Aula 11: desenvolvimento como liberdade.  Retomar aulas anteriores  Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI  Filme Margin Call  Bases informacionais.

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Aula 11: desenvolvimento como liberdade

 Retomar aulas anteriores  Avaliação da atividade: uso da tecnologia na EI  Filme Margin Call  Bases informacionais  Teorias de ética e justiça: utilitarismo, libertarismo e justiça de Rawls  Renda, desenvolvimento e liberdade  Programação dos seminários

Dúvidas?

Contexto da discussão: Mudanças econômicas – sociedade da informação Regime democrático e participativo (em que parte do mundo?) Globalização - trocas

Direitos Humanos privação Liberdade política opressão

Parábola (pag. 72) Três pessoas – três necessidades de trabalho – 1 vaga Como decidir?

Retomar o conceito de decisão das 1as aulas O que é decidir? Qual a base para decidir?

O que é mais importante acabar:  Pobreza  Infelicidade  Doença A depender de qual informação se baseia é tomada uma decisão diferente

Três caminhos para a decisão relacionadas aos conceito de liberdade

O que é liberdade?

Segundo Sen: Capacidades individuais para fazer coisas que uma pessoa com razão valoriza

Três caminhos:  Utilitaristas  Libertaristas  Defensores da teoria da justiça de Rawls

Utilitaristas: O que se ganha? Qual a utilidade? Teoria do bem – estar social Utilidade como prazer, felicidade ou satisfação

Características da avaliação utilitarista:  Todas as escolhas devem ser julgadas por suas conseqüências;  Escolha deve partir da utilidade que gera (welfarismo)  Ranking pela soma (soma das utilidades no todo, sem contar as desigualdades internas) – um problema do modelo  Discussão da propriedade privada (pag. 80)

Vantagens da avaliação utilitarista:  Atenta para o bem – estar; Desvantagens:  A unidade de análise é pessoal: como ficam as desigualdades internas

libertarismo Utilidade (para a escolha) é definida pela preferência de cada individuo Dificuldades: Como lidar com as heterogeneidades pessoais? As necessidades das pessoas são diferentes: depende do seu entorno

Teoria John Rawls Existem outros bens primários além da renda:  Direitos  Liberdades  Oportunidades PRIORIDADE DA LIBERDADE FORMAL

Teoria John Rawls Liberdade formal X propriedade privada

Diferenciação entre bem-estar e renda Rendas reais e vantagens (bem-estar e liberdade) Fontes de variação:  Heterogeneidades pessoais (estar doente ou não);  Diversidades ambientais (frio ou calor)  Variação do clima social (ter uma malha social que funcione)  Diferenças de perspectivas(ser pobre ou rico é diferente nos diferentes grupos)  Distribuição na família (renda per capita)

Diferenciação entre bem-estar e renda Avaliação das políticas públicas (econômicas e sociais)  renda como fator limitado por não considerar as capacidades e escolhas

Subdesenvolvimento visto como privação de liberdade e desenvolvimento como processo de eliminação de privações de liberdades e de ampliação de liberdades substantivas

O que são liberdades substantivas?

(as capacidades) de escolher uma vida que tem razão para valorizar ( p. 94) Conversão dos bens primários segundo a capacidade da pessoa em promover seus objetivos EQUIDADE

Exemplo: Uma pessoa idosa, mesmo possuindo um pacote de bens primários maior, pode estar em uma posição desfavorecida em função de uma doença. Não dá para “olhar” só renda

Outro aspecto: Diferenciais entre capacidades e escolhas “Jejuar não é a mesma coisa que ser forçado a passar fome. Ter a opção de comer faz com que jejuar seja o que é: escolher não comer quando poderia ter comido” (p. 96)

Voltando para as políticas públicas: tudo depende da medida de avaliação a ser usada : “ o que deve estar no centro de nossa consideração normativa” (p. 106) DEPENDE SAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS

Finalizando: a questão da pobreza passa a ser visto como algo multidimensional e passa a ser definido como "privação de capacidades", que faz que o potencial do indivíduo em auferir renda seja diminuído.

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Próxima aula – seminários