Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TA-631 Operações Unitárias I
Advertisements

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
Ciclones São amplamente usados como separadores gás-sólido, pois sua estrutura é simples e possui baixo custo de operação. Empregam uma resultante entre.
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Geradores de Vapor Caldeiras
SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento.
OPERAÇÕES UNITÁRIAS Definição de operações unitárias
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Kelvin Boyle Charles Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
O que é mistura ➲ Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em cada um dos componentes.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AR CONDICIONADO (CONDICIONADOR DE AR)
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Rolamentos O início do rolamento......os rolos e esferas facilitam a movimentação.
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Palestra de ventilação
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
Soluções: conceito e classificação
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Filtração comum
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Consumo energético e gasto calórico
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Medidores de Vazão.
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Máquinas Térmicas Turbinas.
Seminários CTSA.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Processos de Separação de Misturas
Extração Líquido-Líquido
1.3.6 Convecção térmica.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Cromatografia Química Orgânica III Alunos: Evaldo Gomes, Tarcio Nascimento, Ivone Maria, Virlene Maria, Geane Coqueiro Professor: Dr. Ednaldo C. Sousa.
Substâncias e Misturas
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
LAURO HENRIQUE HAMOY GUERREIRO
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
CLASSIFICAÇÃO EM MEIO FLUIDO. Diluição = Concentração massa por volume = Massa Específica da Polpa (densidade) = POLPAS - EQUAÇÕES % de sólidos em massa.
CENTRÍFUGAS: TIPOS E APLICAÇÕES
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Análise Imediata Aula 04 Fábio Costa.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
Aula 17: 24/05/2012 Movimento de Partículas em Fluidos - Balanço de forças em uma partícula - Velocidade terminal - Reynolds da Partícula - Coeficiente.
DESTILAÇÃO SIMPLES COLÉGIO ESTADUAL BALDOMERO BARBARÁ Tema: Destilação Simples Ano: 2018.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
FLUIDIZAÇÃO.
Williane Lopes Carneiro
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
Extração Líquido-Líquido
Extração Líquido-Líquido
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
ENERGIA TÉRMICA Se refere à energia contida num sistema que é responsável por sua temperatura. Está relacionada com a AGITAÇÃO das PARTÍCULAS que compõem.
Kelvin Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço. Boyle Charles.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
MOLAS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Movimento de Partículas em Fluidos
CROMATOGRAFIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA DISCIPLINA: BIOFÍSICA PARA FARMÁCIA
Determinação de cátions em água de coco
Transcrição da apresentação:

Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras, cimenteiras, moinhos, etc. → particulas menores → lavador, filtro de tecido ou precipitador eletrostático Ciclones → forca centrifuga para realizar a separação → forcas com elevada velocidade → maiores que a forca da gravidade.

Ciclones Ciclone → movimento rotatório para o gás → forca centrifuga aplicada as particulas maior que as forcas de coesão molecular e da gravidade → lancadas de encontro às paredes. Ciclone → câmara cilíndrica com base cônica → corrente gasosa entra tangencialmente em alta velocidade na câmara formando uma espiral descendente externa e uma espiral ascendente interna → gás descarregado axialmente pela saída no topo do ciclone. A aceleração centrifuga impulsiona as partículas contidas no gás contra a parede. A componente vertical da forca e a gravidade forçam as partículas para a parte inferior do ciclone, de onde elas vão para um local de armazenamento. Eficiência dos ciclones depende de: - dimensionamento do equipamento - características do gás, - tamanho das partículas - densidade das partículas - temperatura do fluxo gás-sólido

Ciclones Vantagens: São equipamentos compactos, de confecção simples e barata. Fáceis de operar e de manter; Não contém partes móveis que requerem manutenção; O produto é seco e sai por gravidade; Podem ser montados no topo ou nos lados de estruturas, diminuindo o problema de necessidade de altura; Altas eficiências na sua faixa de diâmetro de partículas de separação; Baixa potência consumida. Desvantagens: Baixas eficiências de coleta em partículas menores que 5μm; Sensíveis a variações na taxa de fluxo de poeira a ser tratada; Sensíveis à carga de pó (concentração de pó), possibilidade de entupimento pela presença de altas concentracoes de pó, principalmente os de menor diâmetro, mais higroscópicos e mais pegajosos; Pode apresentar problema de abrasão.

Destilação Separação de componentes por efeito térmico, na qual se obtém dois produtos de diferentes composições físico-químicas. Mistura de duas ou mais substâncias, no estado líquido ou vapor, é separada em seus componentes, com uma determinada pureza, através de um processo térmico (aplicação ou remoção de calor). Destilação → vapor de uma mistura em ebulição será mais rico nos componentes que têm pontos de ebulição mais baixos. Destilação → um dos métodos mais indicados para separar misturas líquidas nos seus componentes. Separação por destilação → "colunas de destilação“ Fatores que influenciam a operação dos equipamentos → separação desejada de modo eficaz. Condições da alimentação: Estado (líquido, vapor, vapor-líquido, etc); Composição; Componentes que podem alterar o equilíbrio líquido-vapor da mistura Condições de fluxo dentro da coluna; Características das partes internas (pratos ou recheios).

Destilação Aspectos importantes da destilação Técnica de separação mais comum em termos industriais; Consome quantidades enormes de energia, tanto no aquecimento quanto no resfriamento; Para reduzir custos → melhorar eficiência e operação por otimização do processo. Aplicação mais antiga da destilação → produção de álcool e bebidas alcoólicas, Aplicações mais recentes → frações de petróleo nas refinarias e as separações das misturas oriundas de reações na indústria química.

Destilação Classificação da destilação: 1) Número de componentes da mistura: a. Binária - mistura de dois componentes. Exemplo: água e álcool. b. Multicomponente - quando existem três ou mais componentes. Exemplo: mistura multicomponente que é o petróleo 2) Classificação pelo número de estágios: a. Um único estágio b. Múltiplos estágios 3) Classificação pelo modo de operação: a. Operação em batelada b. Operação contínua 4) Classificação pelo tipo de mistura: a. Destilação simples → baseada nas diferenças de volatilidade dos componentes. b. Destilação complexa → utiliza recursos adicionais como: realização de vácuo agentes de arraste (normalmente vapor de água) agentes auxiliares de separação (destilação por solvente)

Destilação Coluna de Destilação Continua Processam uma corrente de alimentação contínua. Interrupções no processo somente para manutenção ou problema. Processa grandes quantidades de material