UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

Políticas de Segurança Pública
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
CAPA.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Proteção Social Básica
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
“Contra a fome e a violência sexista”
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
PROGNÓSTICO.
União Europeia Delegação no Brasil Consulta: apresentação e debate das prioridades Brasília 10/04/2013.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
União Europeia Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas Referencia: EuropeAid/ /DD/ACT/MZ.
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Atuação dos agentes de Controle Social
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
2014 SUBSÍDIOS DISTRITAIS Explicar as características dos Subsídios Distritais Entender que tipos de atividades são financiadas por Subsídios Distritais.
O Programa Brasil Alfabetizado
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Medidas Ativas de Emprego
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS Convite à Apresentação de Propostas Administração Contratante: Gabinete do Ordenador Nacional (GON)
EuropeAid FACILIDADE ALIMENTAR CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS Referência: EuropeAid/128608/C/ACT/Multi Preparação do formulário de pedido completo.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Procedimentos para participação nos processos seletivos para concessão dos auxílios previstos nos Programas de Promoção à Permanência do Campus Ceilândia.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Slide 1 Programa temático para as Organizações da Sociedade Civil e Autoridades Locais – OSC/AL Convite para a apresentação de propostas: Participação.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL 1 Parte Contratual e Financeira Sessão de Informação Brasília D.F., 23/09/2013 Seção Contratos, Finanças e Auditoria.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Linhas Temáticas: - Atores Não Estatais e Autoridades Locais no Domínio do Desenvolvimento (ANE&AL) - Instrumento Europeu para a Promoção da Democracia e dos Direitos Humanos (EIDHR)

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Diálogo e Consultas Seminário “Apoio da União Europeia à Sociedade Civil brasileira – desenhando juntos uma estratégia”, Novembro 2008 – Salvador; Consulta à Sociedade Civil – revisão do Documento de Estratégia do País, Abril 2009 – Brasília; Seminário de Direitos Humanos da UE realizado na UnB, Novembro 2009 – Brasília. Consulta aos representantes da Sociedade Civil e Autoridades Locais, Junho 2011 – Brasília.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Modalidades de Execução Ações Realizadas em diversos países: “Multi- Country Projects”: editais lançados por Bruxelas; Ações Realizadas em um único país: “In-Country Projects” – editais lançados pela Delegação.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Calendário Indicativo Editais “In-country” Lançamento Edital EIDHR : 01 de agosto de 2011; Lançamento Edital ANE : 01 de setembro de 2011; Lançamento Edital AL: 01 de setembro de 2011; Preparação dos contratos: Agosto/Setembro 2012; Assinatura dos contratos: Outubro/Novembro 2012; Início das atividades: 2012 ou * As datas acima poderão ser alteradas caso os documentos não tenham sido traduzidos para o português em tempo hábil para a preparação dos editais.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Publicação dos Editais - Página web da Delegação: Página web DEVCO: services/index.cfm?do=publi.welcomettps://webgate.ec.europa.eu/europeaid/online- services/index.cfm?do=publi.welcome

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Representantes da Sociedade Civil e Autoridades Locais - Publicação dos Editais nas suas respectivas páginas; - Divulgação do Lançamento dos Editais aos seus afiliados; A Delegação da UE no Brasil conta igualmente com o apoio das redes e plataformas na divulgação de outras atividades relacionadas aos Editais, tais como: seminários, workshops, sessões de informação, etc, previstas para acontecerem durante a execução dos projetos.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Convite à Apresentação de Propostas Convite Limitado (duas fases): 1ª Fase: Documento de Síntese (45 dias) - Sessão de Informação (SI): após o lançamento do edital será realizada uma SI para a apresentação do Edital, formulários e esclarecimentos necessários; - Perguntas e Respostas: 21 dias antes da data limite para apresentação das propostas. 2ª Fase: Proposta Completa (45 dias) - Perguntas e Respostas: 21 dias antes da data limite para apresentação das propostas.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Avaliação e Seleção Etapa 1: Sessão de Abertura e Verificação da Conformidade Administrativa; Etapa 2: Avaliação do Documento de Síntese (com base nos critérios de avaliação descritos na grelha de avaliação); Etapa 3: Avaliação da Proposta Completa (com base nos critérios de avaliação descritos na grelha de avaliação); Etapa 4: Verificação da Elegibilidade.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 PADOR Procedimentos de simplificação foram adotados. O registro prévio no PADOR é obrigatório: REQUERENTES: Documento de Síntese PARCEIROS: Proposta Completa HELP DESK PADOR:

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Número de pedidos/subvenção por requerente Um requerente NÃO pode apresentar mais do que um pedido de subvenção no âmbito do convite à apresentação de propostas. Um requerente NÃO pode ser parceiro em outro pedido de subvenção simultaneamente. Os parceiros NÃO podem participar em mais do que um pedido de subvenção.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 EDITAL “Atores Não Estatais e Autoridades Locais no Domínio do Desenvolvimento” ANE&AL

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 OBJETIVOS DO PROGRAMA O objetivo geral deste programa é a redução da pobreza no contexto do desenvolvimento sustentável, incluindo procurar atingir os “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) e outros alvos internacionalmente acordados. O objetivo específico do edital será apoiar nas áreas urbanas e/ou rurais, ações em favor da integração social e econômica e da coesão social das populações em situação de vulnerabilidade de todos os Municípios do Brasil.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Objetivo do Programa É um programa "orientado para os atores" cujo objetivo é fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil e das autoridades locais como uma condição prévia para uma sociedade aberta, mais equitativa e democrática para apoiar as suas "próprias iniciativas”.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Dotação Financeira 2011 e 2012 As subvenções a atribuir no âmbito do presente programa devem situar-se entre os seguintes montantes mínimo e máximo: ANE: EUR - Montante Mínimo UE: euros - Montante Máximo UE: euros AL: EUR - Montante Mínimo UE: euros - Montante Máximo UE: euros - (*) até 5% dos créditos acima serão destinados para ações que promovam a informação e treinamento de potenciais candidatos aos editais e para melhorar as atividades de divulgação e visibilidade do programa.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Duração da Ação Mínima: 36 meses Máxima: 48 meses

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Contribuição da UE Máximo 90%: proponentes Brasileiros Máximo 75%: proponentes Europeus * A diferença deve ser financiada com os recursos próprios do requerente ou dos parceiros ou provir de outras fontes que não o orçamento das Comunidades Europeias ou o Fundo Europeu de Desenvolvimento.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Parcerias e elegibilidade ANEs e AL podem concorrer a título individual ou juntamente com organizações parceiras. Para ações apresentadas por (ANE e AL) europeus a parceria com um ator não estatal local/autoridade local (ANE/AL) é obrigatória e os projetos deverão responder a uma iniciativa emanada do parceiro local do Brasil. Será dada prioridade às iniciativas que tenham sido discutidas em nível local e que tenham recebido o aval dos diferentes representantes. Serão consideradas com valor agregado as propostas que promovam a coordenação e a sinergia entre as autoridades/instituições locais e a sociedade civil.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Grupos em Situação de Vulnerabilidade Crianças, Adolescentes e Jovens; Mulheres; Idosos; Desempregados; Pessoas com Necessidades Especiais; Dependentes Químicos; Indígenas; Afro-descendentes; Quilombolas; Grupo LGBT; Trabalhadores rurais, dentre outros.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Prioridades Prioridade 1: Contribuir para a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos (educação, saúde, trabalho, moradia, saneamento, etc…), dos grupos em situação de vulnerabilidade. Prioridade 2: Contribuir para a melhoria das qualificações profissionais e da capacidade de geração de renda dos grupos em situação de vulnerabilidade ​​ no contexto do desenvolvimento sustentável. Prioridade 3: Contribuir para a redução da violência social através da prevenção do uso de drogas e reabilitação de dependentes químicos. Prioridade 4: Contribuir para melhoria das condições de vida das mulheres em situação de pobreza.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 EDITAL “Instrumento Europeu para a Promoção da Democracia e dos Direitos Humanos” IEDDH (EIDHR)

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Objetivos do Programa O objetivo geral deste Programa é apoiar prioritariamente a sociedade civil de forma que esta possa tornar-se uma força efetiva da reforma política e da defesa dos direitos humanos em países terceiros.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Dotação Financeira Montante global indicativo: EUR Euros (para os anos de 2011 e 2012) - Montante Mínimo UE: euros - Montante Máximo UE: euros - (*) até 10% dos créditos acima serão destinados para ações que promovam a informação e treinamento de potenciais candidatos aos editais e para melhorar as atividades de divulgação e visibilidade do programa.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Duração Mínima: 24 meses Máxima: 36 meses

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Contribuição da UE Máximo 95% A diferença deve ser financiada com os recursos próprios do requerente ou dos parceiros ou provir de outras fontes que não o orçamento das Comunidades Europeias ou o Fundo Europeu de Desenvolvimento.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Prioridades A prioridade principal do Edital de DH para 2011/12 será a Luta Contra a Violência: Prioridade 1: Luta contra a violência às mulheres, às crianças e adolescentes e aos grupos em situação de vulnerabilidade; Prioridade 2: Luta contra a violência aos defensores dos direitos humanos.

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 Contatos Denise Verdade – ANE&AL Rosana Tomazini – EIDHR

UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 OBRIGADA