Administração do Tempo e Leitura Otimizada Cleber José Aló de Moraes 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Advertisements

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Leitura de Textos Científicos
Ler e Levantar Esquemas e Resumos
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
AULA 06 – ANALISANDO CHARGES GEOPOLÍTICAS
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Como elaborar trabalhos escolares
In Fábrica do Texto (adaptado)
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas
Redação de Texto Científico Acadêmico
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Aula Zero Prof. Cleilson Gurgel. Apresentação  Cleilson Gurgel de Brito  
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
SINDIVEST – GESTÃO 2012 / NOSSO SINDICATO O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento representa um setor.
Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE.
Como aprender mais fácil?
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
GESTÃO DO TEMPO.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
TCC I Professora Poliana Braga.  Dificuldade em conceituar o que é o Direito.  O Direito é um conjunto de normas?  Regra – normalmente o aluno estará.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
IESF – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SÃO FRANCISCO (TÍTULO DO TRABALHO) (ALUNO – nome completo) (ORIENTADOR – nome completo) (OBS: somente 01 slide)
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Instituto de Educação a Distância Interativa Coordenação Acadêmica: Prof. Wander Garcia.
1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #05.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Bruno Matheus. Sumário  Resumo  Introdução  Revisão Bibliográficas  Materiais e Métodos  Conclusão  Referencias bibliográficas.
PSICOLOGIA JURÍDICA Professora Lijeane Santos
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Como organizar melhor os estudos. DICAS DE COMO ESTUDAR!
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
ITCILO/ACTRAV Curso (A ) Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores ITCILO, Turim de 16 a 27 de fevereiro de.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Profª Filomena Coser Marinho
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Introdução a atividade acadêmica
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
Trabalho de Graduação AUTOR: Nome do Autor 1 Nome do Autor 2 ORIENTADOR: Titulação Nome do Orientador 1.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
EM SALA DE AULA Vir com a matéria do dia previamente lida e organizada da seguinte maneira Para as aulas de exatas com exercícios práticos Faça primeiro.
Transcrição da apresentação:

Administração do Tempo e Leitura Otimizada Cleber José Aló de Moraes 2016

Noção do tempo Capacidade de leitura, estudo e descanso Quantas horas consigo passar estudando? Quantas páginas consigo ler bem em uma hora? Quantas horas preciso de sono regularmente? Em quanto tempo minha concentração cai? Sem resposta a estas perguntas, não se consegue executar qualquer tarefa acadêmica de modo organizado

Multitarefas Focar em uma coisa ou em várias ao mesmo tempo? Priorizar a tarefa atual. Estar onde estamos. Concentra-se no foco. Evitar a tarefa seguinte Urgente ou importante ??

Assassinos do tempo Whats App Facebook Celular Computador Companhias fora de hora (amigos/colegas, família, etc) Reuniões sem objetividade Falta de planejamento pessoal Assassino Mor: redes sociais

Dicas... Diversificar tarefas. Nunca estudar por longos períodos a mesma disciplina sem descanso Estabelecer prioridades: o que é mais importante estudar ? Estabelecer tempo para as estratégias de médio e longo prazo

Estabeleça listas (diária, semanal e mensal) com as tarefas a serem realizadas. Destaque o que é urgente e o que é importante Use uma agenda Leia os textos ANTES das aulas (Ideia central e periféricas) ANOTE durante a aula Faça resumos

=++

Como ler? Duas formas: Passiva Ativa Livro deve ser conquistado em três etapas de profundidade 1. Leitura de inspeção, superficial 2. Leitura analítica 3. Leitura comparativa e filosófica Um livro é para ser provado, engolido ou mastigado e, depois digerido (F. Bacon)

1. Leitura superficial Título, prefácio e sumário: descobrir o objetivo geral do texto Bibliografia: qual é sua base teórica Introdução e capítulo final Tempo necessário: máximo de uma hora

2. Leitura Analítica Ler o texto todo, todas as páginas, de maneira linear, mesmo que falte a compreensão Deve-se buscar identificar com clareza Objetivos Principais argumentos Dúvidas do autor Conceitos chave

3. Leitura comparativa Quais são as principais ideias do livro? Quais são as produções intelectuais que aconteceram na mesma época deste escrito? Quais os principais questionamentos filosóficos do autor? Qual o contexto histórico-social em que foi escrito? Qual o contexto de vida particular do autor? Quais os pontos fortes e fracos da argumentação? “Toda teoria é sempre uma autobiografia”.