseu Jovem Museologia

UnB UFMG UFRGS Unesp UEL UFBA UFPb UFES UFSC UFPA FURG UFF UFAM Unirio UFPE UFG

Caminhos da Arquivologia Brasileira Fase histórica – influência francesa, École de Chartes Fase administrativa – influência EUA, records management Fase integrada – influência canadense, Rousseau e Couture Fase pós-custodial e informacional - influência portuguesa Discussão sobre o objeto da área: os documentos e os arquivos x o arquivável (Tanodi: archivalia) Perspectivas contemporâneas: arquivística pós-moderna, Terry Cook; os arquivos como construções sociais, Delgado Gómez; operadores complexo e transcultural – García Gutiérrez Novas tecnologias da informação, gestão eletrônica de documentos Impactos para a diplomática – Duranti Arquivos pessoais Arquivos universitários Lei de Acesso à Informação Abertura dos arquivos da ditadura