Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUBLICIDADE DE PRODUTOS DESTINADOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Advertisements

Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
Vanda Valle de Figueiredo
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
Gerência de Divulgação de Produtos
Propaganda O que é? É qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Fonte dos slides :Marketing:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Internet Kevin, Crislaine, Lorena.
A Escola e as Mudanças Sociais
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
Propaganda, Promoção e Publicidade
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Copyright © 2006 by Pearson Education
Moda Estiloja.com.
CRM Customer Relationship Management
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
UniCeub – RTV – Prof. Floriano Filho 1 A Decisão de Anunciar Por que razão? O que espera do anúncio ? Tornar a empresa mais conhecida? Comunicar.
DISSERTAÇÃO: introdução
PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA E COMUNIDADE PRESENTE
Promoção de Vendas e Merchandising
Relatório da atividade
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DO PL 5921/01 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO CÂMARA DOS DEPUTADOS 18/06/08.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Recaptulando Conceitos
Rotulagem e Propaganda de Alimentos
1 AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DO PL 5921/01 COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO CÂMARA DOS DEPUTADOS 18/06/08.
Infância e publicidade de produtos sujeitos à vigilância sanitária
A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO CONSUMIDORES DE MÍDIA
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Redação publicitária I
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Mídia-Educação: a leitura crítica dos meios da comunicação
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Publicidade infantil em questão no Brasil-comentário-prova
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
Aluno:Alex da Fonseca Junior Professor: Rogerio Sorvillo Conceitos e Categorias 1PPM I.
Propaganda.
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
REDAÇÕES NOTA MIL ENEM 2014 REDAÇÃO – Prof.ª Sarah.
Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa.
MANIFESTO é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social,
Abrir o Apetite Poético
Obesidade infantil- influencia da propaganda
CONFERENCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO Fndc 18 anos eixos de atuação –controle público (sistemas público estatal e privado) –reestruturação do sistema de.
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
PUBLICIDADE DE ALIMENTOS OS HERÓIS QUE SÃO VILÕES DA SAÚDE Universidade de Brasília Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição FRENTE.
0 Publicidade destinada a produtos infantis. 1 CidadePrograma São Paulo21 Porto alegre16 Salvador17 Rio de Janeiro21 Recife19 Fortaleza16 Brasília23 Curitiba15.
PUBLICIDADE INFANTIL – PL 702/11. QUEM SOMOS  Uma entidade sem fins lucrativos, com 40 anos de existência.  Desde 1973 atuando em defesa dos interesses.
Bairro, 15 de Março de 2010 Maria das Dores Oliveira 1.
Fatos e versões sobre a propaganda dirigida às crianças.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria e Comércio Audiência Pública Sobre Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos.
Transcrição da apresentação:

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Qual é a medida certa da publicidade dirigida às crianças? Projetos de lei pela proibição da propaganda destinada ao público infantil tem originado diversas discussões na sociedade sobre o assunto. Duas vertentes de discussão:  Defensores da proibição de qualquer tipo de publicidade dirigida às crianças = vulnerabilidade das crianças frente aos anúncios  Defensores da livre propaganda = uma forma de não coibir a comunicação Educação não é restrição.

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Mídia Mídia: dita modos de ser, de viver e promove o consumismo. “ Comprar, comprar, comprar”  Rádio e televisão são suportes midiáticos muito corriqueiros que quando a criança tem acesso a eles pode não haver o devido acompanhamento por um adulto.  Necessidade de atenção e cuidado dos pais aos conteúdos repassados para as crianças na propaganda.

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis A mídia promove uma sedação e sedução = interferência na produção de vínculos e subjetividades = não educa!!! = banalização da violência = não possibilita o brincar e a interação de crianças e adolescentes com seus pares, o brincar.

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Mídia Mídia = papel vital na formação de conceitos, valores e atitudes voltados para o consumismo = educação para o consumo = estruturação da percepção da criança sobre si mesma = Merchandising = forma de violência

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Mídia Exerce papel relevante na construção de subjetividades da criança Funcionamento do pensamento da criança Construção de seu desejo Consumismo

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Para a mídia: Criança Tratada como consumidora O olhar da criança, assim como de qualquer telespectador é tratado, negociado e vendido como audiência

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis  Últimos 30 anos  Últimos 30 anos: quase 8 mil campanhas publicitárias foram analisadas e julgadas pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).  2012  2012: o Conar julgou 327 anúncios (12,5% referentes à propaganda voltada para crianças e adolescentes) e aplicou alguma das punições previstas na autorregulamentação em 60% delas.

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis  Dentre as decisões do Conar, pode-se destacar:  desde 2006  desde 2006: os anúncios de alimentos para crianças não podem encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas, ou menosprezar a alimentação saudável ou apresentar produtos que substituam refeições.  2013  2013: foi proibido o merchandising de qualquer produto ou serviço na programação voltada para crianças, uma decisão importantíssima e com um impacto muito grande na mídia.

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis  Diante disso, a identificação clara e rápida da mensagem publicitária é um pré-requisito para a livre escolha de um produto. A publicidade só é lícita se o consumidor puder identificá-la no momento da exposição, sem esforço.

Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis  Mensagem publicitária: Fácil identificação Deve conter mensagens de advertência de cunho sanitário proibir a concessão de brindes ou prêmios pelas empresas proibir a utilização de personagens do universo infantil para atrair a atenção das crianças proibir a promoção com competições ou jogos com apelo às crianças deve conter trilha sonora de músicas infantis ou cantadas por vozes de crianças se valer da linguagem infantil não induzir ao consumo de determinado produto não desvalorizar a sociedade, a família, a escola

OBRIGADO! Conselho Federal de Psicologia Secretaria de Orientação e Ética