Alimentos transgênicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histórico # Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # As plantas geneticamente modificadas.
Advertisements

BIOSSEGURANÇA E ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS Ricardo L. Motti Vera R. Vidigal 10 de Setembro de 2004.
Alimentos Transgênicos e Saúde
Alimentos Trânsgênicos
Organismos Transgênicos
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
TRANSGÊNICOS.
Manipulação Genética.
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Melhoramento Genético
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Sílvio Isoppo Porto Diretoria de Política Agrícola e Informações Diretor Seminário GICOGM Brasília, 3 de agosto de 2009 Visões Institucionais sobre a dinâmica.
Prof. Écio Boi Ciências Biológicas Transgênicos. Organismos cujas características tenham sido alteradas através do uso de técnicas de engenharia genética;
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
PROTOCOLO DE CARTAGENA Biossegurança - firmado em Montreal (Canadá) em 28/01/2000 entrando em vigor em 11/08/ º acordo internacional sobre o transporte.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Reino Monera Vamos exercitar?.
IT-16 Plano de Emergência
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES E MUDAS Brasília, 08 de agosto de 2013 Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Reino Monera.
Projeto de Lei da Câmara nº 49/2015: Dispõe sobre a comercialização, a estocagem, o processamento, a industrialização, o acondicionamento e o trânsito,
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA EM 2015.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal 10 de março de 2016 “PLS n° 672, de 2015, PLS n° 675, de 2015 e PLS n° 738, de 2015” Requerimento.
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Rotulagem de alimentos com OGM Juliana Ribeiro Alexandre.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Atividade Sistemática Trabalho em Equipe Identificar Problemas Potenciais, suas Causas e seus Efeitos. O FMEA tem a função de identificar os problemas.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
A ROTULAGEM DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS PLC n° 34/2015 Altera a Lei n° , de 24 de março de 2005 (PL n° 4.148/2008 – Câmara dos Deputados)
1 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO DE HIDROGENAÇÃO E ISOMERIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS PARA A PRODUÇÃO DE “GREEN DIESEL” João Prelhaz Dissertação apresentada.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 5 19 jan
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
LEGISLAÇÃO NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Profa. Rosilene Linhares Dutra Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com BIO-QUIMICA.
Deterioração e Processos de Conservação de Alimentos.
SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Segurança da Informação.
Projeto Tecnologias Moleculares e de Biossegurança para o Desenvolvimento Agropecuário TMBBA Sub-projeto: Estabelecimento e validação de metodologias de.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Alimentos transgênicos
Transcrição da apresentação:

Alimentos transgênicos Análise microbiológica de alimentos

Definição São alimentos produzidos por vegetais modificados geneticamente para que apresentem uma nova característica originalmente ausente naquela espécie.

Metodologia Transferência de DNA mediada por Agrobacterium tumefaciens Transformação balística com partículas de ouro ou tungstênio

Transferência de DNA

Tumor causado por Agrobacterium em raiz de planta – “galha da coroa”

Interação Agrobacterium x célula vegetal

Transformação balística

Equipamento

Crescimento das células vegetais transformadas

Benefícios Aumento de produtividade Diminuição do uso de herbicidas e inseticidas. Diminuição da necessidade de água Alimentos ricos em nutrientes como ferro e vitaminas. Produção de vacinas em alimentos

Publicações recentes

Riscos Polinização cruzada Tecnologia terminator Alergias Efeito a longo prazo na saúde humana não estabelecido

Situação atual 85% das lavouras de milho no Brasil são transgênicas. Óleo de cozinha (soja e milho) Soja (ração, alimentos) Produção de queijo com quimosina transgênica Feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, feito pela EMBRAPA.

Rotulagem Alimentos com mais de 1% de ingrediente transgênico devem conter a letra T na embalagem.

Detecção de transgênicos PCR para detecção do DNA incorporado. Região promotora Região codificadora Região terminadora

Empresas

CTNBio CTNBio: Comissão Técnica Nacional de Biossegurança www.cntbio.gov.br A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada através da lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM, bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados.