Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Princípios de Organização Unidade IV
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Delegação, centralização e descentralização
DEPARTAMENTALIZAÇÃO É o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados, de acordo com critérios específicos de homogeneidade,
Estruturas Tradicionais
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Teoria Neoclássica da Administração
ad – direção para, tendência para;
Estrutura organizacional do S.E.
O que é uma estrutura ?.
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Afinal, o que faz o RH? Em meio à pasmaceira do mercado de trabalho, uma área está agitada mais do que nunca: a de recursos humanos. A maioria das empresas.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
NÍVEIS HIERARQUICOS.
Princípios do SCO.
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
O sistema de administração de recursos humanos
Prof. Rudy de Barros Ahrens
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
TIAL -Tecnologia da Informação Aplicada à Logística
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Teoria Básica da Administração Professor: Roberto César
ORGANIZAÇÃO.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
RH ligado à... PRESIDÊNCIA Dir. RH Dir. Industrial Dir. Comercial Dir.
Funções de administração
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Teoria Geral da Administração
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Estrutura Organizacional
Características Básicas das Empresas
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
Estrutura Organizacional
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Gestão de Pessoas I AULA O2
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Elaboração e Análise de Projetos
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Tipos de organização Organização linear Organização funcional
RECURSOS HUMANOS Edgar Kanemoto
Como Administrar na Sociedade Moderna
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de Pessoas Gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa com a finalidade de escolher.
GESTÃO DE PESSOAS OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
Transcrição da apresentação:

Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores, líderes, supervisores, etc) devem gerir as pessoas que compõem suas equipes. Têm a responsabilidade linear (hierárquica) e direta pela condução de seus subordinados. Unidade de comando (cada um tem um só chefe) De staff – os chefes precisam de assessoria e consultoria do órgão de GP(Rec Hum) para receber orientação, apoio e meios.

CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE GP(RH): -Anteriormente todas as atividades de RH (recrutamento, seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, política de salários, benefícios, saúde e segurança do trabalho, avaliação de desempenho,...) eram concentradas na gerencia de RH. -Havia pouca atividade das demais gerências nos processos. -A área de RH era fechada e exclusivista e interferia nas decisões das demais áreas. -A centralização prevalecia.

-Houve mudança nas tarefas de RH. -Atualmente são divididas por dois grupos de gerentes ou executivos. -Um grupo formado pelos especialistas de RH que atuam como consultores internos (Staff). -Outro grupo formado pelos demais gerentes de linha que estão envolvidos na utilização eficaz de seus subordinados. Esse grupo desenvolve muitas atividades de RH: reuniões, conversas individuais ou grupais, telefonemas, s, solução de problemas, resolução de conflitos, estabelecimento de metas, incentivos, treinamento, etc...

Conflitos entre Linha e Staff de RH: -Há possibilidade de tomada de decisões ou influências diferentes das duas áreas (gerentes de linha e especialistas de RH) sobre os mesmos empregados. - Pode haver uma crise de autoridade. -Os problemas se agravam principalmente quando é exigido um trabalho conjunto em diversos assuntos (disciplina, condições de trabalho, transferências, promoções, e planejamentos de pessoal).

MODOS DE REDUZIR OS CONFLITOS ENTRE A LINHA E O STAFF DE RH: 1-Mostrar aos gerentes de linha os benefícios de aprender e usar os programas de RH. 2- Atribuir responsabilidades por certas decisões de RH exclusivamente aos gerentes de linha, e outras exclusivamente aos especialistas de RH. 3- Treinar ambos os lados em como trabalhar juntos e tomar decisões conjuntas. 4-Se for possível, proceder rodízios ou trabalhos em conjunto entre as posições de linha e de staff, para que um compreenda melhor os problemas do outro.

FUNÇÕES DO ORGÃO DE RH NO STAFF: -Cuidar das políticas de RH -Prestar assessoria e suporte às outras gerencias -Dar consultoria interna de RH a todos escalões -Proporcionar serviços e orientação de RH. -Cuidar da estratégia de RH RESPONSABILIDADE DA LINHA (GESTORES DE PESSOAS) -Cuidar da sua equipe de pessoas -Tomar decisões sobre subordinados. -Executar as ações e cumprir metas de RH -Cuidar da tática e das operações.

Diferenças entre Centralização/ Descentralização Centralização -O órgão de RH monopoliza todas as funções: recruta, seleciona, treina, remunera, avalia, promove, desliga e aposenta. -Dá tratamento igual a todos os funcionários: horários, salários, tarefas, regras são estabelecidas pela média, para todos. Descentralização -Gerentes assumem todas as responsabilidades: recrutam, selecionam, treinam, avaliam, remuneram,promovem, desligam, aposentam. -Há tratamento específico para cada funcionário:horário, salários, tarefas, e metas individuais. Soluções sob medida para cada um de acordo com diferenças individuais.

Centralização Vantagens: -Reúne especialistas em um só órgão. -Incentiva a especialização. -Proporciona integração interna do departamento -A área de RH é delimitada e autônoma. -Ideal para pequenas organizações.

Centralização Desvantagens: -Excessiva concentração de decisão no Staff. -Homogeneização e padronização de ações de RH no Staff. -Distanciamento da ação para os acontecimentos -O órgão de RH fica operacional e burocrático. -Proporciona administração autoritária e autocrática. -Os gerentes de Linha ficam afastados dos assuntos de RH.

DESCENTRALIZAÇÃO Vantagens: -Descentraliza as decisões e ações de RH através dos gerentes de linha. -Desmonopolização das decisões e ações de RH -Adequação das práticas de RH às diferenças das pessoas. -O órgão de RH do staff, torna-se consultor interno dos gerentes de linha. -Focalização no cliente (parceiro) interno. -favorece a adm. Participativa dos gerentes e equipes.

Descentralização Desvantagens: - O órgão de RH perde suas fronteiras e limites e torna-se aberto. - Os especialistas de RH dispersam-se entre as unidades estratégicas. - Perda da visão de conjunto das práticas de RH.