Unidade 1 – Comunicadores do século XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Gildo de Araújo Júnior.
Advertisements

À DESCOBERTA DO UNIVERSO
Um Cientista na Terra da LUZ
Leitura Analítica e Resumo Informativo
Como elaborar um trabalho de pesquisa
A estrutura do artigo científico e outros
Luís de camões. 10 de Junho de 1580 foi, considerado uma das maiores figuras da literatura em Portugal, dia também da sua morte Nasceu em Lisboa, de uma.
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
GÊNEROS TEXTUAIS PROF. ROMIM. RESENHA 1. DEFINIÇÕES 1.1 Resenha Resumo É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de.
Fazer um livro:. “É criar uma forma física para ideias.” Wasserman, Eilenn (2007). The Book as Arts, Artists’ Books from the Nacional Museum of Women.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
Como elaborar trabalhos escolares
Redação de Texto Científico Acadêmico
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
O nascimento da Filosofia
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Parece poesia, mas é uma afirmação verdadeira que pode ser generalizada para: “A vida contém e é contida pelas estrelas”.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Conjuntos: Não existe uma definição formalizada do que vem a ser um conjunto. O que temos é uma idéia ou uma noção do que vem a ser um conjunto. De uma.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
Arte gráfica CLICAR Sabe-se pouco sobre Gutenberg, apenas que nasceu na cidade alemã de Mogúncia entre 1393 e 1405, filho de um comerciante de Mainz.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
LETRA DA CANÇÃO Não admito que me fale assim Eu sou o seu décimo-sexto pai Sou primogênito do teu avô Primeiro curandeiro Alcoviteiro das mulheres Que.
As Luas Galileanas Tamires Cristina de Souza Monitora-ODS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
BHÁSKARA.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Desafio das turmas numerosas Profa. Jossana Ferreira e Prof. José Josemar.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Apresentação científica na forma de um poster Licenciatura em Física Licenciatura em Engenharia Física Licenciatura em Bioquímica Licenciatura em Biologia.
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Conceito e representação gráfica
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Professora Angélica Rodrigues da Silva – Língua Portuguesa – 6º anos.
Linguística documentária e Terminologia Disciplina: Linguística documentária Marilda Lopes Ginez de Lara CBD/ECA/USP
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Desenho Arquitetônico
Matemática Uma aproximação à verdade Clique neste botão para dar o primeiro passo: Fontes e referências.
ESTRELAS DUPLAS Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel Kharen Silva Imagem retirada deste site :
TEXTO LITERÁRIO E SUBJETIVIDADE Construção do perfil dos interlocutores.
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Transcrição da apresentação:

Unidade 1 – Comunicadores do século XXI Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28)

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) Orientações de Leitura (p. 29) Este verbete de enciclopédia tem como tema a vida de Galileu Galilei. 1.1. Ordena cronologicamente as sequências abaixo, reconstituindo a sua vida. G. Nasceu em Pisa, em 1564. B. Estudou Música e Medicina. A. Estudou Filosofia e Matemática. F. Interrompeu os estudos e tornou-se professor de Física. D. Foi a Roma e deu a conhecer as suas descobertas a Christoph Clavius. E. Foi nomeado professor de Física, em Pisa. H. Publicou os seus estudos em Siderius Nuncius. I. Transferiu o seu laboratório e observatório astronómico para Florença. C. Faleceu em Florença, em 1642.

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 2. Ao longo do verbete, são enumeradas as várias descobertas e invenções científicas de Galileu. 2.1. Identifica e agrupa-as, conforme a área científica a que se referem a. Geometria Descoberta “dos centros de gravidade dos troncos de pirâmides, cones e outros sólidos geométricos” (ll. 16-17)

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) b. Física Descoberta de leis da Física e respetiva tradução matemática (“leis da queda dos graves, lei do isocronismo do pêndulo”) (ll. 25-33)

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) c. Astronomia Invenção do telescópio; descobertas astronómicas (composição da Via Láctea, formato da Lua, rotação do Sol, existência de nebulosas, dos quatro satélites de Júpiter, das manchas do Sol, do planeta Saturno, das librações da Lua, das fases de Vénus…).(ll. 35-60)

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 2.2. De que forma as várias descobertas de Galileu foram recebidas pela comunidade científica da época. Justifica, apoiando-te em dados textuais.

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 2.2. De que forma as várias descobertas de Galileu foram recebidas pela comunidade científica da época. Justifica, apoiando-te em dados textuais. Algumas das descobertas de Galileu foram bem recebidas; outras, atacadas. Inicialmente, as suas descobertas científicas foram encorajadas pelo jesuíta C. Clavius. Porém, os estudos astronómicos publicados em Siderius Nuncius foram muito criticados por alguns astrónomos, mas defendidos por outros, como Kepler. Mais tarde, as suas descobertas foram aprovadas com pequenas reservas pelos professores do Colégio Romano.

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 3. Sintetiza as principais características dos verbetes enciclopédicos, completando o texto informativo abaixo com as palavras indicadas. entrada especializada formal genérica imagens objetiva palavra vocabulário d b f a e g c h a b c d e f g h

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 3.1. Identifica, no verbete dedicado a Galileu Galilei, a entrada e o artigo. Entrada: “Galileu Galilei” (l. 1) Artigo: Restante texto (ll. 1-67)

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) Conhecimento explícito da língua (p. 30) No verbete enciclopédico ocorrem com frequência abreviaturas, palavras truncadas e outros sinais. 1.1. Transcreve do verbete todas as abreviaturas e truncações usadas, fazendo o respetivo desdobramento. Segue o exemplo: Univ. (truncação) > Universidade - Prof. / Profs (truncação) > Professor / Professores - G. G. (abreviatura) > Galileu Galilei - etc. (abreviatura) > et cetera ou et coetera (empréstimo latino que significa “e outras coisas”)

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 2. É também frequente encontrar em verbetes de enciclopédia frases passivas. 2.1. Das frases seguintes, seleciona aquelas em que ocorrem construções passivas. “a Via Láctea era composta de estrelas” “a Lua não era plana mas esférica” “para ali transferiu o seu laboratório e observatório astronómico” “Estas observações […] foram fortemente atacadas […] pelos astrónomos apegados às ideias de Ptolomeu” “a Via Láctea era composta de estrelas” d. “Estas observações […] foram fortemente atacadas […] pelos astrónomos apegados às ideias de Ptolomeu”

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 2.1.1. Identifica nas frases que selecionaste o complemento agente da passiva. “a Via Láctea era composta de estrelas” d. “Estas observações […] foram fortemente atacadas […] pelos astrónomos apegados às ideias de Ptolomeu” “a Via Láctea era composta de estrelas” d. “Estas observações […] foram fortemente atacadas […] pelos astrónomos apegados às ideias de Ptolomeu”

Verbete de enciclopédia “Galileu Galilei” (manual p. 28) 2.1.2. Transforma as frases passivas nas frases ativas correspondentes. “a Via Láctea era composta de estrelas” d. “Estas observações […] foram fortemente atacadas […] pelos astrónomos apegados às ideias de Ptolomeu” Estrelas compunham a Via Láctea Os astrónomos apegados às ideias de Ptolomeu atacaram fortemente estas observações

a·bre·vi·a·tu·ra (abreviar + tura) abreviatura | s. f. a·bre·vi·a·tu·ra  (abreviar + tura) Substantivo feminino Ato ou efeito de abreviar- = ABREVIAÇÃO, ABREVIAMENTO Modo de escrever uma palavra com menos letras que as requeridas pelos sons e articulações que tem (ex.s.f.f. é a abreviatura de “se faz favor”). Palavra ou conjunto de palavras abreviado. [MÚSICA] Cada um dos traços que dividem a nota em colcheias, etc. "abreviatura", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/abreviatura [consultado em 06-10-2013].

Truncação As palavras que nasceram por um processo de truncação ou truncamento resultam de corte na palavra original. São palavras como Zé, que vem de José… … ou metro que deriva de metropolitano.

Ex.: Galileu Galilei estudou a Via Láctea. Na transformação de uma frase ativa em frase passiva, o sujeito e o complemento direto da frase ativa passam a complemento agente da passiva e a sujeito da frase passiva, respetivamente. Ex.: Galileu Galilei estudou a Via Láctea. [Sujeito] [Complemento direto] A Via Láctea foi estudada por Galileu Galilei. [Sujeito] [Complemento agente da passiva]