Tecendo redes: Uma proposta de formação no campo da saúde mental a partir da articulação entre universidade, serviço e comunidade Aline Aguiar Mendes (Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
Teresinha Cid Constantinidis - UFES Suzana Rodrigues Reno – UFES
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Contextualização Aspectos Geográficos Situado na região litorânea do Estado de Sergipe km de extensão geográfica População: habitantes.
Fortalecimento da Rede de Atenção a Saúde, na dicotomia Hospital x Atenção Básica na reinserção psicossocial Michelline Freire Moraes; Ana Carolina Miranda.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Portaria do Ministério da Saúde 3088 de 23 de Dezembro de 2011
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
GRUPO VAN GOGH Saúde Mental
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Campo da Saúde Profª Mª Helena. Dinâmica O Minha formação; O Pq optei pelo CC Campo da Saúde?
Atuação da Psicóloga no CAPS II do Município de São José/SC
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Reformas Psiquiátricas
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH Faculdade de Educação - FE Departamento de Administração Educacional.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
O Apoio Matricial no município de Viamão Camila Jardim
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
Tecendo a rede: Uma proposta de formação no campo da saúde mental
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
PET Saúde/Saúde Mental/Crack, Álcool e outras Drogas –Macaé UFRJ
Contato: Copa da Inclusão Ed Otsuka - Ricardo Santoro - Renata Martins Brandão - Gabriela Felix Teixeira - Julia Shellard Corrêa -
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO: O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Residencia Integrada em Saúde (RIS) – Escola de Saúde Pública.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
Em termos legais, o ponto de inflexão dessa virada foi a Lei Federal de 2001, que deu inicio à chamada Reforma Psiquiátrica. Mas transformar essa.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Apoio Matricial.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Psicologia e Instituições de Saúde 8º. Período Profa. Telma.
Franciele Nunes de Oliveira Karine Assunção Andrade Patrícia Chaves do Nascimento Integrantes do Projeto de extensão: Tecendo a redes: Uma proposta de.
Transcrição da apresentação:

Tecendo redes: Uma proposta de formação no campo da saúde mental a partir da articulação entre universidade, serviço e comunidade Aline Aguiar Mendes (Prof. PUC- MINAS SG de Saúde Mental e Coordenadora do Projeto) Celso Renato Silva (Psicólogo CAPS-III Santa Luzia- Coordenador e Supervisor de Campo do Projeto)

Autores e Supervisores Alunas Autoras: Angélica Oliveira (Estagiária Bolsista CAPS-III – Matriciamento) Fernanda Guedes (Estagiária Bolsista CAPS-III) Francielle Nunes de Oliveira (Estagiária Bolsista – CAPS-i) Karine Assunção Andrade Dutra (Estagiária Bolsista – CAPS-i) Liam Rojas (Estagiária Bolsista - CAPS-III ) Mariana Antunes Henriques (Bolsista Projeto de Extensão) Paulina Dias de Oliveira (Estagiária Bolsista Apoio Matricial em Saúde Mental) Patrícia Chaves do Nascimento (Estagiária Bolsista – Residência Terapêutica) Rosania Camila Vieira (Ex-Estagiária Bolsista – Residência Terapêutica Tatiana Cristina da Silva (Estagiária Bolsista Apoio Matricial em Saúde Mental) Técnicos Supervisores: Ângela Patrícia (Psicóloga e Coordenadora do CAPS-i) Celso Renato da Silva (Psicólogo e Supervisor do CAPS III) Cláudia Maria Filgueiras Penido (Psicóloga e Coordenadora do Apoio Matricial) Giullianus Pablo (Supervisor do Serviço Residencial Terapêutico) Imaculada Braga (Supervisora do Serviço Residencial Terapêutico)

O Projeto Parceria: PUC Minas São Gabriel e Prefeitura Municipal de Santa Luzia. O Campo: Saúde Mental (Programa Saúde da Família, CAPS III, CAPSi, Serviço de Residência Terapêutica.

Saúde Mental – Santa Luzia CAPS III CAPSi Residência Terapêutica Camelos Residência Terapêutica São Geraldo

Contexto da Reforma Psiquiátrica A reforma psiquiátrica regulamentada no Brasil pela Lei , tem como proposta a desinstitucionalização e humanização dos paciente portadores de sofrimento mental. Nesta perspectiva são criados na década de 90 os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Em suas diversas modalidades (CAPS III, CAPS – AD, CAPSi) surgem como dispositivos para atender aos pacientes portadores de sofrimento mental, bem como seus familiares. Proposta que emerge no seio da reforma psiquiátrica no Brasil e tem como um dos objetivos a inclusão social. Contexto da Reforma Psiquiátrica

Objetivos Possibilitar a melhoria da formação de estudantes e profissionais em saúde mental para o trabalho de redes, formação e atuação nesta área; Propõe também uma interlocução entre serviço e universidade, possibilitando discussões de práticas concernentes ao campo.

Metodologia do Projeto

Construção do Caso Clínico É uma metodologia clínica de intervenção no campo da Saúde Mental em que o saber técnico- científico entra apenas como uma pré-condição. Implica em operar com o saber do paciente e não um saber sobre o paciente

Conversação Clínica “Visa a inauguração de uma prática de fala distinta daquela praticada no dia-a-dia, e, a partir dela a produção de um saber em que a responsabilidade de cada um dos que estão nela envolvidos encontra-se engajada.” (Rubim; Besset, 2007, p.37)

A construção e a Rede Os impasses de um caso que mobiliza a rede; O trabalho em rede é desafiador, pois consiste em quebra de posições cristalizadas e construção conjunta de novas possibilidades de ação; Investir na formação de modo dinâmico e aberto. Propicia que os profissionais da área repensem a prática; Problematiza conflitos e estratégias.

O Projeto hoje O projeto trabalha na construção de 2 casos, ambos do CAPSi, que envolvem diretamente, ou não, vários serviços; Levantamentos bibliográficos sobre o tema “Redes”; Discussão de produções embasadas na metodologia da construção do caso clínico;

O Projeto hoje Primeiras mudanças na prática e direção de condutas de alguns profissionais bem como da equipe de estagiárias envolvidas.

Referências Bibliográficas AMARANTE, Paulo (org.) Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, AMARANTE, Paulo. Saúde Mental e Atenção Psicossocial. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, BESSET, Vera Lopes & Rubim, Luiza Mendes. Psicanálise e educação:desafios e perspectivas. In: Estilos da Clínica, 2007, Vol. XII, no 23, BEZERRA, Benilton. O cuidado no caps: os novos desafios. s/d. Disponível em: Acesso em: 26 de jun BRASIL, Eysler Gonçalves Maia; JORGE, Maria Salete Bessa; COSTA, Edmara Chaves. Concepções de usuários e trabalhadores de um Caps da SER-IV, de Fortaleza – CE, acerca do cuidado em saúde mental. Ciência, Cuidado e Saúde, v.7,n.3,jul/set, Disponível em: Acesso em: 26 de jun BRASIL. Ministério da Saúde. Legislação em saúde mental ed. Brasília: Ministério da Saúde, Disponível em: Acesso em: 26 de jun DIMENSTEIN, Magda; LIBERATO, Mariana Tavares Cavalcanti. Desinstitucionalizar é ultrapassar fronteiras sanitárias: o desafio da intersetorialidade e do trabalho em rede. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 1, p. 1-10, Disponível em: Acesso em: 26 de jun ELIA, Luciano. Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecer os Movimentos Sociais. Texto proposto para a IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, Disponível em: Acesso em: 26 de jun EMERICH, Bruno Ferrari. Caps no território: cuidado onde a vida acontece. UNICAMP, 2006/2007. Disponível em: Acesso em: 26 de jun

Referências Bibliográficas PASSOS, Eduardo. O Caps como matriz das ações psicossociais no território. s/d. Disponível em: Acesso em: 26 de jun RABELO, Ionara Vieira Moura; TORRES, Ana Raquel Rosas. O significado da reforma psiquiátrica para os trabalhadores de saúde mental de Goiânia. Estudos de Psicologia, Campinas, vol.23, n.3 pp Disponível em: 166X Acesso em: 26 de jun SCHNEIDER, Alessandra Ritzel. A construção da rede de atenção em saúde mental de um município do sul do Brasil. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 28, jan./jun Disponível em: Acesso em: 26 de jun SPINK, Mary Jane; LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação. In: SPINK, Mary Jane (org). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metológicas. 3ª Ed. São Paulo, Cortez, TENORIO, Fernando. A reforma psiquiátrica brasileira, da década de 1980 aos dias atuais: história e conceitos. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, vol. 9, jan.-abr Disponível em: Acesso em: 26 de jun UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Relatório Final: “Investigação dos efeitos discursivos da capsização: avaliação qualitativa do modelo CAPS”. Belo Horizonte: 2009, 189p. VASCONCELOS, E. M. (1999). Mundos paralelos, até quando? Em A. M. Jacó-Vilela, F. Jabur, & H. B. C. Rodrigues (Orgs.), Clio-psyché: histórias da psicologia no Brasil (pp ). Rio de Janeiro: UERJ/NAPE.